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“Bibliotecas Escolares… um passo em frente.”
Olímpia Velez A Biblioteca Escolar/Centro de Recursos da Escola Básica 2,3 José Régio situa-se na Escola sede do Agrupamento, estando também integrada na Rede de Bibliotecas Escolares, desde 2001. Ao longo da sua existência, tem tentado contribuir para a formação pessoal e cultural dos seus jovens leitores através da dinamização de atividades, da divulgação do seu fundo documental e de desenvolvimento de metodologias de pesquisa e tratamento de informação. É de consenso geral que as Bibliotecas Escolares/Centros de Recursos são parte integrante do processo educativo, mas também peça fundamental na formação integral de um indivíduo. É embebida neste princípio que a equipa educativa da Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos norteia a sua atuação, tanto em termos de atividades de animação como de organização estrutural e informativa. Largos passos têm sido percorridos desde há uns anos a esta parte, quando, nas escolas, uma sala de aulas, normalmente fechada, equipada com alguns, poucos armários, preenchidos com alguns livros, igualmente fechados à chave, recebia o nome de Biblioteca, e se assemelhava a uma espécie de santuário, acessível apenas aos professores. Hoje em dia, para além de livros, a comunidade educativa dispõe, neste serviço, de um conjunto bem mais vasto de recursos, em suportes diversificados, desde periódicos a documentos audiovisuais, digitais, tecnológicos e online. Os livros, documentos outrora considerados tão valiosos, encontram-se agora relegados para um plano mais secundário. É certo que os interesses mudam e as necessidades de informação também. Contudo, é sabido que a leitura fomenta a liberdade de expressão e desenvolve a criatividade. É indiscutivelmente uma forma de acesso ao conhecimento, qualquer que seja o seu suporte. Numa época em que os livros são cada vez mais substituídos pelas novas tecnologias, importa realçar o papel determinante que as bibliotecas escolares desempenham na educação das nossas crianças, ajudando não só a melhorar os seus resultados escolares como as suas competências sociais e culturais. A biblioteca é um espaço onde os alunos podem estudar e recolher informação variada para utilização nos seus trabalhos escolares, funcionando também ela como um apoio educativo. No Agrupamento de Escolas Nº1 de Portalegre, há muito que o trabalho em equipa nas Bibliotecas Escolares permite ultrapassar dificuldades e potenciar esforços convergentes. As diferentes iniciativas promovidas pela equipa têm procurado despertar o interesse dos alunos pela leitura, bem como aproximar este espaço da restante comunidade educativa. Cada vez mais a biblioteca é também vista como um espaço de lazer, onde os utilizadores podem ocupar, de uma forma criativa, os seus tempos livres utilizando jogos e atividades disponíveis neste espaço. Em todas as Bibliotecas Escolares do agrupamento se encontra hoje um número de documentos reguladores e estruturais que lhes permitem, não só fazer a sua correta gestão, como delinear as linhas mestras do seu plano anual de atividades, de modo a dar respostas às necessidades sentidas pelos utilizadores e atingir as metas a que se propõem, preconizadas no Manifesto da Biblioteca Escolar da UNESCO. Um dos fatores que muito tem contribuído para o desempenho e obtenção de resultados positivos das bibliotecas tem sido, sem dúvida, o apoio e orientação permanentes da Rede das Bibliotecas Escolares, na pessoa da sua coordenadora interconcelhia. Com a criação do grupo de trabalho concelhio, através das suas reuniões periódicas, consegue-se uma ligação e uniformização de atuação em todas as BE do concelho e também uma colaboração direta com a biblioteca municipal, não só a nível de atividades conjuntas mas também no apoio logístico prestado. Além da Rede das Bibliotecas Escolares, também o Plano Nacional de Leitura tem sido uma mais valia, não só nas verbas disponibilizadas para aquisição de fundo documental, bem como com as inúmeras propostas de concursos de leitura e outros, a que por norma o agrupamento adere. As bibliotecas do agrupamento têm ao longo dos anos conseguido estabelecer uma relação de partilha cada vez mais estreita e participativa com os docentes das diversas escolas onde estão inseridas. A biblioteca é vista como um espaço aberto e disponível para a realização de actividades de vários níveis, desde o apoio ao currículo, à exposição de trabalhos, à apresentação de projetos dos alunos aos pais, ao desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e à ministração de aulas de diferentes áreas curriculares. Também os alunos encontram nas bibliotecas escolares um espaço agradável que lhes permite ler, realizar trabalhos de casa, ver filmes, ouvir música, utilizar o computador, jogar e desenvolver outras atividades de caráter lúdico por livre iniciativa. A biblioteca nas escolas do agrupamento é um espaço privilegiado pelos vários departamentos para o desenvolvimento, em parceria, de projetos no âmbito dos temas das diversas disciplinas, conseguindo-se assim a articulação entre os diferentes níveis de ensino. Também o Centro Novas Oportunidades (CNO) existente na escola sede e a Biblioteca Escolar, formaram uma equipa que no âmbito do Projeto Novas Oportunidades a Ler+ desenvolveu atividades com os adultos que frequentam o CNO, para que estes aprofundem o seu gosto pela leitura e descubram o prazer de ler. Alguns adultos tiveram o primeiro contato com uma Biblioteca e após os primeiros constrangimentos, a curiosidade acabou por levar a melhor e os livros começaram a sair das prateleiras. Com a implementação do Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares pela Rede, embora um pouco moroso e de aplicação não muito fácil, podemos ter a noção dos resultados obtidos com o trabalho desenvolvido nas bibliotecas, o que nos permite aferir tanto os aspetos negativos como os positivos, e delinear um plano de melhorias que venha colmatar os pontos mais fracos identificados com aplicação do modelo. Quanto à informatização do fundo documental e gestão de utilizadores, o facto de possuirmos o programa PORBASE5, vem facilitar toda a tarefa. É de realçar que a BE se encontra referenciada em todos os documentos do agrupamento, com direito a espaço próprio e com assento no conselho pedagógico. A Biblioteca Escolar quer ser, e será, com a presença e colaboração de toda a comunidade educativa, não só um espaço de estudo e aprendizagem mas, também um sítio de partilha, de informação e de lazer.
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