Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU

Editorial - 02
Formação PTE
Projecto ‘TurmaMais’
Matemática 1º CEB
Educar Sexualidade
Avaliar a Aprendizagem
N. Prog. Português
Sexualidade
Educ./Poder Local I
Educ./Poder Local II
Educ./Poder Local III
Educ./Poder Local IV
Escola Electrão
Dia da Escola
TIC e Ed. Musical
... eternamente Aluno?!
Avaliação e PEA
A Tapada da J. Régio
Afectividade e Deficiência
Formação Contínua
Desalinhos
Formação como Projecto
Enfoque nas Soluções
Formação e BEs
Quem nasceu em 34?
O meu aluno Albino
As aulas da noite
Cartoon

 

 

EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado - Dia da Escola

Ludovina Portilheiro e Paula Morgado
Agrupamento de Escolas de Marvão (Coordenadora de Estabelecimento e Professora Bibliotecária)

A EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado, criada a 1 de Setembro de 1992 pela Portaria n.º 846/92, possui bandeira, logótipo e hino próprios. É tradição homenagear o patrono deste estabelecimento de ensino no dia 27 de Janeiro, data definida como o “Dia da Escola”.

O patrono da Escola, Dr. Manuel Magro Machado, médico de clínica geral e dentista, grande figura local, foi presidente da Câmara Municipal de Marvão entre 1953 e 1960 e provedor da Santa Casa da Misericórdia de Marvão. Entre as muitas actividades desenvolvidas em prol do concelho de Marvão, destaca-se o trabalho realizado, na década de 60, na comissão de angariação de fundos para a criação do posto de Ensino Mediatizado (Telescola), que posteriormente estaria na génese da criação da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado.

Este ano, mais uma vez, a comunidade escolar festejou o Dia da Escola e prestou homenagem ao seu patrono, destacando-se um notável trabalho de colaboração entre alunos, funcionários e professores. As actividades decorreram durante a tarde, envolveram todos os ciclos de ensino e tiveram início no pátio com o habitual hastear da bandeira da Escola. Em simultâneo e como já é tradição, acompanhados pelos docentes de Educação Musical, os alunos do 2º ciclo cantaram o hino da EBI c/JI Dr. Manuel Magro Machado.

As duas turmas de ensino pré-escolar, acompanhadas pelas educadoras de infância, participaram nas actividades dando a sua opinião sobre a Escola e dirigindo as intervenções para Teresa Machado, neta do patrono e presente nas comemorações por convite do órgão de gestão.

Teresa Machado descrevu o percurso profissional do avô para a plateia atenta que encheu o refeitório, respondendo a várias questões preparadas pelos alunos do 4º ano.

Um grupo composto por alunas dos três ciclos de ensino apresentou uma coreografia criada e ensaiada por uma funcionária da Escola, seguindo-se o habitual lanche-convívio.