Capa | Revista 09 | Revista 10 | Revista 11

MENU


Editorial

Educar Sempre

- A Minha Escola -

PraCachopos

Metas Curriculares

Trabalho de Grupo

Mudar na Adversidade

A formação entre pares

O Menino Jesus

Desabafo

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon


 

 

Desabafo de um estudante

Ana Malpique
Agrupamento de Escolas n. 3 de Elvas

O início de mais um ano escolar na Escola Secundária D.Sancho II foi marcado pelas praxes aos novos alunos, assim como pelo período eleitoral que antecedeu a escolha da lista representativa da Associação de Estudantes e pela animação da Feira de São Mateus.

Os caloiros foram recebidos com animação e, como não poderia deixar de ser, muita sujidade e as famosas coroas. Apesar de tudo, a opinião geral é positiva e o entusiasmo dos novos estudantes contagiante.

Não podemos deixar também de referir o papel que a tão célebre Feira de São Mateus tem na vida dos estudantes que, durante mais de uma semana, se adaptam a uma rotina frenética, em que o dia e a noite se opõem firmemente. A principal tarefa, na maioria das vezes mal sucedida, é conciliar a escola, com os seus horários rigorosos, com os serões nos bares e nas tendas-discotecas. Os fins-de-semana são, geralmente, o culminar da feira, que conta com a agitação tanto dos elvenses como de gente de fora.

No que concerne à candidatura à Associação de Estudantes, é de notar a extrema preocupação e participação por parte dos alunos em relação à mesma, na medida em que este ano letivo se destacou dos anteriores por existirem três listas distintas. A primeira destas, a lista A com Madalena Duarte como cabeça de lista, a segunda, a lista S com Andreia de Matos e, finalmente, a lista X com o presidente da direção João Pinto.

As três listas revelaram um empenho e dedicação notáveis ao longo da semana de campanha, que se realizou na semana de 7 a 11 de outubro. Diversas personalidades foram convidadas para animar os intervalos do período escolar. A enorme capacidade de organização das mesmas tornou-se evidente, cada qual se destacando por distintas razões, às quais os estudantes reagiram de forma positiva.

Quanto ao tradicional debate organizado pelo professor Carlos Beirão, realizado no dia 14 de Outubro, num auditório onde o número de alunos na plateia esgotou a capacidade de lugares a ocupar, constatou-se que este decorreu dentro da normalidade, com as devidas formalidades por parte de cada representante, assim como do próprio entrevistador. Foi notória a antecipada preparação do discurso dos membros das diferentes listas, que procuraram apresentar os seus objetivos com simplicidade e distinção, assim como aprofundar os temas solicitados pelo interlocutor. Cada mesa pôde questionar as oponentes acerca de temas a seu critério, sendo que, concluída essa tarefa, foi concedido à audiência livre-acesso ao diálogo com os representantes das listas, com o objetivo de esclarecer algumas dúvidas. Apesar de alguns percalços e agitação, tão habituais nesta fase do debate, foram evidentes o empenho e a dedicação dos candidatos.

Em suma, o impetuoso início escolar, caraterizado pelas agitadas praxes, pelo animado São Mateus e ainda pela dinâmica campanha para a Associação de Estudantes, mostrou-se uma maneira diferente e única de regressar à rotina da escola, abrindo caminho para o longo período de estudo e empenho que se avizinha.