MENU
Editorial
Educar Sempre
- A Minha Escola
-
Agrupamento de Marvão
Escola
Republicana
Os segredos
da leitura
História da D. Sancho II
MASTERCLASS
Eco School
Links
Sociedade, escola, valores...
Realce
Como crescem as cidades?
Desporto
Escolar
Bibliotecas
Escolares
Crónicas de Aprender
Entrevista
Cartoon
|
Como crescem as cidades? Como é
que a arquitectura reflecte esse crescimento? Será sustentável
crescer sempre mais?
Susana Bicho
Agrupamento de
Escolas de Castelo de Vide
A abordagem ao livro POPVILLE de
Anouck Boisrobert e Louis Rigaud, sobre a urbanização de um
território, é o ponto de partida para um olhar sobre Castelo de Vide
nesta actividade que se desenrola em várias partes:
Inserida na Década da Educação para o
Desenvolvimento Sustentável, esta actividade convida os futuros
herdeiros deste território a observar as diferentes arquitecturas da
vila, a compreender e interpretar criativamente o seu processo de
evolução e a reflectir sobre a sua continuidade futura numa
perspectiva de desenvolvimento sustentável e equilibrado.
OBJECTIVOS e METODOLOGIA
Esta actividade teve como objectivo
geral comunicar e valorizar a arquitectura e o papel do arquitecto
na sociedade e como objectivos específicos:
-
Motivar a observação e a
interpretação das diferentes edificações partindo do contacto
directo com a arquitectura local como fonte primária de
conhecimento;
-
Compreender o processo de
evolução da vila e reflectir sobre o seu futuro numa perspectiva
de desenvolvimento sustentável;
-
Enriquecer o vocabulário
especificamente relacionado com a arquitectura;
-
Fomentar capacidades criativas e
reforçar aprendizagens na construção da POPVILA;
-
Valorizar e estabelecer vínculos
emotivos com o
património;
-
Comunicar a actividade a uma
comunidade mais alargada através da exposição dos trabalhos.
Concebida para o pré-escolar, 1ºciclo
e 2º/3ºciclos do ensino básico, esta actividade teve,
necessariamente, objectivos, duração e um grau de aprofundamento e
realização distintos e adaptados à idade e maturidade dos diferentes
níveis de ensino. Em articulação com o currículo para o ensino
básico, a actividade trabalhava conteúdos programáticos variados nas
áreas de língua portuguesa, matemática, estudo do meio/HGP e
geografia, expressões musical e plástica/EVT e formação cívica.
Genericamente, procurou-se propiciar
aprendizagens significativas a partir da experiência prévia dos
alunos para a construção de novos conhecimentos. A exploração do
livro e o contínuo levantar de questões constituíram as bases para
motivar a observação directa, a interpretação e a reflexão sobre os
temas, despertando a curiosidade para uma visita mais atenta.
O atelier de expressão plástica
procurou reforçar aprendizagens e estabelecer vínculos emotivos com
o património construído, através duma abordagem criativa na
construção de maquetes e/ou do livro-quadro POPVILA que prolongaram
a curiosidade e expectativa até mesmo ao fim.
Uma vez concluídos, os livros-quadros
são janelas abertas que reflectem o olhar dos alunos sobre a sua
vila.
Concepção e aplicação: Susana Bicho,
arquitecta com especialização em educação patrimonial. www.wix.com/n_planos/n_planos
Concebida para as várias turmas do Agrupamento de Escolas de Castelo
de Vide, mas perfeitamente, adaptável a outros contextos, a
actividade decorreu entre Maio, Junho e Setembro de 2011 em
colaboração com os respectivos professores e educadoras. Contou com
o apoio da Delegação de Portalegre da Ordem dos Arquitectos e o
apoio logístico da associação local Ocre através do programa
Escolhas (2º e 3º ciclos).
PRÉ-ESCOLAR
A actividade realizava-se em vários
dias.
Interpretação do livro
-
Aferição de conhecimentos prévios
sobre arquitectos, cidades e o que estas contêm;
-
Exploração do livro numa
descoberta-diálogo página a página, promovendo a reflexão e a
comparação com o lugar onde vivem.
