Capa | Revista 06 | Revista 07 | Revista 08

MENU


Editorial

Educar Sempre

- A Minha Escola -

Agrupamento de Marvão

Escola Republicana

Os segredos da leitura

História da D. Sancho II

MASTERCLASS

Eco School Links

Sociedade, escola, valores...

Realce

Como crescem as cidades?

Desporto Escolar

Bibliotecas Escolares

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon


 

 

“Bibliotecas Escolares… um passo em frente.”

Olímpia Velez
Agrupamento de Escolas N.º 1 de Portalegre

A Biblioteca Escolar/Centro de Recursos da Escola Básica 2,3 José Régio situa-se na Escola sede do Agrupamento, estando também integrada na Rede de Bibliotecas Escolares, desde 2001.

Ao longo da sua existência, tem tentado contribuir para a formação pessoal e cultural dos seus jovens leitores através da dinamização de atividades, da divulgação do seu fundo documental e de desenvolvimento de metodologias de pesquisa e tratamento de informação.

É de consenso geral que as Bibliotecas Escolares/Centros de Recursos são parte integrante do processo educativo, mas também peça fundamental na formação integral de um indivíduo. É embebida neste princípio que a equipa educativa da Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos norteia a sua atuação, tanto em termos de atividades de animação como de organização estrutural e informativa.

Largos passos têm sido percorridos desde há uns anos a esta parte, quando, nas escolas, uma sala de aulas, normalmente fechada, equipada com alguns, poucos armários, preenchidos com alguns livros, igualmente fechados à chave, recebia o nome de Biblioteca, e se assemelhava a uma espécie de santuário, acessível apenas aos professores.

Hoje em dia, para além de livros, a comunidade educativa dispõe, neste serviço, de um conjunto bem mais vasto de recursos, em suportes diversificados, desde periódicos a documentos audiovisuais, digitais, tecnológicos e online. Os livros, documentos outrora considerados tão valiosos, encontram-se agora relegados para um plano mais secundário. É certo que os interesses mudam e as necessidades de informação também. Contudo, é sabido que a leitura fomenta a liberdade de expressão e desenvolve a criatividade. É indiscutivelmente uma forma de acesso ao conhecimento, qualquer que seja o seu suporte.

Numa época em que os livros são cada vez mais substituídos pelas novas tecnologias, importa realçar o papel determinante que as bibliotecas escolares desempenham na educação das nossas crianças, ajudando não só a melhorar os seus resultados escolares como as suas competências sociais e culturais. A biblioteca é um espaço onde os alunos podem estudar e recolher informação variada para utilização nos seus trabalhos escolares, funcionando também ela como um apoio educativo.

No Agrupamento de Escolas Nº1 de Portalegre, há muito que o trabalho em equipa nas Bibliotecas Escolares permite ultrapassar dificuldades e potenciar esforços convergentes. As diferentes iniciativas promovidas pela equipa têm procurado despertar o interesse dos alunos pela leitura, bem como aproximar este espaço da restante comunidade educativa. Cada vez mais a biblioteca é também vista como um espaço de lazer, onde os utilizadores podem ocupar, de uma forma criativa, os seus tempos livres utilizando jogos e atividades disponíveis neste espaço.

Em todas as Bibliotecas Escolares do agrupamento se encontra hoje um número de documentos reguladores e estruturais que lhes permitem, não só fazer a sua correta gestão, como delinear as linhas mestras do seu plano anual de atividades, de modo a dar respostas às necessidades sentidas pelos utilizadores e atingir as metas a que se propõem, preconizadas no Manifesto da Biblioteca Escolar da UNESCO.

Um dos fatores que muito tem contribuído para o desempenho e obtenção de resultados positivos das bibliotecas tem sido, sem dúvida, o apoio e orientação permanentes da Rede das Bibliotecas Escolares, na pessoa da sua coordenadora interconcelhia. Com a criação do grupo de trabalho concelhio, através das suas reuniões periódicas, consegue-se uma ligação e uniformização de atuação em todas as BE do concelho e também uma colaboração direta com a biblioteca municipal, não só a nível de atividades conjuntas mas também no apoio logístico prestado.

Além da Rede das Bibliotecas Escolares, também o Plano Nacional de Leitura tem sido uma mais valia, não só nas verbas disponibilizadas para aquisição de fundo documental, bem como com as inúmeras propostas de concursos de leitura e outros, a que por norma o agrupamento adere.

As bibliotecas do agrupamento têm ao longo dos anos conseguido estabelecer uma relação de partilha cada vez mais estreita e participativa com os docentes das diversas escolas onde estão inseridas. A biblioteca é vista como um espaço aberto e disponível para a realização de actividades de vários níveis, desde o apoio ao currículo, à exposição de trabalhos, à apresentação de projetos dos alunos aos pais, ao desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e à ministração de aulas de diferentes áreas curriculares.

Também os alunos encontram nas bibliotecas escolares um espaço agradável que lhes permite ler, realizar trabalhos de casa, ver filmes, ouvir música, utilizar o computador, jogar e desenvolver outras atividades de caráter lúdico por livre iniciativa.

A biblioteca nas escolas do agrupamento é um espaço privilegiado pelos vários departamentos para o desenvolvimento, em parceria, de projetos no âmbito dos temas das diversas disciplinas, conseguindo-se assim a articulação entre os diferentes níveis de ensino.

Também o Centro Novas Oportunidades (CNO) existente na escola sede e a Biblioteca Escolar, formaram uma equipa que no âmbito do Projeto Novas Oportunidades a Ler+ desenvolveu atividades com os adultos que frequentam o CNO, para que estes aprofundem o seu gosto pela leitura e descubram o prazer de ler.

Alguns adultos tiveram o primeiro contato com uma Biblioteca e após os primeiros constrangimentos, a curiosidade acabou por levar a melhor e os livros começaram a sair das prateleiras.

Com a implementação do Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares pela Rede, embora um pouco moroso e de aplicação não muito fácil, podemos ter a noção dos resultados obtidos com o trabalho desenvolvido nas bibliotecas, o que nos permite aferir tanto os aspetos negativos como os positivos, e delinear um plano de melhorias que venha colmatar os pontos mais fracos identificados com aplicação do modelo.

Quanto à informatização do fundo documental e gestão de utilizadores, o facto de possuirmos o programa PORBASE5, vem facilitar toda a tarefa.

É de realçar que a BE se encontra referenciada em todos os documentos do agrupamento, com direito a espaço próprio e com assento no conselho pedagógico.

A Biblioteca Escolar quer ser, e será, com a presença e colaboração de toda a comunidade educativa, não só um espaço de estudo e aprendizagem mas, também um sítio de partilha, de informação e de lazer.