Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU


Editorial

Educar Sempre

Olhares Cruzados

- A Minha Escola -

Eco_Escolas

Esc. Garcia D'Orta

Projecto  Educativo

Hécules da Modernidade

O mérito conquista-se

 Em Busca da Excelência

NPPEB

Escolas de Marvão

Media PIEF

A Escola. Que futuro?

Educação para a Saúde

Escolas de Arronches

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon

 

Eco-Escolas – Galardão Bandeira Verde na nossa escola

Elza Matos e Elisabete Fiel
Agrupamento de Escolas de Campo Maior

O Eco-Escolas é um Programa Internacional que pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental.

A educação ambiental é uma prioridade na nossa escola. Este ano conseguimos o galardão bandeira verde e pelo segundo ano consecutivo vamos candidatar-nos. Tudo começa com uma auditoria ambiental, para conhecer os hábitos da comunidade escolar na utilização de recursos e na capacidade de reciclar. Depois, elaboramos o plano de acção para o combate a duas frentes: o desperdício e o incentivo à reciclagem.

No ano lectivo anterior, alunos e professores desenvolveram várias actividades no sentido de melhorar os hábitos de consumo, tomar consciência dos cenários ambientais, reconhecimento a importância da reciclagem, bem como as actividades de pesquisa e divulgação de resultados, com um único objectivo: melhorar o meio ambiente e o bem-estar da população.

As recolhas de lixo no pátio, a verificação de luzes acesas e torneiras a correr tornou-se prática corrente. Outros projectos foram integrados nesta preocupação com o meio ambiente, tal como a colheita de «monstros eléctricos» de radiografias, pilhas, óleos, etc. Durante a Semana Europeia dos Resíduos fizemos um «Eco-LAB» utilizando resíduos demos-lhe outra utilização: teclas de computadores em jóias, garrafas de plástico em flores, folhas em arranjos.

http://biblioteca-escm.blogspot.com/2010/11/semana-europeia-da-prevencao-dos.html

No dia 5 de Junho, aliámos o dia do ambiente ao dia da criança, a turma do 8º D desenvolveu uma actividade com alunos do pré-escolar e do 1º ciclo da freguesia de Degolados. Tratou-se de uma campanha junto dos mais pequenos que pode fazer eco junto da comunidade. Jogo sobre a reciclagem, teatro de fantoches, caça ao tesouro, pintura, e ainda uma «merenda saudável» à sombra dos pinheiros do pátio. Duas ideias: aprender, proteger o meio-ambiente e divertir os mais pequenos.

http://biblioteca-escm.blogspot.com/2011/06/eco-escolas-dia-do-ambiente-e-dia-da.html

A biodiversidade, a água, a energia e os resíduos são os temas a tratar para este ano lectivo,

Apelamos a que todos possam ajudar nesta difícil tarefa que é cuidar do Planeta Terra.

Todos juntos será mais fácil!

http://www.abae.pt/programa/EE/inicio.php