Editorial - 02

Importância da Formação em Bibliotecas Escolares

Augusta Novo e Paula Gomes
Escola Secundária de São Lourenço - PND

O assistente operacional é indispensável numa biblioteca escolar. É ele quem abre e fecha a biblioteca, procede à catalogação e organização do fundo documental, juntamente com o professor bibliotecário.

As mudanças, as transformações, as evoluções marcam os nossos dias, e nem sempre o assistente operacional se encontra preparado para o seu acompanhamento.

Neste âmbito, são essenciais as formações nesta área, para que possamos, nós, assistentes operacionais, numa sociedade da informação, adquirir conhecimentos e competências na área do serviço geral da biblioteca escolar e das tecnologias, a fim de garantir o seu bom funcionamento no período das actividades lectivas da escola e dar apoio aos alunos e professores na utilização dos recursos existentes.