Capa | Revista 06 | Revista 07 | Revista 08

MENU


Editorial

Educar Sempre

- A Minha Escola -

Agrupamento de Marvão

Escola Republicana

Os segredos da leitura

História da D. Sancho II

MASTERCLASS

Eco School Links

Sociedade, escola, valores...

Realce

Como crescem as cidades?

Desporto Escolar

Bibliotecas Escolares

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon

 


 

 

Realce - Rede Educativa Alentejo – Centro – Extremadura  

Ana Maria Reis e João Garrinhas
Agrupamento de Escolas de Arronches

A Rede Educativa Alentejo – Centro – Extremadura (REALCE) é um projeto transfronteiriço desenvolvido com fundos F.E.D.E.R. no âmbito do Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriço Espanha – Portugal (P.O.C.T.E.P.) que decorrerá ao longo dos anos letivos 2011 - 2012 e 2012 – 2013. Este programa transfronteiriço de educação e de promoção da língua portuguesa e espanhola, em ambos países ibéricos, envolve 36 escolas, 18 portuguesas da região Alentejo e Centro e 18 da região da Extremadura espanhola.

Este projeto é dirigido a alunos e professores de Educação Secundária e do terceiro ciclo de Educação Primária, na Extremadura, e a alunos e professores de Espanhol, das escolas do terceiro ciclo do Ensino Básico, do Centro e Alentejo.

As ações educativas a desenvolver incluem a dinamização de uma plataforma telemática destinada à comunidade educativa http://programarealce.eu, um Laboratório de Virtual de Línguas, intercâmbios e encontros de alunos e professores e formação para professores.

Do Norte Alentejo participam no Projeto Realce 5 escolas: Escola Básica 2,3 Nossa Senhora da Luz de Arronches; Escola Básica 2,3 Nº1 de Elvas; Escola Secundária da Ponte de Sôr; Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Garcia da D´Orta; Escola Básica do 2º e 3º ciclos Cristóvão Falcão.

A Escola Básica 2,3 Nossa Senhora da Luz de Arronches como um dos dez agrupamentos do Alentejo escolhidos pela Direção Regional do Alentejo a integrar o REALCE, foi emparelhada com o I.E.S. Castillo de Luna de Albuquerque. Com esta instituição de ensino extremenho será de desenvolvido o projeto: Portugal e Espanha: Um caminho para nos conhecermos/Portugal y España: Un Camino para conocernos. Este projeto envolverá 18 alunos de cada um dos países ibéricos e 4 professores que desenvolverão um conjunto de atividades promotoras da divulgação e uso das duas línguas ibéricas e da apropriação do conhecimento dos aspetos culturais de Portugal e Espanha em geral, e do Alentejo e Extremadura em particular.

Por forma a alargar essa rede, e sob o patrocínio da senhora Diretora Regional do Alentejo, as dez escolas que integram o projeto foram incitadas a convidar uma escola do seu distrito, para desenvolver o projeto ao nível do primeiro ciclo. A Escola Básica 2,3 Nossa Senhora da Luz de Arronches formulou esse convite ao Agrupamento nº 1 de Portalegre a fim de integrar no projeto a EB1 de Alegrete.