Luís Manuel Sousa
Agrupamento de Escolas de Marvão

Alunos portugueses e espanhóis do ensino básico estão a conhecer-se e a trocar experiências no âmbito do programa «Intercâmbios Escolares EUROACE», estabelecido entre as Escolas EBI de Ammaia (Agrupamento de Escolas de Marvão) e o Colégio de Nuestra Señora de Bótoa, de Badajoz, o que trouxe, no passado dia 6 de novembro, os alunos da escola espanhola ao concelho de Marvão. Os alunos e professores espanhóis tiveram a oportunidade de visitar a escola sede do Agrupamento, a vila de Marvão e a zona de lazer da Portagem.

Professores e alunos do 2º ciclo da Escola EBI de Ammaia prepararam e desenvolveram um conjunto de atividades para os seus colegas espanhóis. Na recepção aos participantes, após umas palavras de boas-vindas por parte do Diretor do Agrupamento de Escolas do Concelho de Marvão, decorreu um pequeno momento musical, seguindo-se a visita à vila de Marvão. O passeio foi conduzido pelos professores e alunos portugueses, que mostraram a vila e castelo de Marvão aos seus colegas espanhóis. A visita decorreu num ambiente de grande convívio e foi do agrado da generalidade dos alunos e professores visitantes. Posteriormente decorreu o almoço na zona de lazer da Portagem e seguiu-se uma sessão de jogos tradicionais.

Este intercâmbio, o primeiro de outros que se seguirão, decorreu da melhor forma, tendo todos os participantes espanhóis agradecido as atividades realizadas e o excelente acolhimento dos seus colegas portugueses.

O Agrupamento quis destacar este intercâmbio, já que o mesmo poderá promover as relações entre regiões raianas e esbater os efeitos de algum isolamento periférico.