Percurso
-
Percurso urbano ao castelo
medieval (panorâmica sobre a vila) com várias paragens para
observação das edificações (escala, função, importância,
antiguidade, materiais construtivos, orientação);
-
Na sala, sistematização de
aprendizagens com observação de planta e do percurso efectuado e
texto colectivo.
Atelier de expressão plástica:
maquetes
-
Actividade lúdica de compreensão
espacial a partir do contacto físico com o espaço: construção da
vila empilhando caixotes de várias dimensões e estruturando ruas
e edificações com “janelas” para espreitar, “portas” que se
abrem, túneis para passar... Habitar a vila;
-
Pintura de maquetes de
edificações da vila (sugeridas pelos alunos) e montagem da vila;
avaliação.
1º CICLO
A actividade decorria durante um dia
inteiro.
Interpretação do livro
-
Aferição de conhecimentos prévios
sobre cidades e crescimento urbano;
-
Exploração do livro numa
descoberta-diálogo página a página, promovendo a reflexão e a
comparação com o lugar onde vivem.
-
Lançamento do desafio: fazer um
livro POP-up sobre a vila.
Percurso
-
Percurso urbano ao castelo
medieval (panorâmica sobre a vila) e regresso com 4 paragens
para observação de
edificações de 4 épocas;
-
Leitura orientada e comparação de
formas, escala, nº pisos, tipologia, desenho da fachada,
materiais de construção, cores, etc. e comparação com
fotografias antigas ajudando à compreensão da evolução da vila;
-
Na sala, observação de planta e
sistematização de aprendizagens.
Construção de livro POPVILA
-
Ilustração das páginas e desenho
individual das fachadas das edificações;
-
Elaboração de texto colectivo
sobre a vila;
-
Montagem, leitura do livro e…
surpresa: é um quadro!
-
Avaliação colectiva.
2º E 3º CICLOS
A actividade decorria em duas sessões
de 1,5 horas (área projecto e/ou formação cívica). A turma era
dividida em 4 grupos, cada um responsável por elaborar uma página
referente a uma das 4 épocas (séculos XIII, XVI, XVIII e XX).
Interpretação do livro
-
Aferição de conhecimentos prévios
sobre cidades, crescimento urbano e suas implicações;
-
Exploração do livro numa
descoberta-diálogo página a página, promovendo a reflexão e a
comparação com o lugar onde vivem.
-
Lançamento do desafio: fazer um
livro POP-up sobre a vila.
Percurso
-
Percurso de descoberta pelo
principal eixo de expansão da vila e burgo medieval (com
exemplos das 4 épocas);
-
Interpretação, através de guião
de descoberta, de aspectos relativos à evolução urbana expressos
na arquitectura;
-
Na sala, confronto entre
observações dos 4 grupos e sistematização de aprendizagens com
recurso a cartografia específica: compreensão da cidade enquanto
SER VIVO (que nasce, cresce e morre) e da arquitectura como o
seu CORPO que reflecte as várias épocas de construção, os
períodos de desenvolvimento económico ou de recessão e a
adaptação a novas funções, estéticas e necessidades.
Construção de livro POPVILA
-
Ilustração em grupo das páginas e
elaboração individual de edificação tridimensional procurando
respeitar o número de pisos e a época que cada grupo escolheu;
-
Aproximação, em termos plásticos,
ao grafismo do livro POPVILLE, com esponjados e carimbos de tons
lisos e fortes e stencil para desenhar os vãos das várias
épocas.
Debate
-
Reflexão sobre a sustentabilidade
de uma cidade crescer sempre mais. Debate sobre o
desenvolvimento futuro da vila, nomeadamente:
-
a necessidade das novas
expansões;
-
o abandono das áreas antigas
(observado no burgo);
-
o custo ambiental da expansão
(desflorestação, recursos naturais, infra-estruturas,
energia, transportes, emissões de CO2, resíduos)
relativamente à reabilitação urbana, enquanto factor de
sustentabilidade ambiental, patrimonial e social.
-
Colagem das fotos dos próprios
alunos com o que livremente escolheram dizer sobre os temas
abordados;
-
Montagem e leitura do livro;
-
Preenchimento individual da
avaliação da actividade.
|