Capa | Revista 06 | Revista 07 | Revista 08

MENU


Editorial

Educar Sempre

- A Minha Escola -

Clube de Música

Bibliotecas sem fronteiras

O Carnaval do Ensino

Semear hoje

A TLEBS

Arronches/Albuquerque

Ensino Profissional

Alterar Rotinas

Bolsa de Valores

Festival Literário

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon

 


 

 

Clube de Música na Escola de Castelo de Vide

António Eustáquio
Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide

O Clube de Música do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide tem desenvolvido uma actividade regular ao longo dos últimos 5 anos lectivos. Com uma frequência de 25 a 30 alunos, inscritos por ano, este Clube surgiu a pedido de um grupo de alunos que queriam aprender a tocar acordes na guitarra para acompanhar as suas canções preferidas.

No laboratório…

O professor de música disponibilizou-se a preparar, em conjunto com os alunos inscritos, os materiais necessários, seguindo uma metodologia simples mas que se verificou eficaz. Reuniu um conjunto de canções propostas pelos alunos e organizou-as por dificuldade crescente tendo em conta os acordes que iriam aprender. Escreveu os respectivos acordes através de tablatura.

Na sala de aula…

Deste modo, para acompanhar a primeira canção, os alunos tinham que aprender apenas três acordes. Para a musica seguinte eram já exigidos quatro acordes e assim sucessivamente, adicionando um acorde por cada canção. No decorrer dessa aprendizagem surgiram dificuldades técnicas na execução do instrumento que, com a ajuda do professor, iam sendo colmatadas

Fora da sala de aula…

A aplicação imediata dos conteúdos aprendidos entusiasmou os alunos ao ponto de alguns deles procurarem utilizá-los noutras contextos, em canções que entretanto pesquisavam, em suas casas, na internet. Alguns desses alunos seguiram depois o estudo da guitarra em escolas específicas de música.

No palco…

A necessidade de comunicar através do som, expor sentimentos num instrumento e cantar, levou os alunos a actuarem em público tanto no agrupamento, para a comunidade escolar, como em auditórios como foi o caso da “Feira das Escolas” em Estremoz; no Auditório do Convento de S. Francisco em Castelo de Vide, com uma homenagem a Zeca Afonso, ou no Festival de Música em Évora.

Na formação pessoal dos alunos…

A descoberta de novas linguagens levou os alunos a um desenvolvimento pessoal ao nível estético, artístico e humano em que as viagens interiores consolidaram vivências, experiências e emoções vividas em grupo. Os ensaios, a prática da música de conjunto proporcionou amizades recriadas através dos sons… a surpresa de um gesto, a cumplicidade de um olhar.

Crescer, transpor obstáculos. Fazer sentido – a criação. A construção de um imaginário que se pretende memória futura e consolida a vida.