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Editorial - 02
Formação PTE
Projecto ‘TurmaMais’
Matemática 1º CEB
Educar Sexualidade
Avaliar a Aprendizagem
N. Prog. Português
Sexualidade
Educ./Poder Local I
Educ./Poder Local II
Educ./Poder Local III
Educ./Poder Local IV
Escola Electrão
Dia da Escola
TIC e Ed. Musical
... eternamente Aluno?!
Avaliação e PEA
A Tapada da J. Régio
Afectividade e Deficiência
Formação Contínua
Desalinhos
Formação como Projecto
Enfoque nas Soluções
Formação e BEs
Quem nasceu em 34?
O meu aluno Albino
As aulas da noite
Cartoon

 

 

Formação como Projecto Profissional

Conceição Brás
Escola Secundária Mouzinho da Silveira

Só reflectindo organizamos o pensamento, tiramos conclusões e traçamos novos rumos.

Enquanto docentes, devemos considerar a formação contínua imprescindível a um bom desempenho profissional e o seu contributo, enquanto actualização de vários conhecimentos, uma mais valia.

Quando falamos de formação, falamos daquela que resulta da reflexão do decente sobre a sua prática, sobre as necessidades que sente face aos alunos que tem, cada dia mais desmotivados e que é fundamental “cativar”; quando falamos de formação, falamos daquela que o professor terá de fazer no sentido de se manter actualizado face aos novos desafios que tem de enfrentar.

Exemplo recente do contributo da formação para o enriquecimento do desempenho profissional é, em nosso entender, uma Acção que é um óptimo recurso ao alcance do professor que, de repente, se vê confrontado com turmas de alunos dos Cursos Profissionais. Estes alunos, pelas suas características específicas, são alunos desmotivados para a leitura, pelo estudo no geral e com poucos ou nenhuns métodos de trabalho. Frequentando uma boa “Oficina de Leitura”, é possível apreender algumas “Dicas” significativamente úteis. Deixamo-las aqui com o intuito de que possam contribuir para eliminar algumas angústias que todos, algum dia, já sentimos. 

“DICAS” PARA PROMOVER A LEITURA

  • Iniciar a aula com 5 minutos de leitura todos os dias.

  • Ler com paixão de modo a contagiar

  • “O dia em que a professora leu.” – produção a colocar no portefólio.

  • Apresentação da capa de um livro e, a partir dela e da sua descrição, imaginar o conteúdo

  • Apresentação do título para antecipação da acção

  • Descrição de uma personagem

  • Dar pistas sobre um mistério…que os alunos terão que descobrir

  • Seleccionar uma frase que motive bastante

  • “Puzzles”: frases para construir períodos/ parágrafo; parágrafos baralhados de um pequeno conto popular.

  • Trocar a ordem no conto em termos de personagem

  • Partir da imagem/ início da acção para a descoberta da continuação

  • Leitura em provérbio

  • Colocar os alunos no contexto onde estão os livros – livraria, biblioteca, feira do livro… e levá-los à descoberta.

  • Criar uma Oficina do Leitor

  • Criar materiais para levar os alunos a ler poesia

  • Utilizar a escrita como mobilizadora de leitura

“DICAS” PARA ANIMAÇÃO DE LEITURA 

1.ª

  • Adquirir um conjunto de Catálogos de obras;

  • Criar uma situação problemática;

  • Os alunos deverão resolver o “problema” através da consulta dos Catálogos.

 2.ª

  • Elaborar uma lista de títulos de obras;

  • Produzir pequenos cartões com os títulos;

  • Em grupo, os alunos organizam-nos por áreas temáticas à escolha.

 3.ª

  • Propor a criação de títulos para vários temas (ex: títulos possíveis para Livros de Culinária)

  • Seleccionar vários títulos do mesmo autor e propor aos alunos a produção de uma história a partir de um deles à escolha.

DICAS PARA A PLANIFICAÇÃO DE UM PROJECTO DE LEITURA DIFERENTE

  • Levar os bons alunos a criar um serviço de apoio a colegas com mais dificuldades – GABINETE DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E BIBLIOGRÁFICA

  • Trabalhar com esses elementos para consolidar os seus conhecimentos científicos

  • Pesquisam na Biblioteca temáticas propostas

  • Servem de Apoio aos colegas

DICAS PARA A ELABORAÇÃO DE FICHAS DE LEITURA 

  • Colocar o início e o final do livro – O que terá acontecido durante?

