Capa | Revista 06 | Revista 07 | Revista 08

MENU


Editorial

Educar Sempre

- A Minha Escola -

Agrupamento de Marvão

Escola Republicana

Os segredos da leitura

História da D. Sancho II

MASTERCLASS

Eco School Links

Sociedade, escola, valores...

Realce

Como crescem as cidades?

Desporto Escolar

Bibliotecas Escolares

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon

 


 

 

Como crescem as cidades? Como é que a arquitectura reflecte esse crescimento? Será sustentável crescer sempre mais?

Susana Bicho
Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide

A abordagem ao livro POPVILLE de Anouck Boisrobert e Louis Rigaud, sobre a urbanização de um território, é o ponto de partida para um olhar sobre Castelo de Vide nesta actividade que se desenrola em várias partes:

  • Interpretação do livro e visita ao espaço urbano da vila

  • Atelier de expressão plástica (construção de maquetes ou livro POPVILA) e debate

Inserida na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, esta actividade convida os futuros herdeiros deste território a observar as diferentes arquitecturas da vila, a compreender e interpretar criativamente o seu processo de evolução e a reflectir sobre a sua continuidade futura numa perspectiva de desenvolvimento sustentável e equilibrado.

OBJECTIVOS e METODOLOGIA

Esta actividade teve como objectivo geral comunicar e valorizar a arquitectura e o papel do arquitecto na sociedade e como objectivos específicos:

  • Motivar a observação e a interpretação das diferentes edificações partindo do contacto directo com a arquitectura local como fonte primária de conhecimento;

  • Compreender o processo de evolução da vila e reflectir sobre o seu futuro numa perspectiva de desenvolvimento sustentável;

  • Enriquecer o vocabulário especificamente relacionado com a arquitectura;

  • Fomentar capacidades criativas e reforçar aprendizagens na construção da POPVILA;

  • Valorizar e estabelecer vínculos emotivos com o
    património;

  • Comunicar a actividade a uma comunidade mais alargada através da exposição dos trabalhos.

Concebida para o pré-escolar, 1ºciclo e 2º/3ºciclos do ensino básico, esta actividade teve, necessariamente, objectivos, duração e um grau de aprofundamento e realização distintos e adaptados à idade e maturidade dos diferentes níveis de ensino. Em articulação com o currículo para o ensino básico, a actividade trabalhava conteúdos programáticos variados nas áreas de língua portuguesa, matemática, estudo do meio/HGP e geografia, expressões musical e plástica/EVT e formação cívica.

Genericamente, procurou-se propiciar aprendizagens significativas a partir da experiência prévia dos alunos para a construção de novos conhecimentos. A exploração do livro e o contínuo levantar de questões constituíram as bases para motivar a observação directa, a interpretação e a reflexão sobre os temas, despertando a curiosidade para uma visita mais atenta.

O atelier de expressão plástica procurou reforçar aprendizagens e estabelecer vínculos emotivos com o património construído, através duma abordagem criativa na construção de maquetes e/ou do livro-quadro POPVILA que prolongaram a curiosidade e expectativa até mesmo ao fim.

Uma vez concluídos, os livros-quadros são janelas abertas que reflectem o olhar dos alunos sobre a sua vila.

Concepção e aplicação: Susana Bicho, arquitecta com especialização em educação patrimonial. www.wix.com/n_planos/n_planos Concebida para as várias turmas do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, mas perfeitamente, adaptável a outros contextos, a actividade decorreu entre Maio, Junho e Setembro de 2011 em colaboração com os respectivos professores e educadoras. Contou com o apoio da Delegação de Portalegre da Ordem dos Arquitectos e o apoio logístico da associação local Ocre através do programa Escolhas (2º e 3º ciclos).

PRÉ-ESCOLAR

A actividade realizava-se em vários dias.

Interpretação do livro

  • Aferição de conhecimentos prévios sobre arquitectos, cidades e o que estas contêm;

  • Exploração do livro numa descoberta-diálogo página a página, promovendo a reflexão e a comparação com o lugar onde vivem.

