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Editorial

Educar Sempre

- O A. E. N.º 3 de Elvas

Do AE Vila Boim ao AE N.º 3
Azeitoninha

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Qualificar o Sucesso

Vila Boim

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Qualificar o Sucesso

Cristina Firmino e Mafalda Marujo
Agrupamento de Escolas N.º 3 de Elvas

O projeto Mais Sucesso Escolar – tipologia Fénix, foi implementado no Agrupamento de Escolas de Vila Boim no ano letivo de 2009/2010, com o intuito de diminuir as situações de insucesso escolar, de melhorar o desempenho dos alunos e aumentar a qualidade do sucesso.

Este projeto assenta num modelo organizacional de escola que permite dar um apoio mais personalizado aos alunos, quer estes evidenciem dificuldades de aprendizagem ou, pelo contrário, precisem de desenvolver conhecimentos e capacidades que lhe permitam qualificar o sucesso.

Nos dois primeiros anos de implementação do projeto contemplaram-se o 1º e o 2º ciclos do ensino básico. No terceiro e quarto anos, alargou-se, também, ao 3º ciclo. Assim, foram criados grupos de homogeneidade relativa de acordo com as necessidades de aprendizagem específicas dos alunos, em diversas áreas disciplinares e disciplinas.

No primeiro ano, foram criados grupos de homogeneidade relativa nas áreas disciplinares de Língua Portuguesa e Matemática, no 1º ciclo – a que se deu continuidade nos anos posteriores. No 2º ciclo, iniciou-se o projeto, nas disciplinas de Português, Inglês e História e Geografia de Portugal. Nos anos seguintes, considerou-se pertinente introduzir a disciplina de Matemática em detrimento de História e Geografia de Portugal, pois atingiu-se um patamar de sucesso sustentável nesta disciplina e o nível de insucesso a Matemática era preocupante.

Foram criados grupos de apoio – “ninhos”. Nestes foram, temporariamente integrados, os alunos oriundos das turmas Fénix que necessitavam de um maior apoio para conseguir recuperar – “ninhos” de recuperação – ou desenvolver aprendizagens – “ninhos de desenvolvimento”, o que lhes permitiu a aquisição de conhecimentos específicos e desenvolvimento de capacidades fundamentais que levaram à progressão e elevaram o nível das aprendizagens, dado que os alunos foram integrados num grupo com poucos elementos, que viabiliza um ensino mais individualizado, uma vez que permite respeitar diferentes ritmos de aprendizagem.

Durante o período de vigência do projeto, constatou-se que os “ninhos” representam uma solução dinâmica, não só para problemas de aprendizagem, como também, para problemas de integração e de indisciplina. Os “ninhos” funcionaram no mesmo tempo letivo que as turmas Fénix, não sobrecarregando os alunos com outros tempos de apoio educativo. Sempre que o nível de desempenho esperado fora atingido, os alunos regressaram à sua turma de origem. Toda esta dinâmica foi flexível ao longo dos anos letivos. Os resultados obtidos reforçam as certezas de que esta estratégia de ensino é a adequada para a heterogeneidade multicultural de uma sala de aula.

Tem sido um desafio ambicioso que exigiu determinação, rigor e trabalho de equipa, no qual alunos, professores e pais se comprometeram.

Durante estes quatro anos letivos, a escola integrou a rede de Escolas Fénix, possibilitando-lhe o acompanhamento técnico da equipa AMA-Fénix do Agrupamento de Escolas de Campo Aberto, Beiriz, e o acompanhamento científico da Universidade Católica Portuguesa. Assim, o grupo de docentes, integrado no projeto, teve a oportunidade de partilhar experiências, adequar estratégias e metodologias, produzir materiais e beneficiar de formação específica.

É certo que o projeto exigiu investimento num maior número de docentes, mas o resultado foi um ensino com mais qualidade, um maior empenho por parte dos docentes, uma enorme partilha, cultivo da interdisciplinaridade e um importante compromisso entre docentes, escola, alunos e encarregados de educação.

A implementação do projeto Mais Sucesso Escolar – tipologia Fénix, no Agrupamento de Escolas de Vila Boim, refletiu uma cultura de escola que percebe a importância de desenvolver dinâmicas organizacionais diferenciadas que possam constituir uma resposta educativa face às necessidades e ritmos de aprendizagem dos alunos. Sejam alunos de excelência ou alunos com dificuldades de aprendizagem. Assim, o projeto teve como objetivo não só a melhoria das aprendizagens dos alunos e diminuição do insucesso escolar, mas também dar mais qualidade ao seu sucesso.