Capa | 2010-2011 | 2012 | 2013 | Revista 12 | Revista 13 | Revista 14

Atividades da Escola

Rafael Belchior
Agrupamento de Escolas n.º 3 de Elvas

A escola pode oferecer-nos várias atividades, de modo a reduzir, muitas vezes, a enfadonha tarefa do estudo. Essas atividades podem contribuir para o sucesso escolar.

Na verdade, a vida académica tem os seus altos e baixos, devido à necessidade constante de estudo. Nervosismo, ansiedade e a inexorável  tarefa de estudar, fazem com que o estudante não se possa coibir de ser “infetado” pelo desinteresse e cansaço. Estes grandes inimigos do aluno podem, mais tarde, fazê-lo apresentar baixos rendimentos escolares. E se podem! Um aluno cansado raramente é produtivo. Porém, muitas das atividades da escola permitem aliviar o látego provocado pelos livros e promover o sucesso escolar. Veja-se, por exemplo, o desporto escolar como grande impulsionador da atividade física, convívio e interesse pela escola. Desta forma, os alunos estarão mais propensos a não procrastinar as tarefas escolares.

Por outro lado, a escola não se limita a oferecer atividades para descontração dos alunos. Efetivamente, também se é apoiado e impulsionado o trabalho destes. Através dos trabalhos, palestras e apresentações, qualquer aluno pode ser convidado a partilhar o seu conhecimento sobre qualquer tema com os demais colegas. Vale a pena? Certamente! Ao fazer isto, o aluno está a contribuir para o aumento do sucesso escolar dos colegas e, concomitantemente, do seu próprio sucesso, escolar e social. Por exemplo, um aluno que apresente um trabalho no âmbito de uma determinada disciplina, pode ser convidado a apresentar uma palestra sobre o seu trabalho e, desta forma, partilhar os seus conhecimentos.

Em jeito de conclusão, a vida escolar não é monótona e a própria escola possui várias estratégias no que concerne à motivação e incentivo dos seus alunos.