Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU


Editorial

Educar Sempre

Olhares Cruzados

- A Minha Escola -

Eco_Escolas

Esc. Garcia D'Orta

Projecto  Educativo

Hécules da Modernidade

O mérito conquista-se

 Em Busca da Excelência

NPPEB

Escolas de Marvão

Media PIEF

A Escola. Que futuro?

Educação para a Saúde

Escolas de Arronches

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon

 

Projecto de  Requalificação de Espaços Interiores da Escola Garcia D’Orta

Augusto Rainho
Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide

O Projeto de Recuperação de Espaços Interiores da Escola Garcia d’Orta de Castelo de Vide é coordenado e dinamizado pela Disciplina de Educação Visual – 3.º Ciclo, incidindo sobre os conteúdos programáticos da disciplina de Educação Visual do 9.º ano de escolaridade.

Iniciou-se no ano letivo de 2007/2008 e até ao ano letivo de 2009/2010 contou com a parceria da Disciplina de Educação Tecnológica lecionada pelo Professor Joaquim Penalva Loução.

No ano letivo de 2007/08 o projeto iniciou-se com a requalificação da sala de alunos. Foram feitas pinturas murais e adquirido novo mobiliário.

No ano letivo 2008/09 foi elaborado um painel decorativo, composto por 60 telas (40x40cm), pintadas a tinta acrílica, sobre as árvores autóctones mais emblemáticas do concelho, e colocado nas paredes que ladeiam as escadas que fazem a ligação do piso 0 ao piso 1 da Escola. Neste projeto esteve envolvido o Encarregado de Educação Luís Borba.

No ano letivo 2009/10, o projecto incidiu no átrio do piso 1 onde foi criado um espaço polivalente para receber exposições temporárias, concertos, palestras, teatro, projeções multimédia, etc. Foi também realizada uma intervenção que requalificou o refeitório da escola tornando-o mais alegre e acolhedor. Foram pintados e aplicados dois painéis, cada um composto por 15 telas pintadas a tinta acrílica, e feita uma intervenção cromática no tecto do refeitório. Neste projeto, os alunos abordaram a relação entre as linhas retas, oblíquas, perpendiculares, horizontais, o quadrado e o rectângulo. Pretendeu-se, deste modo, fazer uma abordagem à obra de Piet Mondrian e ao neoplasticismo.

No último ano letivo (2010/11) foram requalificados: o corredor do piso 1 (que faz a ligação dos dois edifícios que compõem a Escola Garcia D’Orta) com várias intervenções cromáticas nas paredes e a inclusão de um painel decorativo, composto por 30 telas pintadas a tinta acrílica, sobre letras e números; o espaço subjacente ao claustro do rés-do-chão, com a aplicação de um painel de madeira (1mx7m), pintado a tinta acrílica numa composição livre; parte do bar da escola, onde foram colocados quatro trabalhos com construções geométricas com base no estudo do óvulo e pintadas a lápis de cor; as escadas sul (que ligam o rés-do-chão ao piso 1) com a reaplicação de um painel de madeira, já existente na escola, e que aborda a temática da Expo 98 – Lisboa; o espaço junto à reprografia foi requalificado no sentido de criar um pequeno espaço para exposições.

Todo este projeto se tem desenvolvido com o total apoio da Direção de Escola e em estreito relacionamento. No último ano letivo (2010/11) contou ainda com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Vide, Juntas de Freguesia do Concelho e Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide. Em todos os projetos esteve envolvido o imprescindível funcionário José Carlos Tarouco.