Capa | Revista 06 | Revista 07 | Revista 08

MENU


Editorial

Educar Sempre

- A Minha Escola -

Agrupamento de Marvão

Escola Republicana

Os segredos da leitura

História da D. Sancho II

MASTERCLASS

Eco School Links

Sociedade, escola, valores...

Realce

Como crescem as cidades?

Desporto Escolar

Bibliotecas Escolares

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon

 


 

 

Sociedade, escola, valores…

Rui Cuco e Horácio Ramos
Agrupamento de Escolas N.º 2 de Elvas

A atual crise económica à escala global veio agudizar uma crise de valores que se tem vindo a registar na nossa sociedade nos últimos anos. A escola espelha o que se passa na sociedade, o que tem levado ao desespero grande parte dos educadores, professores, pais e encarregados de educação.

A evolução da relação entre família, sociedade e escola é marcada pela inquietude que afeta as diversas instituições. Os valores da primeira vacilam quando não têm a estabilidade desejada e projetam-se na relação dos indivíduos com as segundas.

O facto de os valores estarem em crise prende-se com a incapacidade de enfrentar o problema, o que leva ao abandono dos valores tradicionais e à procura do individualismo em detrimento de uma abordagem integrada deste flagelo social. A simbiose perfeita é utópica, mas a procura (tem que ser!) incessante.

Sem a pretensão de ser um paradigma na educação das nossas crianças, nem de elencar o que cada parte deve ou não fazer, é nossa intenção apenas dar um pequeno contributo para o bem comum.

Quanto aos pais, é desejável que acompanhem diariamente a vida escolar dos seus educandos, nem que seja apenas para perguntar se o dia correu bem, ou se aprenderam algo de novo, sem, no entanto, sufocar com uma exigência para além do razoável; implementar regras e obrigações periódicas ou espontâneas, que carecem de verificação; utilizar o “Não!” de forma pedagógica e não sistemática e infundada…

Não menos importante do que isto, devem procurar ver na escola, em todos os seus atores, aliados para o sucesso educativo dos seus educandos, não obstáculos que devem ultrapassar.

Com todas as insatisfações, os professores, que não dispõem de equipamentos e de alunos devidamente socializados e motivados, numa época em que a austeridade impera, terão algo a fazer? Certamente que sim… e muito.

Muitas vezes, ouve-se nas salas de professores: – “Muito bons são eles, com o que têm lá em casa!”. Mas não o são, efetivamente. Todos os dias chegam à escola histórias mirabolantes de famílias completamente disfuncionais (e desestruturadas), mas frequentemente ignoradas, às quais se aplica o princípio da igualdade.

Não raras vezes, alimentam-se maus comportamentos discriminando-se quem muitas vezes já o é, quer pelos seus, quer pelos que os rodeiam. A escola consegue, assim, ser mais um fator de desestabilização, e não o contrário, como seria ideal.

O Estado segue amiúde a via fácil e atende apenas às consequências, sem se interessar pelas causas. Culpabiliza a escola, os professores e o ensino, descurando as disfunções das famílias e os problemas que enfrentam. Reformula, reforma, renova, reaprecia, reavalia… (formula, forma, inova, aprecia, avalia…) a cada executivo que passa, tendo em consideração números e não pessoas, rotulando e mecanizando o sistema, desumanizando-o e despersonalizando-o.