Capa | Revista 06 | Revista 07 | Revista 08

MENU


Editorial

Educar Sempre

- A Minha Escola -

Clube de Música

Bibliotecas sem fronteiras

O Carnaval do Ensino

Semear hoje

A TLEBS

Arronches/Albuquerque

Ensino Profissional

Alterar Rotinas

Bolsa de Valores

Festival Literário

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon

  

Bolsa de valores, um projecto de leitura digital

Teresa Guerreiro
Agrupamento de Escolas de Vila Boim

A GÉNESE DO PROJETO

A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Vila Boim, procurando cumprir, de forma articulada, coerente e consequente, a missão de promover a leitura e as literacias apoiando os utilizadores no uso correto e criativo das TIC e prestando o apoio necessário e o mais adequado possível aos curricula, planificou e conseguiu concretizar um dos projetos que mais acarinha, de entre os muitos que dinamiza: o projeto “Bolsa de Valores”.

Este projeto surge da vontade de divulgar projetos, atividades e trabalhos dos elementos da comunidade escolar, com particular relevo para os produzidos pelos alunos/ turmas, e da necessidade de dinamizar o blogue da B.E. – http://www.bevilaboim-bibliomanias.blogspot.com – e de nele integrar algumas das ferramentas web mais interessantes e passíveis de ser utilizadas pedagogicamente com sucesso.

 

METODOLOGIA E FERRAMENTAS UTILIZADAS

Gostamos de pensar, na biblioteca escolar, que é a qualidade do nosso trabalho que está na origem do que passamos a descrever: a maioria das publicações realizadas, especialmente as que foram complementadas com a simultânea publicação em formato impresso, nasceu de pedidos de colaboração/ articulação da parte dos docentes envolvidos. O efeito de contágio verificou-se a partir dos dois primeiros projetos, de modo que se registou um aumento substancial de publicações em 2010/2011.

O Núcleo de Apoios Educativos, que desenvolve no nosso Agrupamento um trabalho de enorme qualidade e proximidade junto dos alunos, percebeu rapidamente que esta ideia poderia constituir uma mais-valia para conseguir envolve-los e alcançar a sua maior integração e sucesso escolar, a par do aumento da autoestima e motivação destas crianças e jovens. Também os docentes das áreas curriculares não disciplinares (sobretudo a Área de Projeto e a Formação Cívica) tiveram idêntica perceção. Docentes de Matemática, Ciências Naturais, Educação Visual, línguas estrangeiras e Língua Portuguesa também aproveitaram a possibilidade de aliarem os seus projetos ao uso destas tecnologias e ao alcance de uma maior projeção dos mesmos junto da comunidade.

Deste modo, os alunos foram envolvidos na produção dos conteúdos (textos, imagens, grafismo…) dos trabalhos publicados, cabendo à biblioteca escolar o apoio na utilização das ferramentas TIC, particularmente nos aspetos gráficos e na aprendizagem de alguns “truques” na utilização das mesmas, e na construção e publicação dos livros digitais, utilizando as ferramentas Web MyEbook e Calameo, bem como o blogue e a página do Facebook para a sua divulgação.

RESULTADOS OBTIDOS

Os trabalhos começaram no ano letivo de 2009/2010, com a publicação digital de dois livros construídos por alunos do Agrupamento, no âmbito de projetos distintos: a dinamização do projeto “Dorme + Aprende +”, em articulação com o PES e o trabalho final de ano de duas alunas com necessidades educativas especiais. Assim, Livro Imaginado e Alex o príncipe sem sono foram as duas primeiras publicações, em formato digital e impresso, que registam um elevadíssimo número de visionamentos (mais de 50 mil para o primeiro título e mais de 16 mil para o segundo).

