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Projecto EscolActiva

Promoção do Exercício e Saúde no Sedentarismo e Obesidade Infantil e Adolescente

Uma intervenção na comunidade educativa de Castelo de Vide

Helder Costa
Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide

O projecto insere-se no ãmbito de um outro, FITNESSGRAM®, desenvolvido na Escola EB 2,3 Garcia d’Orta de Castelo de Vide e tem vindo a ser implementado desde o ano lectivo passado.

Os grupos Prioritários de Intervenção, na Escola EB 2,3 Garcia d’Orta de Castelo de Vide, ordenadamente são: i. alunos obesos e com excesso de peso; ii. alunos pouco activos e/ ou fora da ZSAF (Zona Saudável de Aptidão Física); iii. alunos sedentários.

Sabendo que uma criança com excesso de peso tem mais probabilidade de vir a ser um adulto com excesso de peso (leitura do gráfico em cima), tentámos desta forma combater a tendência.

No que diz respeito aos hábitos de actividade física, é geralmente assumido que estes se adquirem durante os períodos da infância e adolescência e são transferidos para a idade adulta, do mesmo modo que uma participação desportiva estável aumenta a probabilidade de maiores níveis de actividade física. Relativamente a Castelo de Vide, os alunos indicaram, no passado, que praticavam, em média, cerca de 9 minutos diários de actividade física, enquanto que a média nacional é de 25 minutos.

Com este projecto visamos avaliar a aptidão e actividade física na comunidade escolar, a educação da aptidão e actividade física na comunidade escolar, criar uma nova relação entre o envolvimento, o corpo e comportamentos salutogénicos. Pretendemos promover uma acção concertada de união de esforços na persecução dos objectivos. Iremos prescrever a Actividade Física Desportiva (AFD), proceder ao aconselhamento personalizado na prescrição das AFD, fazer o Acompanhamento sistemático das AFD prescritas.

Os responsáveis por este projecto, não podereriam deixar de ser os professores de Educação Física, o professor coordenador do Desporto Escolar e o docente responsável pelo projecto FITNESSGRAM®. Dentro do Agrupamento estabelecemos parcerias, a saber:

  • Direcção da Escola;

  • Projecto de Educação para a Saúde;

  • Gabinete de Apoio ao Jovem da Escola;

  • Diversas áreas disciplinares da Escola.

Na comunidade, no ano transacto estabelecemos, com sucesso, parcerias com o município, o Centro de Saúde e com a Fundação N. Srª da Esperança, da seguinte forma, respectivamente: cedência de profissionais da área de Educação Física e Desporto do Município; acompanhamento na área da saúde e nutrição; e cedência de espaço para a prática de actividade física.

Uma vez que o número de alunos com peso acima do que será aconselhado para a idade/ sexo era considerável, apenas centramos a nossa atenção nesse sentido. Desta forma, foi marcada uma reunião com todos os Encarregados de Educação desses discentes, onde foi realçada a importância de um estilo de vida saudável, implicando uma alimentação equilibrada e actividade física regular. Para esse efeito, foi visionado parte de programa um televisivo – Serviço de Saúde do dia 15 de Dezembro de 2009 relativamente ao tema Obesidade Pediátrica e foi facultado a todos os Encarregados de Educação, um plano de treino semanal que os alunos poderiam/ deveriam cumprir. Excerto nas imagens seguintes.

 

Foi ainda solicitada a autorização para que, nas quartas-feiras, entre as 15h e as 16:30h, os alunos participassem em actividades físicas orientadas por técnicos desta área no ginásio da fundação N. Srª da Esperança.

Após este esforço para persuadir os responsáveis pela educação dos alunos, julgámos que o projecto iria ter um sucesso bastante mais significativo. Contudo, constatámos que, com o decorrer do ano, alguns alunos deixaram de frequentar as sessões no ginásio e, quando os questionávamos relativamente ao cumprimento do plano de treino, referiam que nem sempre o cumpriam. Naqueles mais assíduos no cumprimento do estabelecido, começámos a verificar algumas melhorias no que diz respeito ao aumento da massa muscular/ força e à perda de massa gorda.

No presente ano lectivo, tentaremos ser mais assertivos na necessidade de manter um estilo de vida saudável, promovendo AFD para a comunidade escolar, aumentando o número de alunos a cumprir o plano de treino, através de um maior acompanhamento da parte dos profissionais de Educação Física da escola.