Capa | Revista 09 | Revista 10 | Revista 11

MENU


Editorial

Educar Sempre

- O A. E. N.º 3 de Elvas

Do AE Vila Boim ao AE N.º 3
Azeitoninha

desIGUALDADES

Qualificar o Sucesso

Vila Boim

A Sala Teacch

Didática do Português

Parlamento dos Jovens

Geração €uro

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon

  


 

 

Azeitoninha

João Luís Freire
Agrupamento de Escolas N.º 3 de Elvas

O jornal escolar “O Azeitoninha” foi criado há mais de vinte anos na então Escola de Primeiro Ciclo de Vila Boim, tendo-se tornado depois o jornal da Escola Básica Integrada de Vila Boim e, mais tarde, do Agrupamento de Escolas de Vila Boim.

Desde o ano letivo de 2009/2010 que “O Azeitoninha” é da responsabilidade do Clube de Jornalismo, o qual faz parte do Projeto Educativo do Agrupamento. Conta com a participação dos alunos nas diversas tarefas do jornal, mas é da responsabilidade de toda a comunidade educativa. A sua publicação ocorre na última semana de cada período letivo.

O seu layout e impressão decorrem na, até há pouco tempo, escola sede do agrupamento, sendo depois distribuído e vendido nas várias freguesias. Aqui os alunos têm um papel bastante ativo, pois cabe-lhes a eles a sua divulgação pelas comunidades.

Pretende ser um órgão plural com o objetivo de dar voz aos vários membros da comunidade educativa (associação de pais, encarregados de educação, alunos, professores…).

“O Azeitoninha”, mais que um jornal escolar, pretende formar cidadãos através das suas práticas reflexivas e críticas. Pretende ser uma experiência enriquecedora, construtiva, inovadora e que se pretende gratificante, e que por isso se tem constituído como uma importante mais-valia para esta comunidade escolar, que se tem pretendido, cada vez mais envolvida neste projeto, no decorrer dos anos.

Este jornal assume-se ainda como um importante veículo para o estímulo ao uso da língua materna, conduzindo e motivando os alunos ao aperfeiçoamento da sua expressão escrita. É para além disso, meio fundamental para se conhecer e mesmo construir a história desta escola.

O Azeitoninha tem sido por isso, ao longo destes anos, um meio de excelência para promover o saber fazer e o trabalho de equipa. Através da utilização da palavra escrita tem-se procurado retratar parte da vida desta Escola e tem-se tentado, quiçá mesmo conseguido, que seja o espelho e mesmo eco daquilo que se faz e pensa nas várias escolas daquele que até há pouco tempo foi o Agrupamento de Escolas de Vila Boim.

Num processo de grandes mudanças, aquilo que se espera, que se deseja, é que este jornal continue a ser um projeto dinâmico e que continue a envolver a comunidade escolar.