Capa | Revista 06 | Revista 07 | Revista 08

MENU


Editorial

Educar Sempre

- A Minha Escola -

Agrupamento de Marvão

Escola Republicana

Os segredos da leitura

História da D. Sancho II

MASTERCLASS

Eco School Links

Sociedade, escola, valores...

Realce

Como crescem as cidades?

Desporto Escolar

Bibliotecas Escolares

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon


 

 

Desporto Escolar na ESSL

Fernando Raimundo
Escola Secundária de São Lourenço

– Qual clássicos! O primeiro dever do homem é viver.

E para isso é necessário ser são...

Eça de Queiroz 

“É bem conhecida esta defesa de Eça da “educação inglesa” que o avô Afonso proporciona a Carlos da Maia, à base do desporto, da atividade física e experimental, por oposição à “educação portuguesa” de então, obsoleta e triste, do pobre Eusebiozinho. “Ser são” é ainda hoje o principal objetivo explícito das atividades de educação física e desportivas na escola. Os hábitos sedentários e a chamada epidemia de obesidade vieram reforçar este objetivo.             Mas outros surgiram entretanto, designadamente de desenvolvimento social (e, através deste, de desenvolvimento afetivo e cognitivo), tornando mais ultrapassada a oposição corpo-alma com que Eça termina a sua defesa do desporto e da atividade física. De facto, são hoje bem reconhecidos e defendidos, em Portugal como internacionalmente, outros benefícios da atividade física e desportiva, como o seu papel na integração social dos jovens ou no desenvolvimento de competências sociais através de jogos de colaboração e de competição que exigem o ser capaz de se colocar no lugar do outro, antecipar as suas reações, coordenar esforços e orientá-los para um objetivo comum. O desporto, como jogo organizado, para ser educativo tem de ter em conta estes objetivos e ainda o compreender, cumprir e mesmo, se necessário, modificar as regras de jogo, criando novas regras e respondendo a desafios educativos específicos.” (in Revista Noesis nº84).

O Desporto Escolar na Escola Secundária de S. Lourenço (ESSL), tem, nas duas últimas décadas, sofrido momentos altos e baixos, quer no que diz respeito à constância da oferta da sua prática, quer na participação de alunos e professores ou na obtenção e visibilidade dos resultados. Sabendo da cada vez maior importância da prática de atividade física, quer na educação, quer na saúde a ESSL assumiu de forma intencional e objetiva a oferta de prática de e treino de modalidades desportivas organizadas e com quadro competitivo do desporto escolar. A oferta do Clube do Desporto Escolar da ESSL engloba as modalidades com alguma tradição no historial desportivo da escola como o Voleibol e o Futsal, mas também e mais recentemente, o Badminton e o Ténis de Mesa, em consequência da adaptação aos novos espaços e equipamentos desportivos da escola.

A ESSL tem um projeto do Desporto Escolar até ao próximo ano, tendo já obtido vários êxitos em termos de resultados desportivos, desde o Corta-mato ao Compal Basket 3X3, que são modalidades que fazem parte da atividade interna do Desporto Escolar, com torneios ao nível da escola e posteriormente com participações a nível regional e nacional. No que diz respeito à participação dos alunos têm-se batido recordes constantemente durante o ano letivo, sendo cada vez maior o envolvimento e motivação na organização de eventos competitivos na escola.

O CDE da ESSL tem ainda o estatuto de Escola de Referência Desportiva nas modalidades de Voleibol Feminino e Badminton, permitindo que alunos de outras escolas possam integrar os grupos equipa da ESSL. Está assim delineado o caminho a seguir nos próximos anos em termos de participação desportiva e organização de eventos do quadro competitivo de forma consolidada, culminando com uma aposta forte na visibilidade e criação de uma marca forte para o Desporto Escolar da ESSL estando em fase de conclusão a escolha da imagem e logo para o CDE da ESSL e aquisição de novos equipamentos para as equipas da escola que decerto será um contributo para a afirmação da ESSL no Desporto Escolar regional e nacional.