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Formação

  
 

PTE

Desde Julho de 2010 que o CEFOPNA, por determinação superior, está empenhado na formação de nível 2 do Plano Tecnológico da Educação –O Plano Tecnológico da Educação (PTE), aprovado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 137/2007, de 18 de Setembro, tem como objectivo estratégico colocar Portugal entre os cinco países europeus mais avançados na modernização tecnológica do ensino em 2010 e visa contribuir para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem e para o reforço das qualificações das novas gerações de portugueses, através da concretização de um conjunto integrado de programas e projectos de modernização tecnológica das escolas” (in http://www.pte.gov.pt/pte/PT/).

Ao longo deste ano, o Plano de Formação TIC de todos os CFAE contempla acções de formação TIC (nível 2), do conjunto de acções opcionais e obrigatórias (conforme o grupo de recrutamento) e de acordo com o que está estipulado na Portaria nº 731/2009.

Este Plano de Formação, sendo um plano nacional, é organizado em função da Região Alentejo, de forma a assegurar que todos os grupos de recrutamento são abrangidos (até 30% de docentes por grupo de recrutamento). Assim, há acções de formação que existem apenas nalguns CFAE do Alentejo e não existem noutros.

Dado o volume de formação necessária não é possível contemplar todos os docentes neste ano. Por isso em todas as escolas realizam esta formação cerca de 30% dos professores por escola/grupo de recrutamento. Por determinação superior a indicação dos professores a receber formação é da responsabilidade do Director de cada Escola/Agrupamento, mas todos os professores que o desejarem irão ser certificados no nível 2 de competências TIC, uma vez que este processo terá continuidade até 2014, até abranger todos os docentes.

Para se ser certificado no nível 2 os professores devem frequentar 4 acções de formação, duas obrigatórias e duas opcionais, do conjunto de acções que estarão a ser promovidas pelo ME/CFAE, de acordo com o disposto na Portaria nº 731/2009, ou preencher qualquer dos outros requisitos aí definidos (este processo de certificação ainda não foi iniciado).

A 1ª fase deste processo de formação de nível 2 estará terminada até 31 de Dezembro de 2010, excepto na Região Alentejo, onde todos os CFAE prolongaram a realização desta formação até Março de 2011.

 

Além desta Formação, o CEFOPNA tem assegurado um conjunto de acções formativas ao longo deste ano lectivo, por iniciativa própria ou colaborando com iniciativas de escola ou outras, de forma a assegurar o acesso à formação e a promover o desenvolvimento profissional e didáctico-científico dos docentes, a saber:

OUTRA FORMAÇÃO

Na Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, por iniciativa de grupos de professores foram realizadas 3 oficinas de formação (“Oficina do Pensamento – aplicação de técnicas de filosofia prática”;  “Quadros Interactivos - potencialidades no ensino da matemática e Ciências experimentais”) e 2 cursos de formação (“AutoCad – Iniciação” e “AutoCad – Aprofundamento”).

Em colaboração com o IDT (Ministério da Saúde), em várias escolas da Região promoveu-se a realização de uma Oficina de Formação (“Eu e os outros”) que visa dotar os docentes de competências para a prevenção de comportamentos de risco nos alunos. Esta Oficina foi dinamizada e 6 escolas, estando ainda a decorrer nalgumas, prolongando-se ao longo deste ano lectivo.

 

Através de protocolo com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, está a decorrer um Curso de Formação Especializada, designado Curso de Valorização Técnica Orientada para a Administração Escolar, e que irá decorrer até Março, prevendo-se a sua continuidade no sentido de completar uma pós-graduação.

 

Por iniciativa do CEFOPNA e no sentido de apoiar a educação sexual em meio escolar, como prioridade definida pelo Ministério da Educação, estamos a realizar a acção “A EDUCAÇÃO SEXUAL EM MEIO ESCOLAR: METODOLOGIAS DE ABORDAGEM/INTERVENÇÃO” que, embora dirigida a um grupo restrito de docentes, abrange todas as escolas da área do CFAE, permitindo que além do Coordenador Programa para a Saúde, pelos menos mais um ou dois docentes da equipa também tenham acesso à formação.

Ainda por necessidade determinada pelos profissionais da área está a ser levada a cabo a Oficina de Formação para docentes do 1º CEB WORKSHOP NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA – 1º CEB”, que se prolongará até Janeiro e para a qual esperamos vir a ter continuidade para abranger mais docentes que têm manifestado a sua vontade de frequentar esta oficina.

 

E estamos a preparar, com a DGIDC e com o GAVE a eventual realização de formação no âmbito dos Novos programas de Português, OCEPE e Avaliação de Aprendizagens, estando desde já prevista realização de um Workshop no âmbito do Dicionário Terminológico, previsto para Janeiro/Fevereiro.

 

No que respeita ao plano de formação 2011, estamos a aguardar as orientações do ME, o que não invalida as iniciativas de escolas e professores, no sentido de promoverem a realização de formação integrada nas suas necessidades e projectos de escola, e bem assim também as iniciativas do CEFOPNA, que irão surgindo decorrentes das necessidades contextuais e de acordo com a capacidade de realização que teremos para as realizar.

 

Para uma informação complementar mais pormenorizada poderá consultar o Portal do CEFOPNA em www.cefopna.edu.pt, nomeadamente nas páginas “Formação” e “PTE”.