  • Proporcionar a identificação do aluno com aspectos da obra:

    1. Se tu fosses uma das personagem deste livro, qual escolherias?

    2. Entrevista uma das personagens.

    3. Desenha a tua personagem favorita.

    4. Desenha um objecto que faça parte da história.

    5. Dos vários espaços, qual gostarias de conhecer?

    6. Constrói um marcador para o livro.

    7. Imagina outra história, mantendo o título.

    8. Escreve uma carta ao autor.

    9. Faz publicidade ao livro através de um poster.

    10. Faz publicidade ao livro através de um anúncio publicitário

 DICAS PARA A ELABORAÇÃO DE FICHEIROS 

  • Ficheiro de obras

    1. fotocópia da capa

    2. ficha de leitura

  • Ficheiro de:

1.     crónicas

2.     autores de livros

3.     Histórias tradicionais (os alunos poderão recolher algumas na sua terra de origem) e organizar um conjunto de fichas de leitura sobre, por exemplo, a estrutura deste género de texto.

4.     fichas de leitura várias:

      ─ de elementos paratextuais;

      ─ antecipação (letras desaparecidas);

      ─ ordem lógica (do período ao parágrafo);

      ─ identificação de palavras;

      ─ coesão textual (organização de parágrafos);

      ─ leitura silenciosa (palavras descontextualizadas);

      ─ leitura inferida (para descobrir o que não está escrito)

     ´─ leitura para descobrir o que é importante

           DICAS PARA MANTER O ENTUSIASMO 

  • Sessões / Conferências em que:

    1. se recorda;

    2. se recupera o que está em risco;

    3. se corrigem problemas.

  • Sessões / Conferências em que se:

1.     apresentam os livros;

2.     mostram os trabalhos (posters, fichas de leitura…)

3.     fazem perguntas e se procuram respostas;

4.     mostram portefólios

5.    

  • Dar tempo para ler (15m na aula)

  • Proporcionar encontros com escritores e outros profissionais do livro e da leitura

  • Pôr à sua disposição um grande número de livros e informação sobre eles

  • Dinamizar a Biblioteca de Turma com dramatizações

  • Propor actividades de investigação que promovam a leitura

  • Propor pesquisa de semelhanças e diferenças entre um livro e o filme nele inspirado

  • Ler o início de uma narrativa, pedir que escrevam o fim e comparar as versões dos alunos com a do autor

  • Promover visitas a bibliotecas, livrarias, jornais, feiras do livro,…

  • Criar um painel de imprensa com recortes de publicações sobre temas específicos do interesse dos alunos

  • Promover a realização de trabalhos de carácter investigativo

  • Pedir a colaboração para elaborar fichas de leitura e de actividades de modo a construir um ficheiro

  • Propor a escolha de temas / assuntos para investigarem

 

“DICAS” PARA O QUE NÃO DEVEMOS FAZER

 Consideramos que sabermos o que evitar é tão ou até mais importante do que sabermos o que se deve fazer. Fixarmos e estarmos atentos aos procedimentos que podem conduzir ao ódio à leitura é, acima de tudo, uma forma de prevenir.

1. Apresentar o livro como uma alternativa à TV.

2. Apresentar o livro como uma alternativa à Banda desenhada.

3. Dizer aos alunos de hoje que, antigamente, os alunos liam mais.

4. Afirmar que os jovens têm muitas formas de ocupar os tempos livres e, por isso, não lêem (o que está em causa é o lugar que o livro ocupa na família e na escola).

5. Culpar os jovens por não lerem.

6. Transformar o livro em instrumento de tortura (o que as escolas parecem fazer na perfeição através dos manuais escolares dos diversos níveis de ensino...).

7. Negar-se a ler (o professor deve ler e tentar habituar o ouvido do aluno à leitura expressiva que ele não teve em criança).

8. Seleccionar as suas leituras, sem dar hipótese de escolha (razão pela qual os levei, primeiro, à Biblioteca e, depois, à Feira do Livro onde puderam comprar o que escolheram).

9. Obrigar a ler .

 

Experimentar não custa e nós, professores por vocação, nunca desistimos.