Capa | Revista 06 | Revista 07 | Revista 08

MENU


Editorial

Educar Sempre

- A Minha Escola -

Clube de Música

Bibliotecas sem fronteiras

O Carnaval do Ensino

Semear hoje

A TLEBS

Arronches/Albuquerque

Ensino Profissional

Alterar Rotinas

Bolsa de Valores

Festival Literário

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon

 


 

 

Encerramento do projecto Bibliotecas Sem Fronteiras Comenius Regio

Elisabete Fiel / Maria Mário Murteira
Agrupamento de Escolas de Campo Maior / DREALE

O projecto Bibliotecas Sem Fronteiras visa a troca de experiências entre Bibliotecas Escolares das regiões participantes. As temáticas desenvolvidas, durante a formação de professores, foram: animação de bibliotecas, promoção da leitura, promoção da literacia e a exploração das TIC aplicadas às bibliotecas escolares.

A mobilidade de docentes incluiu formação em formato e-learning e presencial. No caso da formação e-learning serão utilizadas as seguintes plataformas: MOODLE. Os diferentes workshops privilegiaram as metodologias activas, aplicando, avaliando e reflectindo sobre resultados. No que diz respeito à formação presencial, recorreremos a especialistas nos vários domínios: animação da leitura, promoção da literacia, WEB 2.0, com o objectivo de enriquecer o conhecimento adquirido e aplicar novas práticas.

Os parceiros: a Direcção Regional de Educação do Alentejo e a Consejería de Educación de Extremadura são as Instituições que lideram o projecto em parceria com as seguintes escolas: Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Agrupamento Escolas n.º1 de Elvas e Agrupamento de Escolas n.º 4 de Évora; com o apoio de parceiros como a Rede de Bibliotecas Escolares, Delta Cafés, Biblioteca Pública de Évora e Centro de Formação de Professores do Norte Alentejano. Do lado de lá da fronteira contamos com o CEIP "Manuel Pacheco" de Badajoz, "José María Calatrava" de Mérida; Os IES "El Brocense" de Cáceres e "Jálama" de Moraleja, CRA "Maestro Victoriano Mateos" de La Cumbre e ainda os Centros de Profesores y Recursos (CPR) de Badajoz e Cáceres, a Biblioteca Pública Municipal "Juan Pablo Forner" de Mérida e a Asociación Cultural Extremeño-Alentejana.

 

Fazemos um percurso pelo projecto recorrendo a fotografias, nomeadamente à instalação criada para o último encontro a que atribui o nome de: «redes». Como em qualquer instalação recorremos a materiais do quotidiano e damos-lhe significado, partimos de um conceito e sobretudo de um sentimento, pretendemos criar emoções, envolver os participantes numa obra de arte que é efémera, mas perdura sobretudo na memória, no coração e nos registos fotográficos. Escrevi um texto sobre a rede, os laços e o pretexto dos livros para aproximar pessoas, que se encontram de forma presencial, mas também na rede, esse imenso espaço virtual que nos aproxima e alterou a geografia para sempre. As distâncias são hoje medidas em capacidade das redes e talvez na disponibilidade de tempo que temos que «dar» aos outros seja de forma presencial ou virtual.

 

Instalação: «Redes»  - Dedicada ao Projeto Comenius Regio

Tudo começou em Mérida…

  Mérida:
  1. Abertura com as entidades promotoras: Consejeria dev Educación e Direcção Regional do Alentejo

  2. Visita à Biblioteca de Mérida

  3. Encerramento

  4. Encontro com a escritora Beatriz Osés

         

 

Beatriz Osés e o grupo de Campo Maior – Leitura de poemas

Os trabalhos foram desenvolvidos na rede, uma parte pública outra a que apenas os parceiro têm acesso: http://biblioregiosf.educarex.es

As leituras combinadas foram desenvolvidas no Clube Virtual de Leitura utilizando a plataforma ning.

