Capa | Revista 06 | Revista 07 | Revista 08

MENU


Editorial

Educar Sempre

- A Minha Escola -

Clube de Música

Bibliotecas sem fronteiras

O Carnaval do Ensino

Semear hoje

A TLEBS

Arronches/Albuquerque

Ensino Profissional

Alterar Rotinas

Bolsa de Valores

Festival Literário

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon

 


 

 

Semear hoje para colher amanhã - Educação e cultura ao serviço do futuro

Teresa Susana Bengala Simão
Agrupamento de Escolas de Marvão

 Ao longo do ano letivo 2011/2012, o Agrupamento de Escolas de Marvão dinamizou vários projetos que visaram a interação entre alunos e professores de outras escolas, quer a nível nacional, quer a nível internacional, sempre com o intuito de alargar os horizontes da comunidade escolar local e partilhar com outrem aquilo que no concelho se faz de melhor.

Os projetos “Parlamento dos Jovens” e “Comenius Régio 2010/2012” são alguns desses exemplos.

No que concerne ao primeiro, este ano letivo foi subordinado ao tema “Redes sociais: combate à discriminação” e foi dinamizado pelas docentes Teresa Simão (coordenadora) e Ana Reis, na E. B. I. c/ J.I. Dr. Manuel Magro Machado, em Santo António das Areias.

Numa primeira fase, permitiu aos alunos do 8º e 9º anos debater o tema entre eles e divulgá-lo junto da comunidade escolar. Depois de um período de campanha eleitoral e um momento de eleições, os discentes dos segundo e terceiro ciclos escolheram os dez deputados que representariam a escola na sessão distrital, em Portalegre, a 19 de março.

    

Apresentadas as medidas de recomendação das diversas escolas participantes e votado o projeto final, procedeu-se à votação das escolas que representariam o distrito na sessão nacional. O Agrupamento de Escolas Marvão obteve o maior número de votos, seguindo-se a Escola José Régio, o que lhes permitiu rumar a Lisboa e participar na sessão nacional, nos dias 07 e 08 de maio.

Quer na comissão (composta também por deputados dos distritos de Lisboa, Aveiro, Leiria, Madeira e Viana do Castelo), quer no plenário, os jovens deputados do Nordeste Alentejano mostraram a sua “garra” e representaram condignamente o distrito de Portalegre.

       

Para alunos do interior, que raramente têm oportunidade de conviver/ debater com discentes de outras escolas, esta foi, indubitavelmente, uma experiência deveras enriquecedora e que jamais esquecerão, quer pela dimensão humana, quer pelas aprendizagens que proporcionou.

No que diz respeito ao projeto Comenius Régio 2010/2012, intitulado “Hand in hand – Learning to work together” (De mãos dadas – Aprender a trabalhar em conjunto), este já vem sendo dinamizado desde 2010 e tem proporcionado uma artilha de experiências e conhecimentos entre a vila de Marvão e a cidade de Nürnberg, na Alemanha.

Resultante de uma parceria entre os municípios locais, as escolas e outras associações, como é o caso das associações de pais, em Portugal, o município de Marvão foi a instituição promotora e coordenadora, tendo como parceiros o Agrupamento de Escolas de Marvão e a Associação de Pais do Concelho de Marvão. Na Alemanha, o projeto foi dinamizado pelo município de Nuremberga, pela escola parceira (Städtische Wirtschaftsschule Nürnberg), bem como pela Associação de Pais de Nuremberga.

Muitos foram os objetivos que nortearam este projeto, designadamente:

  • Melhorar e consolidar a capacidade regional para a educação;

  • Promover uma identidade europeia nos intervenientes;

  • Otimizar o impacto da identidade europeia na juventude;

  • Partilhar experiências de aprendizagem entre os municípios de Marvão e Nuremberga;

  • Fomentar e desenvolver parcerias entre as escolas, os municípios e outras instituições locais;

  • Preparar a geração mais jovem para um processo de aprendizagem ao longo da vida;

  • Promover o contacto e aprendizagem com outras línguas (Inglês e Alemão);

  • Usar as Tecnologias de Informação e Comunicação;

  • Conhecer possíveis locais de trabalho fora do nosso país;

  • Difundir o conhecimento produzido nas escolas, com vista a consolidar o relacionamento entre as várias “forças vivas” do concelho.

    

Workshops de alemão e português

No sentido de atingir os objetivos acima elencados, o Município de Marvão, a Associação de Pais e o Agrupamento de Escolas do concelho puseram em prática diversas metodologias, tais como:

  • Intercâmbio de experiências vivenciadas “in loco” entre os intervenientes no projeto (professores,  autarcas, administrativos,  representantes das associações de pais, …) no contexto da parceria;

  • Pesquisas,  pequenos estudos e avaliação pelos parceiros externos;

  • Trocas de experiências e boas práticas com o Município de Nuremberga;

  • Edição de um jornal escolar sobre as atividades do projeto, em cooperação com a Escola de Nuremberga,  para fortalecer a identidade europeia e a parceria regional;

  • Criação do  Clube Europa,  onde as escolas poderão lidar regularmente com as questões europeias;

  • Promoção de videoconferências /conferências,  através da Internet,  entre os respetivos parceiros sobre diferentes temáticas (identidade europeia, sociedade, a aceitação das gentes estrangeiras, a vida na escola..);

  • Organização de conferências,  seminários e workshops;

  • Dinamização de cursos de línguas para os alunos, professores, pais e outros intervenientes;

  • Publicação online das atividades de cooperação (http://working-together.nuernberg.de/).

     

No final de maio, uma equipa portuguesa, coordenada pelo docente Filipe Ferreira, deslocou-se pela terceira, e última, vez a Nuremberga. Durante uma semana, esta equipa multidisciplinar teve oportunidade de observar o funcionamento da escola parceira, dinamizar aulas de língua portuguesa e sobre Marvão, bem como conhecer melhor a cidade de acolhimento e alguns arredores. Sem dúvida, uma experiência muito gratificante e que serviu de inspiração para a futura dinamização de melhorias no nosso agrupamento.

     

Num período de conclusão do ano letivo 2011/2012, ficam as memórias de muito trabalho associado aos projetos anteriormente referidos, mas também de momentos muito enriquecedores, quer para os docentes, quer para os discentes do Agrupamento de Escolas de Marvão, sempre orientados pelo espírito da partilha com vista à melhoria do conhecimento.