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Editorial

Luísa Abreu e Silva
CEFOPNA

 O CEFOPNA – Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano, sedeado na Escola Secundária Mouzinho da Silveira, em Portalegre, tem vindo, a longo dos anos, a dar resposta às principais necessidades de formação de todos os elementos da área da educação nas Escolas que o constituem. É a formação a nossa principal razão de existir e, assim, torna-se pertinente apresentar as motivações que nos levaram ousar dar corpo ao projecto que é esta Publicação.

Torna-se quase uma parangona oca, no mundo actual, afirmar que a educação é um processo que nos acompanha desde o nascimento até à morte. No entanto, não podemos deixar de ter presente esta realidade. Longe vão os tempos em que a obtenção de uma certificação garantia uma competência ao longo de toda a vida. Hoje, tudo mudou. O mundo acelerou, às vezes loucamente, numa velocidade incontrolável que nos exige uma constante atenção e disponibilidade para aprender.

É com a certeza da importância da formação contínua, conscientes do desafio que se coloca a todos os profissionais da educação, que ousamos vir a texto com o projecto que é esta publicação. O nosso objectivo, o principal, é contribuir para unir as doze Escolas que integram o CEFOPNA, através da divulgação de experiências de sucesso, da partilha de conhecimentos e da construção de uma identidade própria. Propomo-nos facilitar, fomentar, a reflexão sobre as práticas, sobre a Formação e, de uma forma geral, sobre as diferentes dinâmicas que fazem existir a Escola. São as sinergias que, cremos, permitem a renovação/modernização dos processos de ensino e aprendizagem.

A opção pelo actual formato, digital, prende-se com a relevância que, sem dúvida, as tecnologias vêm assumindo no nosso quotidiano. Pretendemos tornar-nos uma leitura frequente porque interessante, fácil porque acessível, necessária porque favorecedora de processos de sucesso. Procuraremos a diversidade das opiniões e a pluralidade dos contributos.

A PROFFORMA assume-se, neste seu primeiro número, neste espaço de apresentação, como uma potenciadora de energias. Sabemos que a Escola Pública atravessa tempos difíceis, o mundo atravessa-os também, e ousamos surgir como uma lufada de esperança centrada nos fazeres possíveis, e reais, da nossa realidade. Centrados na formação, também a PROFFORMA se assume como formanda neste novo processo que agora inicia.

Contamos com os saberes de todos os que acederam, em todas as Escolas, a aderir a este desafio e, por isso, estamos certos de que, a cada número, cresceremos sempre.