Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU

Editorial
Formação Profissional
Inovar e Modernizar
X Congresso CFAE
Arronches
etwinning
EscolActiva
Elvas N. 1
Evoluindo e Modernizando
Marvão
Cultura e Cooperação
Intervir no Autismo
Incluir para Educar
Cristovão Falcão
D. Sancho II
D. Sancho II - Que Futuro
Mouzinho da Silveira
São Lourenço
Alea jacta est
Pesoal Não Docente
Entrevista
Notícias
Formação
Cartoon

 

 

Caracterização da Escola Secundária D. Sancho II

Ana Cristina Tomás
Escola Secundária D. Sancho II

Para conhecer a Escola Secundária D. Sancho II é necessário conhecer a respectiva realidade local. Ela é parte integrante da realidade elvense, na medida em que foi mestra de grande parte da população activa da cidade e do concelho, pois existe desde Dezembro de 1961. Começou como Escola Industrial e Comercial, vocacionada para a preparação para a vida activa. Já na década de 70, conjuntamente com a então secção Liceal, surgiu como Escola Secundária. Depois de um longo percurso e várias reformas do ensino, ela é pioneira como Escola Secundária onde funcionam cursos Científico-Humanísticos, Tecnológicos e Profissionais

Situa-se num amplo espaço, junto ao Aqueduto da Amoreira, fora do núcleo antigo da cidade. Cidade essa que, não fazendo excepção às cidades de médias dimensões do interior do nosso país, se debate com graves problemas demográficos e socio-económicos que se reflectem na Escola, tanto nas possíveis saídas profissionais dos nossos alunos como na instabilidade emocional que afecta aqueles cuja família vive problemas de desemprego, de subemprego ou de emigração.

Como única escola secundária do concelho, é frequentada pelos jovens da cidade e das freguesias rurais bem como por alguns alunos do concelho de Campo Maior. Conta, para o ano lectivo de 2010/2011,com 673 alunos diurnos e 39 em regime nocturno nos cursos de Educação e Formação.

Fazem parte da comunidade educativa cerca de 100 professores, destes aproximadamente 80% são professores do quadro de escola. Dos seus quadros fazem também parte uma chefe dos Serviços de Administração Escolar e 9 assistentes técnicos, bem como uma Encarregada Operacional e 17 assistentes operacionais e uma técnica superior (Serviço de Psicologia e Orientação).

Trata-se de uma Escola cujos suportes físicos constam de cinco pavilhões e de vastas áreas a descoberto, não estando os serviços de apoio concentrados no mesmo pavilhão, o que dificulta a gestão do espaço e do tempo. Dispõe, para além das salas de aula e dos espaços destinados aos serviços sanitários, de ginásios, balneários, refeitório, bufete, biblioteca, mediateca, hemeroteca e de auditório.

Está desde o ano lectivo de 2009/10 em obras de requalificação, intervenção esta que condicionará o funcionamento das actividades escolares pelo menos até ao fim deste ano lectivo.

Texto adaptado de Manual de Acolhimento ao Novo Professor 2010/2011