O ano letivo de 2010/2011 registou um assinalável aumento do número de publicações: Conselhos para uma Alimentação Saudável, O Natal no Mundo, PHDA - Perturbação da Hiperactividade com Défice de Atenção, Bullying - um workshop de ALTA QUALIDADE, Dia Internacional da Tolerância, A Maria Castanha foi a Vila Fernando, Moedas da União Europeia ANTES do Euro, A Moeda Única - O EURO, Grandes Matemáticos, Obras de Escher, Os Ovos Misteriosos foram a Barbacena, A Ovelha Carapinhola, O Diário do Tó, 25 de Abril: Breve Crónica da Revolução e Jogos da Liberdade, Quero ser cozinheiro.

 

 

 

 

 

 

 

Todos estes projetos envolveram turmas e alunos desde o 1º CEB até aos cursos EFA, conjugaram esforços de docentes de variadas áreas disciplinares, desde a Matemática às Artes, desde as Ciências Naturais ao Ensino Especial, desde as línguas estrangeiras à História, passando a Língua Portuguesa transversal e curricularmente por todas as outras.

Descrição: http://4.bp.blogspot.com/-HogoUtmYSsU/T7OeA-lwR-I/AAAAAAAADp0/gjqxl5FQ2SI/s320/Se+os+bichos+se+vestissem+como+gente+CAPA.jpgNo corrente ano letivo, encontram-se diversos projetos em execução, tendo sido, até à data, publicado apenas um trabalho. Prevê-se a muito curto prazo, a publicação de mais três projetos, com simultânea publicação impressa.

Neste ano, dois dos trabalhos feitos – Alex, o príncipe sem sono e

A ovelha Carapinhola – foram utilizados na dinamização de atividades de leitura

promovidas pela biblioteca escolar: as horas do conto, junto de todas as turmas de pré-escolar e 1ºCEB do Agrupamento.

Não podemos deixar de exaltar o número enorme de leituras que estas publicações digitais tiveram, da ordem dos milhares. Os alunos e familiares puderam partilhar estas leituras em casa e mostrá-las aos amigos e conhecidos. Inúmeros desconhecidos acederam a estes livros e continuam a fazê-lo diariamente.

 BALANÇO, EXPECTATIVAS E MELHORAMENTOS 

Um dos pontos-chave para a pertinência deste projeto de criação e publicação de livros digitais consiste no protagonismo dado aos alunos: são eles os autores destes trabalhos, cabe a eles a criação dos conteúdos publicados e divulgados.

Outro aspeto que nos parece particularmente valioso é de ter sido encontrado um mecanismo especialmente eficaz de promoção, divulgação e valorização da vida escolar, por ser dado a conhecer a um universo bem mais alargado do que o da turma os projetos, os esforços, a criatividade, inteligência e dedicação dos alunos e docentes envolvidos.

Não podemos deixar de apontar o caráter interdisciplinar que presidiu à planificação e concretização destes projetos. Ao serem integradas num só projeto competências e conteúdos diversificados, a necessidade fez o “engenho” e surgiram inevitavelmente equipas espontâneas que conseguiram organizar-se e alcançar níveis de consecução muito elevados.

Há, no entanto, objetivos que ainda não foram atingidos e que esperamos vir a alcançar nos próximos anos e projetos: a montagem dos livros digitais usando todas as aplicações existentes nas ferramentas Web utilizadas pelos alunos, uma vez que esta tarefa tem ficado a cargo da biblioteca escolar. Os alunos utilizaram várias ferramentas TIC: o processador de texto, programas de edição de imagem, programas de combinação de imagem e texto, digitalização, entre outros. Falta que sejam capazes de construir o livro digital dentro do MyEbook (ou outras ferramentas análogas, como o Moglue ou o Storbird), que permite esta funcionalidade e falta a diversificação dos formatos dos próprios livros digitais, com a inclusão de podcasts e excertos vídeo, que pretendemos desenvolver futuramente.

Só podemos esperar – e investir tempo, recursos humanos e técnicos e dedicação – que este projeto de leitura continue e cresça. Ler é uma experiência maravilhosa; ler o que se escreveu desta forma e com o protagonismo dado a livros e autores torna-se inesquecível. E não queremos todos que a Escola seja capaz de deixar marcas positivas em quem por ela passa? Cremos que esta é uma delas.