As obras seleccionadas foram: «O segredo do Papa-Formigas» de Beatriz Osés e «Chocolate a Chuva» de Alice Vieira no primeiro ano de projecto. No segundo ano: «Porque não conduzem os animais» de Pedro Seromenho e «Yo, tampoco me llamo Flanagan» de Andreu Martín. Foi inovador e gratificante trocar impressões sobre os livros, mas também as muitas actividades que surgiram sobre estes livros: «maratonas de leitura», sessões de poesia, ilustrações, dramatizações, máscaras, sessões de leitura com chocolate, leituras em iPAD.

Semana da Leitura: Livros em destaque.

 

No encontro em Campo Maior …em Maio de 2011 …Tudo começou na Adega Mayor, um edifício onírico do Arquitecto Siza Vieira, com a presença do Sr. Comendador Rui Nabeiro para dar as boas-vindas a professores portugueses e espanhóis, bem como aos representantes da Direcção Regional de Educação, Conserjería de Educación, Rede de Bibliotecas e conferencistas.

A Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares lançou alguns desafios às bibliotecas escolares na sua comunicação.

Artur Dagge, professor bibliotecário e mente muito inquieta, apresentou uma comunicação sobre a literacia, os contos, as fábulas e as mensagens que estes escondem.

Teresa Pombo, representante da ERTE e activista da Web 2.0 centrou a comunicação na leitura e nas novas formas de ler.

O ciclo de conferências terminou da melhor forma com um espectáculo do performer Paulo Condessa – poesia portuguesa e espanhola dita de forma única.

A cultura é o que define um povo, logo, a passagem por Campo Maior incluiu um espectáculo com o grupo de cantares e o grupo da nossa escola “Eki Nossio”, que tocaram para a ocasião apenas músicas portuguesas.

Clubes de leitura, troca de experiências e novas linhas de trabalho forma definidos. A tarde foi dedicada a uma sessão de poesia na EB2, com o livro de Beatriz Osés. O Museu Aberto mereceu visita e o encerramento teve lugar na Biblioteca Municipal (com a presença do Sr.ª Vereadora da Cultura), onde decorria a exposição “ilustração no feminino”, que encantou todos os participantes.

O balanço foi muito positivo, tal como a conjugação da vontade de trabalhar em equipa, que resultou muito, muito bem!

Sessão de abertura com a Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, direcção Regional, Consejeria de Educación e o Sr. Comendador Rui Nabeiro, na sala da Adega Mayor.

 

Artur Dagge – Promoção da literacia.

 

Teresa Pombo da ERTE.

E ainda a visita aos Museus e espectáculos de promoção da cultura portuguesa.

 

Paulo Condessa e a poesia em voz própria e poemas escolhidos pelo poeta e performista.

Grupo de Cantares de Campo Maior e os E Ki Nóssio.

O grupo de trabalho no encerramento do II Encontro.

Seguiu-se mais um ano a preparar e o testemunho no encontro Maneras de LEER em Madrid.

Cartaz do Encontro Maneras de Leer

 

Estivemos presentes no âmbito do Projecto: «Bibliotecas Sem Fronteiras» a convite do Ministério da Educação Espanhol e da Consejeria de Educación da Junta de Extremadura. A curiosidade dos participantes incidiu no nosso clube virtual de leitura e na forma de promover este tipo de projectos.

Divulgámos o trabalho junto de professores e bibliotecários e tivemos oportunidade de conhecer outros projectos interessantes, nomeadamente assistir a uma performance: «Fahrenheit 451» o movimento das pessoas livro... alguém que utiliza a beleza das palavras...

http://www.personaslibro.blogspot.com/

Entre outros projectos fantásticos...a descobrir brevemente em: http://www.manerasdeleer.es/

A divulgação também teve lugar nas Jornadas das Bibliotecas Escolares em Cáceres, onde o grupo mais uma vez se encontrou e redefiniu formas de trabalho.

