Capa | Revista 09 | Revista 10 | Revista 11

MENU


Editorial

Educar Sempre

A Minha Escola

- O A. E. C. Maior -

Ag. Esc. Campo Maior

Segurança na Escola

Ed. formal e não formal

Accountability

"FACTOR V"

Biblioteca em «permanência»

Experiências Partilhadas

EU TUNE

Manuais Escolares

Quadros Interativos

Comenius

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon

 

O Agrupamento de escolas do concelho de Campo Maior

... ...
Agrupamento de Escolas
de Campo Maior

A missão do Agrupamento de Escolas de Campo Maior reside na promoção do sucesso educativo e na valorização da formação pessoal e social dos alunos enquanto elementos da comunidade, por isso também agentes ativos na promoção do bem estar coletivo.

Retrato Físico…

O agrupamento encontra-se sediado na Escola Secundária de Campo Maior, mas tem vários edifícios nas diferentes freguesias do concelho.

O projeto ainda não está concluído, mas de acordo com o projeto a beneficiação e impacto na comunidade educativa será muito positiva, uma vez que os espaços oferecem condições de frequência e aprendizagem adequadas às vivências sociais e tecnológicas dos nossos dias.

Projeto para a Escola Secundária de Campo Maior, em finalização

As escolas do 1º ciclo, 2º ciclo e pré-escolar encontram-se afastadas, mas uma nova realidade vem ai, uma vez que as obras para o Centro Escolar já foram iniciadas.

  Escolas do 1º ciclo e Escola Básica de São João Baptista

 Projeto Centro Escolar

Os espaços existentes são construções antigas, pelo que a concretização de um centro escolar moderno com equipamentos mais modernos é necessário, de acordo com as mudanças tecnológicas e com vista à melhoria das aprendizagens.

O Agrupamento em números…

O agrupamento de escolas de Campo Maior tem 1349 alunos, distribuídos pelos vários ciclos, havendo uma concentração de alunos no 1º ciclo (30%).

As escolas do segundo ciclo e a secundária com terceiro ciclo dispõem de biblioteca escolar, o que não acontece em qualquer das escolas do primeiro ciclo, estando esta prevista a construção no novo centro escolar. Ainda assim, as actividades contemplam a frequência das bibliotecas pelo primeiro ciclo e pré-escolar.

Os novos projectos já integram bibliotecas escolares nos espaços e adequadas ao público-alvo.

Quadro n.º 1 – Recursos humanos

PESSOAL DOCENTE E NÃO DOCENTE

nº elementos

Docentes

160

Assistentes técnicos

9

Assistentes operacionais

45

Outros (Técnicos superiores, etc.)

1

Fonte: Parque Escolar, 2011.

Existem uma percentagem significativa de docentes efectivos no nosso agrupamento o que permite o desenvolvimento de projectos num horizonte temporal alargado.

 Oferta Formativa

A escola apresenta uma oferta formativa diversificada em função dos alunos, procurando o sucesso educativo e a excelência de resultados. Procuramos motivar os alunos e docentes, apoiando projectos que contribuam para a formação académica, melhoria das aprendizagens e das competências sociais. A inovação tecnológica e pedagógica é uma das nossas prioridades, bem como da resposta a um público cada vez mais heterogéneo.

Quadro n.º 2 – Oferta Formativa Básico

Quadro n.º 4 – Oferta Formativa Secundário

 A Escola e os projetos

O Agrupamento de escolas de Campo Maior tem participado em diversos projectos que trazem uma mais-valia à escola quer do ponto de vista da inovação quer das boas práticas pedagógicas, que têm sido reconhecidas à escala concelhia, nacional e internacional. Os projectos permitem a aprendizagem, o acesso a equipamentos e experiências diferentes, mas também a promoção da escola enquanto elemento ativo do concelho de Campo Maior. Os projectos como o «Parlamento jovem», Seguranet, Comenius Regio- Bibliotecas Sem Fronteiras, Prémio Ilídio-Pinho, Apoio Fundação Calouste Gulbenkian - «@lerealer», Acer-Tablet Pilot, permitiram o desenvolvimento de skills ao nível do conhecimento, da prática pedagógica, do trabalho colaborativo e foram reconhecidos como boas práticas o que permitiu continuar a trabalhar noutros projectos procurando parceiros e linhas de financiamento que consigam sustentar a nossa vontade de inovar e criar ambientes de aprendizagem verdadeiramente enriquecedores.

 Mosaico de projetos existentes no Agrupamento

A Tabela que se segue apresenta brevemente cada projeto:

Projeto

Descrição

Divulgação 

Eco-escolas

(Europeu)

Atividades no âmbito do ambiente e da sustentabilidade. Permitiu ganhar o Galardão e a bandeira.  

