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Bolsa de valores, um projecto de leitura digital
Teresa Guerreiro A GÉNESE DO PROJETO A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Vila Boim, procurando cumprir, de forma articulada, coerente e consequente, a missão de promover a leitura e as literacias apoiando os utilizadores no uso correto e criativo das TIC e prestando o apoio necessário e o mais adequado possível aos curricula, planificou e conseguiu concretizar um dos projetos que mais acarinha, de entre os muitos que dinamiza: o projeto “Bolsa de Valores”.
Este projeto surge da vontade de divulgar projetos, atividades e trabalhos dos elementos da comunidade escolar, com particular relevo para os produzidos pelos alunos/ turmas, e da necessidade de dinamizar o blogue da B.E. – http://www.bevilaboim-bibliomanias.blogspot.com – e de nele integrar algumas das ferramentas web mais interessantes e passíveis de ser utilizadas pedagogicamente com sucesso.
METODOLOGIA E FERRAMENTAS UTILIZADAS Gostamos de pensar, na biblioteca escolar, que é a qualidade do nosso trabalho que está na origem do que passamos a descrever: a maioria das publicações realizadas, especialmente as que foram complementadas com a simultânea publicação em formato impresso, nasceu de pedidos de colaboração/ articulação da parte dos docentes envolvidos. O efeito de contágio verificou-se a partir dos dois primeiros projetos, de modo que se registou um aumento substancial de publicações em 2010/2011. O Núcleo de Apoios Educativos, que desenvolve no nosso Agrupamento um trabalho de enorme qualidade e proximidade junto dos alunos, percebeu rapidamente que esta ideia poderia constituir uma mais-valia para conseguir envolve-los e alcançar a sua maior integração e sucesso escolar, a par do aumento da autoestima e motivação destas crianças e jovens. Também os docentes das áreas curriculares não disciplinares (sobretudo a Área de Projeto e a Formação Cívica) tiveram idêntica perceção. Docentes de Matemática, Ciências Naturais, Educação Visual, línguas estrangeiras e Língua Portuguesa também aproveitaram a possibilidade de aliarem os seus projetos ao uso destas tecnologias e ao alcance de uma maior projeção dos mesmos junto da comunidade. Deste modo, os alunos foram envolvidos na produção dos conteúdos (textos, imagens, grafismo…) dos trabalhos publicados, cabendo à biblioteca escolar o apoio na utilização das ferramentas TIC, particularmente nos aspetos gráficos e na aprendizagem de alguns “truques” na utilização das mesmas, e na construção e publicação dos livros digitais, utilizando as ferramentas Web MyEbook e Calameo, bem como o blogue e a página do Facebook para a sua divulgação. RESULTADOS OBTIDOS Os trabalhos começaram no ano letivo de 2009/2010, com a publicação digital de dois livros construídos por alunos do Agrupamento, no âmbito de projetos distintos: a dinamização do projeto “Dorme + Aprende +”, em articulação com o PES e o trabalho final de ano de duas alunas com necessidades educativas especiais. Assim, Livro Imaginado e Alex o príncipe sem sono foram as duas primeiras publicações, em formato digital e impresso, que registam um elevadíssimo número de visionamentos (mais de 50 mil para o primeiro título e mais de 16 mil para o segundo).
O ano letivo de 2010/2011 registou um assinalável aumento do número de publicações: Conselhos para uma Alimentação Saudável, O Natal no Mundo, PHDA - Perturbação da Hiperactividade com Défice de Atenção, Bullying - um workshop de ALTA QUALIDADE, Dia Internacional da Tolerância, A Maria Castanha foi a Vila Fernando, Moedas da União Europeia ANTES do Euro, A Moeda Única - O EURO, Grandes Matemáticos, Obras de Escher, Os Ovos Misteriosos foram a Barbacena, A Ovelha Carapinhola, O Diário do Tó, 25 de Abril: Breve Crónica da Revolução e Jogos da Liberdade, Quero ser cozinheiro.
Todos estes projetos envolveram turmas e alunos desde o 1º CEB até aos cursos EFA, conjugaram esforços de docentes de variadas áreas disciplinares, desde a Matemática às Artes, desde as Ciências Naturais ao Ensino Especial, desde as línguas estrangeiras à História, passando a Língua Portuguesa transversal e curricularmente por todas as outras. No corrente ano letivo, encontram-se diversos projetos em execução, tendo sido, até à data, publicado apenas um trabalho. Prevê-se a muito curto prazo, a publicação de mais três projetos, com simultânea publicação impressa. Neste ano, dois dos trabalhos feitos – Alex, o príncipe sem sono e A ovelha Carapinhola – foram utilizados na dinamização de atividades de leitura promovidas pela biblioteca escolar: as horas do conto, junto de todas as turmas de pré-escolar e 1ºCEB do Agrupamento. Não podemos deixar de exaltar o número enorme de leituras que estas publicações digitais tiveram, da ordem dos milhares. Os alunos e familiares puderam partilhar estas leituras em casa e mostrá-las aos amigos e conhecidos. Inúmeros desconhecidos acederam a estes livros e continuam a fazê-lo diariamente. BALANÇO, EXPECTATIVAS E MELHORAMENTOS Um dos pontos-chave para a pertinência deste projeto de criação e publicação de livros digitais consiste no protagonismo dado aos alunos: são eles os autores destes trabalhos, cabe a eles a criação dos conteúdos publicados e divulgados. Outro aspeto que nos parece particularmente valioso é de ter sido encontrado um mecanismo especialmente eficaz de promoção, divulgação e valorização da vida escolar, por ser dado a conhecer a um universo bem mais alargado do que o da turma os projetos, os esforços, a criatividade, inteligência e dedicação dos alunos e docentes envolvidos. Não podemos deixar de apontar o caráter interdisciplinar que presidiu à planificação e concretização destes projetos. Ao serem integradas num só projeto competências e conteúdos diversificados, a necessidade fez o “engenho” e surgiram inevitavelmente equipas espontâneas que conseguiram organizar-se e alcançar níveis de consecução muito elevados. Há, no entanto, objetivos que ainda não foram atingidos e que esperamos vir a alcançar nos próximos anos e projetos: a montagem dos livros digitais usando todas as aplicações existentes nas ferramentas Web utilizadas pelos alunos, uma vez que esta tarefa tem ficado a cargo da biblioteca escolar. Os alunos utilizaram várias ferramentas TIC: o processador de texto, programas de edição de imagem, programas de combinação de imagem e texto, digitalização, entre outros. Falta que sejam capazes de construir o livro digital dentro do MyEbook (ou outras ferramentas análogas, como o Moglue ou o Storbird), que permite esta funcionalidade e falta a diversificação dos formatos dos próprios livros digitais, com a inclusão de podcasts e excertos vídeo, que pretendemos desenvolver futuramente. Só podemos esperar – e investir tempo, recursos humanos e técnicos e dedicação – que este projeto de leitura continue e cresça. Ler é uma experiência maravilhosa; ler o que se escreveu desta forma e com o protagonismo dado a livros e autores torna-se inesquecível. E não queremos todos que a Escola seja capaz de deixar marcas positivas em quem por ela passa? Cremos que esta é uma delas.
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