Capa | Revista 06 | Revista 07 | Revista 08

MENU


Editorial

Educar Sempre

- A Minha Escola -

Clube de Música

Bibliotecas sem fronteiras

O Carnaval do Ensino

Semear hoje

A TLEBS

Arronches/Albuquerque

Ensino Profissional

Alterar Rotinas

Bolsa de Valores

Festival Literário

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon

  

O ensino profissional na Escola Secundária D. Sancho II em Elvas

Grupo 400
Escola Secundária D. Sancho II

A década de 50 representa um momento de viragem no modo como as famílias e o estado encaram a escolarização do ensino secundário e é neste quadro que se reconhece a necessidade da criação da Escola Industrial e Comercial de Elvas e de outras trinta instituições similares, através do Decreto-Lei 36 409, da Direção Geral do Ensino Técnico Elementar e Médio, de 11 de Julho de 1947, com base na Lei nº 2 025. Mas serão necessários mais seis longos anos para que esta disposição se torne uma realidade.

Em 1953 a cidade vê instalada a sua primeira escola secundária oficial com a criação da Escola Industrial e Comercial de Elvas, ainda que em instalações provisórias. Em 1961 inaugura-se o edifício definitivo, hoje remodelado pela Parque Escolar. Esta inauguração coincide com o crescimento das taxas de escolarização a nível nacional. Vivia-se neste período, por todo o mundo industrializado, uma situação de particular coincidência entre crescimento das taxas de escolarização e de crescimento económico, facto que proporcionaria oportunidades de mobilidade social ascendente atribuídas à escola. O ensino técnico e profissional teve, assim, como principal objetivo, fornecer ao mercado de trabalho a mão-de-obra especializada num nível intermédio da estrutura de emprego. E atualmente? Espera-se que, para além de continuar a contribuir para o desenvolvimento económico, também possa minimizar o desemprego jovem, reduzir o insucesso escolar e que seja uma forma de normalizar o acesso ao ensino superior, atenuando a pressão da procura ao desviar os alunos para outras alternativas. 

As políticas expansionistas do ensino profissional dos últimos anos deram aso a que se privilegia-se a quantidade em prejuízo da qualidade. Muitas escolas secundárias foram pressionadas a criar cursos profissionais sem ter havido a preocupação de respeitar as variáveis "adequação dos recursos humanos e dos equipamentos" e as "necessidades do mercado de trabalho". Atualmente as orientações políticas tentam inverter a ordem das prioridades, assumindo-se, em primeiro lugar, a procura da qualidade, em segundo lugar, as necessidades do mercado de trabalho, e em último lugar, a preocupação com o alargamento da oferta.

Porém, à margem de políticas e indiferente às suas controvérsias, a Escola Secundária D. Sancho II hà 60 anos que prepara os seus alunos ao nível das melhores escolas profissionais do país. Prova disto são os resultados alcançados pelos seus alunos nas diversas provas regionais e nacionais do Skill Portugal/Campeonato das Profissões em que diversos alunos da escola se classificaram nos primeiros lugares. Já neste ano letivo voltou a ter alunos distinguidos na participação destes certames que põem os melhores à prova, exigindo que demonstrem as suas competências profissionais. Foi no Skills em Faro, que mais dois alunos desta escola foram premiados, vendo o seu trabalho e empenho reconhecidos e que os docentes que os acompanharam no percurso formativo sentem o seu trabalho gratificado.

Participação no SKILLSPORTUGAL/ CAMPEONATO DAS PROFISSÕES – Fase Regional, na saída profissional de Electromecânica Industrial e Electricidade de Instalações que decorreu em Beja de 27 a 30 Outubro de 2008

Electricidade de Instalações – José Luís Balsinhas  - Classificação: 3º Lugar

Electromecânica Industrial – Alexandre Viegas  - Classificação: 1º Lugar

Participação no SKILLSPORTUGAL/ CAMPEONATO DAS PROFISSÕES – Fase Nacional, na saída profissional de Electromecânica Industrial, que decorreu em Santarém de 8 a 13 de Março de 2009

Electromecânica Industrial -    Alexandre Viegas   

Participação no SKILLSPORTUGAL/ CAMPEONATO DAS PROFISSÕES – Fase Nacional, na saída profissional de Electricidade de Instalações, que decorreu na Região Autónoma dos Açores de 02 a 06 de Maio de 2011.

José Luís Balsinhas  -  Classificação: 3º Lugar

Participação no SKILLSPORTUGAL/ CAMPEONATO DAS PROFISSÕES – Fase Nacional, na saída profissional de Electricidade de Instalações, que decorreu em Faro  de 06 a 11 de Maio de 2011.

Filipe Pé-Curto - Desenho de construção civil CAD – Classificação: 1º Lugar

Hélder Vilas - Tecnologias de informação e comunicação – Classificação: 3º Lugar

Ricardo Feixeira - Energias renováveis variante energia solar – Classificação 3º lugar

Vítor Travanca - Energias renováveis

Nuno Monraia - Electricidade de instalações