Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU

Editorial
Formação Profissional
Inovar e Modernizar
X Congresso CFAE
Arronches
etwinning
EscolActiva
Elvas N. 1
Evoluindo e Modernizando
Marvão
Cultura e Cooperação
Intervir no Autismo
Incluir para Educar
Cristovão Falcão
D. Sancho II
D. Sancho II - Que Futuro
Mouzinho da Silveira
São Lourenço
Alea jacta est
Pesoal Não Docente
Entrevista
Notícias
Formação
Cartoon

 

 

O papel da Formação Profissional ao nível do Pessoal Não Docente

Sofia Regalo
Escola Secundária de  São Lourenço/PND

A formação no âmbito dos profissionais não docentes é uma das áreas onde se verifica um interesse crescente, dada a relevância dos temas adoptados, que podem ser aplicados com eficácia no quotidiano.

Verificamos uma consciencialização das pessoas em apostar na formação profissional, como uma mais-valia tanto a nível laboral como pessoal, adquirindo novos conhecimentos, que possibilitam a abertura de novos horizontes e uma nova perspectiva nas diversas áreas de formação.

Podemos considerar a formação profissional não só na vertente de aprendizagem, mas, também, de âmbito social. A facilidade de conhecer novas realidades e aprofundar conhecimentos, permite criar uma motivação de continuidade na frequência de acções de formação e de adquirir simultaneamente conhecimentos que podem ser aplicados com eficiência nos diversos meios profissionais.

O nível de proficiência é outro campo pertinente, de modo a viabilizar um melhoramento nas funções prestadas, bem como, a própria realização pessoal e profissional.

Considero que seria relevante desenvolverem-se mais oportunidades de formação nesta área.