Os projectos desenvolvidos são vários, mas o tronco é comum: promoção da leitura, da literacia e utilização das TIC. O nosso grupo decidiu estudar a literatura portuguesa e espanhola, pelo que surgiram actividade muito variadas à volta do mesmo tema. Este ano, também trocamos exposições entre bibliotecas escolares, o que intensificou o trabalho colaborativo. O trabalho realizado pode ser consultado em:

http://pt.calameo.com/books/0010975044b079fdbe02e

http://pt.calameo.com/read/0010975048120ff0624e9

O III encontro teve lugar em Cáceres, uma cidade património mundial, monumental e com muito para oferecer. Javier … revelou os resultados dos estudos na Fundação Sanchez Rupieres sobre a utilização de ereaders e dos utilizadores de livros impressos e de ebooks. Pep Bruno deliciou os participantes com uma intervenção sobre a promoção da leitura.

 

Museu da Cidade e o grupo no Museu Vostell

Sessões de trabalho

 

 

Exposição de autores portugueses e espanhóis.

Visita à cidade com Arautos.

Visita à Biblioteca do Instituto: »El Brocense»

Maletas Viageras

Pep Bruno

 
 
  Arautos na cidade de Cáceres

Museu Vostel

           

 

Seguiram-se alguns meses de trabalho até ao encontro de encerramento, em Évora.

Estiveram presentes na Sessão de Abertura a Directora Regional de Educação do Alentejo, Maria Reina Martín, o Secretario Geral de Educação D. Cesar Díez Solís, a Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Teresa Calçada e a Vereadora da Educação e Cultura, Cláudia Sousa Pereira.

 

Durante a manhã houve várias comunicações. A Coordenadora Nacional da RBE, Teresa Calçada, defendeu a importância da forma e do conteúdo da informação, como um aliado no acesso ao conhecimento. Considerou que é determinante a utilização das novas tecnologias e a sua integração na prática quotidiana da vida escolar, como uma das formas de melhoria das competências de literacia. Neste sentido, reconheceu a importância do papel do professor bibliotecário.

Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares

O Comissário Nacional do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral, reiterou a importância do livro como fonte de conhecimento e saber a par das novas tecnologias, que se revelam como uma oportunidade em novos níveis de pesquisa, tanto na escrita, como na leitura. Assumiu que a dimensão de leitores em Portugal cresceu muito nos últimos anos, identificando leitores de variados níveis de interesse e géneros literários, desde as leituras fragmentadas, às leituras simples, completas e complexas, e em diferentes suportes, contribuindo desta forma, para reduzir a desigualdade social na literacia.

Comissário Nacional do Plano Nacional de Leitura

Contou-se ainda com a presença do professor bibliotecário Carlos Pinheiro, coordenador inter-concelhio e formador na área da Web 2.0, com uma comunicação intitulada “As redes sociais nas bibliotecas escolares”, destacando as suas inúmeras potencialidades ao serviço dos alunos e da escola, e o uso das ferramentas digitais como parte integrante da vida escolar.

Carlos Pinheiro

A presença do escritor e ilustrador Pedro Seromenho, permitiu envolver todos os participantes em torno de contos e ilustrações.

Durante a tarde foram apresentados os portefólios de todo o trabalho realizado nestes dois anos entre os Agrupamentos, os Centros e os Institutos. À noite assistiu-se ao espectáculo do grupo de teatro PIM, com a peça “O bicho papa livros” na sala de leitura da Biblioteca Pública de Évora, um espectáculo único e envolvente.

No segundo dia do Encontro realizaram-se visitas guiadas às bibliotecas escolares do Agrupamento nº 4 de Évora.

 

  

Apresentações de trabalhos e visitas às bibliotecas escolares

Estes Encontros também permitiram uma aproximação cultural e linguística entre ambas as regiões. Neste contexto, realizaram-se visitas guiadas à cidade de Évora, à Biblioteca Pública de Évora e ao Museu da cidade.

Finalmente, e a encerrar o Encontro, concluiu-se que todos os objectivos foram plenamente superados, reconhecendo a sustentabilidade do programa e do impacto significativo que esta parceria estabeleceu em ambas as regiões, estabelecendo laços de trabalho e de amizade que vão perdurar além do projecto.

Na realidade o objectivo de qualquer projecto europeu: aproximar os povos europeus e estabelecer ligações, tal como evidencia esta instalação.