Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU

Editorial
Formação Profissional
Inovar e Modernizar
X Congresso CFAE
Arronches
etwinning
EscolActiva
Elvas N. 1
Evoluindo e Modernizando
Marvão
Cultura e Cooperação
Intervir no Autismo
Incluir para Educar
Cristovão Falcão
D. Sancho II
D. Sancho II - Que Futuro
Mouzinho da Silveira
São Lourenço
Alea jacta est
Pesoal Não Docente
Entrevista
Notícias
Formação
Cartoon

 

 

Projecto etwinning, parcerias à distância de um click…www.etwinning.net

Elisabete Fiel*
Agrupamento de Escolas de Campo Maior

O projecto eTwinning é a Comunidade das Escolas da Europa desde 2005, uma acção do programa eLearning, integrado no Programa Aprendizagem ao Longo da Vida baseado na geminação de escolas utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

 O portal é o cartão-de-visita, podemos ver os últimos registados, os últimos projectos, modelos de projectos, no entanto é necessário um «passaporte» para esta viagem virtual: o registo. Através do «registo» temos acesso ao «Quadro de Bordo» e começar à procura de parceiros para desenvolver projectos e contactar com outras realidades. Os projectos contemplam todas as áreas do conhecimento e podem ser desenvolvidos desde o jardim-de-infância ao secundário. A participação em projectos eTwinning não exige o conhecimento profundo de línguas, de TIC ou experiências anteriores de trabalho colaborativo. Exige apenas no mínimo dois professores de dois países diferentes e uma ideia, um pequeno formulário e depois um desafio pela frente…há projectos para «todos os gostos e feitios», em várias línguas (também em português) com possibilidade de curta ou longa duração (de um mês a dois anos). Depois de o projecto ser aprovado pelos Serviços Nacionais é atribuído um espaço virtual ao projecto: o Twinspace (espaço reservado ao projecto). As possibilidades de partilha de informação são imensas, as experiências enriquecedoras quer para alunos quer para professores. Os Selos de Qualidade são atribuídos para distinguir a qualidade dos projectos a nível nacional e europeu e há prémios.

No etwinning as «mobilidades» são virtuais, uma vez que não há deslocações nem visitas preparatórias para a concretização do projecto. Ainda assim, pode ser uma excelente forma de encontrar parceiros e converter um projecto etwinning num projecto «Comenius» se o desejar.

No portal é possível descobrir as várias modalidades de formação:

  • Oficinas europeias - congregam participantes de diferentes países Europeus para contactarem e partilharem experiências, com temas específicos.
    A participação nas Oficinas de Desenvolvimento Profissional só é possível através de convite. Se desejar participar, por favor contacte o Serviço Nacional de Apoio.

  • Os Eventos de Aprendizagem são eventos online intensos e de curta duração, centrados em vários temas. São liderados por um perito e incluem trabalho activo e debate entre professores de toda a Europa.

O projecto foi crescendo e neste momento desenvolveram-se «Grupos» para várias áreas curriculares e outros temas de interesse. Estes são moderados por alguns elementos e servem sobretudo para discutir temas comuns e partilhar recursos. As salas de professores servem sobretudo para partilhar materiais.

Conheci o projecto etwinning em 2006, num dos encontros de professores, em Bona. Comecei a trabalhar de imediato, num curtíssimo projecto sobre as diferenças entre Campo Maior e uma cidade industrial na Vestefália, Alemanha. Partilhámos informações geográficas sobre os lugares em que vivíamos, os alunos mantiveram correspondência por correio electrónico e em pouco mais de um mês a troca foi muito frutífera…Desde essa data já realizei vários projectos, mais complexos, mais simples…

Em 2009, tornei-me Embaixadora eTwinning e tem sido um desafio incrível. Pretendemos divulgar o projecto (em sessões em várias escolas), mas também prestar apoio aos projectos a decorrer no Alentejo. As sessões são sempre animadas e os professores aceitam o desafio de descobrir outras formas de trabalho colaborativo…tudo sempre à distância de um «click».

Desafio: tornem-se etwinners! Algumas ligações importantes…

www.etwinning.net

http://crie.min-edu.pt/index.php?section=34

http://moodle.crie.min-edu.pt/course/view.php?id=212

http://etwinning.blog.dgidc.min-edu.pt/

 

 

* - Embaixadora eTwinning para o Alentejo – elisabete.fiel@sapo.pt