Percurso

  • Percurso urbano ao castelo medieval (panorâmica sobre a vila) com várias paragens para observação das edificações (escala, função, importância, antiguidade, materiais construtivos, orientação);

  • Na sala, sistematização de aprendizagens com observação de planta e do percurso efectuado e texto colectivo.

Atelier de expressão plástica: maquetes

  • Actividade lúdica de compreensão espacial a partir do contacto físico com o espaço: construção da vila empilhando caixotes de várias dimensões e estruturando ruas e edificações com “janelas” para espreitar, “portas” que se abrem, túneis para passar... Habitar a vila;

  • Pintura de maquetes de edificações da vila (sugeridas pelos alunos) e montagem da vila; avaliação.

1º CICLO

A actividade decorria durante um dia inteiro.

Interpretação do livro

  • Aferição de conhecimentos prévios sobre cidades e crescimento urbano;

  • Exploração do livro numa descoberta-diálogo página a página, promovendo a reflexão e a comparação com o lugar onde vivem.

  • Lançamento do desafio: fazer um livro POP-up sobre a vila.

Percurso

  • Percurso urbano ao castelo medieval (panorâmica sobre a vila) e regresso com 4 paragens para observação de
    edificações de 4 épocas;

  • Leitura orientada e comparação de formas, escala, nº pisos, tipologia, desenho da fachada, materiais de construção, cores, etc. e comparação com fotografias antigas ajudando à compreensão da evolução da vila;

  • Na sala, observação de planta e sistematização de aprendizagens.

Construção de livro POPVILA

  • Ilustração das páginas e desenho individual das fachadas das edificações;

  • Elaboração de texto colectivo sobre a vila;

  • Montagem, leitura do livro e… surpresa: é um quadro!

  • Avaliação colectiva.

2º E 3º CICLOS

A actividade decorria em duas sessões de 1,5 horas (área projecto e/ou formação cívica). A turma era dividida em 4 grupos, cada um responsável por elaborar uma página referente a uma das 4 épocas (séculos XIII, XVI, XVIII e XX).

Interpretação do livro

  • Aferição de conhecimentos prévios sobre cidades, crescimento urbano e suas implicações;

  • Exploração do livro numa descoberta-diálogo página a página, promovendo a reflexão e a comparação com o lugar onde vivem.

  • Lançamento do desafio: fazer um livro POP-up sobre a vila.

Percurso

  • Percurso de descoberta pelo principal eixo de expansão da vila e burgo medieval (com exemplos das 4 épocas);

  • Interpretação, através de guião de descoberta, de aspectos relativos à evolução urbana expressos na arquitectura;

  • Na sala, confronto entre observações dos 4 grupos e sistematização de aprendizagens com recurso a cartografia específica: compreensão da cidade enquanto SER VIVO (que nasce, cresce e morre) e da arquitectura como o seu CORPO que reflecte as várias épocas de construção, os períodos de desenvolvimento económico ou de recessão e a adaptação a novas funções, estéticas e necessidades.

Construção de livro POPVILA

  • Ilustração em grupo das páginas e elaboração individual de edificação tridimensional procurando respeitar o número de pisos e a época que cada grupo escolheu;

  • Aproximação, em termos plásticos, ao grafismo do livro POPVILLE, com esponjados e carimbos de tons lisos e fortes e stencil para desenhar os vãos das várias épocas.

Debate

  • Reflexão sobre a sustentabilidade de uma cidade crescer sempre mais. Debate sobre o desenvolvimento futuro da vila, nomeadamente:

    • a necessidade das novas expansões;

    • o abandono das áreas antigas (observado no burgo);

    • o custo ambiental da expansão (desflorestação, recursos naturais, infra-estruturas, energia, transportes, emissões de CO2, resíduos) relativamente à reabilitação urbana, enquanto factor de sustentabilidade ambiental, patrimonial e social.

  • Colagem das fotos dos próprios alunos com o que livremente escolheram dizer sobre os temas abordados;

  • Montagem e leitura do livro;

  • Preenchimento individual da avaliação da actividade.