Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU


Editorial

Educar Sempre

Olhares Cruzados

- A Minha Escola -

Eco_Escolas

Esc. Garcia D'Orta

Projecto  Educativo

Hécules da Modernidade

O mérito conquista-se

 Em Busca da Excelência

NPPEB

Escolas de Marvão

Media PIEF

A Escola. Que futuro?

Educação para a Saúde

Escolas de Arronches

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon

  

Um Projecto em Busca da Excelência

Carlos Serra
Escola Secundária de São Lourenço

O Projecto Educativo da Escola de S. Lourenço (PEE), recentemente aprovado, inspirou-se num conceito caro a Aristóteles: a excelência. Uma citação do filósofo grego abre este documento de referência, que, como todos sabemos, norteia todas as actividades escolares. A busca da excelência é um processo contínuo, inacabado, cativante, que se alimenta de sonhos. Como co-autor do actual PEE, apresento algumas linhas mestras do que a S. Lourenço pretende ser, agora com as novíssimas instalações.

A ideia de escola pública, que se move com as motivações, empenho e força da comunidade, surge logo no preâmbulo: «O PEE visa mobilizar energias no sentido de construir uma ideia comum, um percurso colectivo, um propósito determinado. Sendo o projecto de uma escola pública, pretende construir-se com todos e para todos: alunos, pessoal docente e não docente, encarregados de educação e comunidade envolvente. Um dos objectivos fundamentais deste PEE é ajudar a construir uma cultura de escola, assente em valores, com os quais todos se identifiquem e que configurem os modos de acção organizacional que se quer dinâmica, renovadora e comprometida com os seus alunos e a comunidade onde está inserida. Esta ideia de parceria e envolvimento convoca todos os actores co-responsáveis no processo educativo, para um trabalho cooperativo. É esta dimensão colectiva que permite transformar as limitações de cada um em recursos para todos e que possibilita que as próprias organizações se desenvolvam, reforçando a sua capacidade de autonomia e de mudança. Neste contexto, o conceito de qualidade definido neste projecto não se esgota apenas nos resultados escolares. Pelo contrário, o sucesso depende da forma como os alunos são envolvidos, implicados e comprometidos na construção do seu próprio conhecimento, de uma forma dinâmica e continuada, na busca da melhoria educativa que se vai desenvolvendo no quotidiano escolar. Pretende-se, assim, cativar os alunos para o pensamento crítico, actuante e reflexivo de modo a promover um processo cognitivo que os ajude a construir o seu percurso formativo e a sua participação activa na sociedade. Um ensino humanizado e transformador, que responda às exigências do século XXI, é a pedra angular deste Projecto Educativo.»

O texto introdutório resume todo um documento um pouco extenso. O PEE faz uma alusão aos 127 anos da escola (1884 – 2011), apresenta a escola actual nas diferentes dimensões, mas, sobretudo, aponta metas para a construção de uma nova escola, assente em novas práticas que respondam às aspirações de um corpo discente cada vez mais exigente.

  

Em jeito de conclusão, no capítulo IV do PEE, queremos:

  • «Uma Escola pública que assegure a formação integral das pessoas, que aposte na qualidade, no rigor e na exigência, de forma a tornar os seus alunos autónomos e responsáveis.

  • Uma Escola plural, que se norteie pelos valores da tolerância, da solidariedade e da partilha.

  • Uma Escola cultural e justa que permita uma igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolares, diversificando a oferta formativa, curricular e cultural, em articulação com a realidade em que se insere.

  • Uma Escola como espaço físico e cultural aberto à comunidade.

  • Uma Escola como instituição de referência nos planos educacional, social e cívico, cumprindo a sua missão de serviço público.

  • Uma Escola que aposte no diálogo entre todos os intervenientes da comunidade educativa.

  • Uma Escola que promova estilos de vida saudáveis e desenvolva a auto-estima e o respeito pelo outro.

  • Uma Escola inovadora que acompanhe a evolução social e tecnológica, reformulando os seus métodos de trabalho, procedimentos e incentivos, formando cidadãos com visão de futuro.»

 

São metas ambiciosas.

Mas muitas concretizáveis.