Site eco-escola

Página facebook 

Digital Story Telling –Eu

Tune(Europeu)

 

Criação de histórias digitais, através da metodologia Digital Storyteling. O projeto visa a construção de uma comunidade de alunos de escolas secundárias dos países membros da União Europeia e dos países candidatos oriundos da região Adriática.  

http://www.eutune.eu/ 

iTEC – tecnologia

(Europeu) 

Projeto que privilegia a aprendizagem por cenários de aprendizagem, utilizando tecnologia. 

Moodle do projecto

Página do projeto 

eTwinning

(Europeu)

 

Projeto que utiliza tecnologia para realizar parcerias à distância.

 

Blog da DGE

Plataforma

eTwinning

Grupo School Libraries 

iPAD – DGE –promove a utilização de tecnologias(Nacional) 

Projeto que promove a utilização das tecnologias em contexto educativo.

Formação e realização de produtos digitais

Moodle do projecto

 

Projeto Escola Saudável

Presentemente, o meio ambiente dá sinais de um estado de crise e, por toda a parte, a convivência social impõe comportamentos e hábitos que, quando geridos inadequadamente, desgastam o equilíbrio emocional e físico do Homem.

Assim, para melhorar a qualidade de vida das populações e incrementar a esperança de vida, é urgente que a saúde seja promovida e salvaguardada.

O Projeto Escola Saudável (PES) nasceu, exatamente, com o intuito de contribuir, de modo significativo, para a promoção de hábitos de vida saudável em meio escolar. Todavia, convencidos que é possível extravasar os muros da escola, o PES ambiciona, com o precioso auxílio de professores, de educadores, de profissionais de saúde e de outras áreas afins, formar alunos que também desempenhem o papel de agentes difusores/promotores de saúde na comunidade onde estão integrados.

http://pescm.blogspot.pt/

 

Parlamento Jovem 3º

Ciclo

Parlamento Jovem

Secundário

Euroscola

EntrePalavras

O Parlamento Jovem 3º ciclo,Parlamento Jovem Secundário, Euroscola e Entre Palavras são quatro projetos que visam educar os jovens para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política, assente sempre no respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões. Pretende-se, com reuniões semanais, debater os vários temas de cada projeto donde surgirá um conjunto de ideias que serão debatidas a nível distrital para serem, posteriormente, levadas à sessão nacional.

 

Bibliotec@ em

permanênci@ - Projeto

para o secundário:

Bibliotecas escolares

(Nacional)

Segundo projecto apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian sobre tecnologias e leitura. Trata-se de uma experiência-piloto financiada sobre a promoção da leitura em contextos digitais e a utilização «em cuidados continuados» de biblioteca em casa.

 

Rede de Bibliotecas

Escolares:

- Bibliotecas Escolares

(Nacional)

As duas bibliotecas escolares estão integradas na Rede de Bibliotecas Escolares o que permite o desenvolvimento de trabalho integrado no domínio da promoção da leitura e da literacia. O acompanhamento interconcelhio promove: apoio técnico e pedagógico. A aplicação do modelo de Auto-avaliação permite reconhecer os pontos fortes e os pontos fracos.

A Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior tem sido referenciada como pólo de inovação e boas práticas. 

- Site:

http://www.minerva.uevora.pt/bib-es-campo-maior/

 

-Blog – reconhecido

como «Blog de interesse educativo» -ERTE

–DGE

 

http://biblioteca-escm.blogspot.pt/

 

Publicações

nacionais e internacionais

Ler +

(Nacional)

 

Projeto do Plano Nacional de Leitura que reconhece as boas práticas no domínio

da leitura e da literacia. 

Site

-Blog

Publicações

nacionais 

 SOBE /RBE

(Nacional)  

Projeto em parceria com a Rede de Bibliotecas – Promoção da saúde oral no 1º ciclo 

-Blog 

Fator V

Projeto de voluntariado jovem com alunos do 8º ao 12º anos. É gerido por alunos do 10º ano e pertence ao núcleo de projetos do Ministério da Educação.

 

Desporto Escolar

Várias modalidades, com muito bom desempenho.

 

Projeto REALCE

Intercâmbio entre escolas do 1º ciclo de Portugal e Espanha

 

 

Olimpíadas da Matemática 

Todos os ciclos 

 

Canguru Matemático

Desafios matemáticos para todos alunos do ensino básico e secundário.

 

 

O Desafio do Mês 1º Ciclo-

Desafio matemático a todos os alunos, por ano de escolaridade. 

 

Leitura com mais Valor

Com este projeto pretende-se trabalhar diferentes valores como a honestidade, a sinceridade, o respeito, a amizade, a responsabilidade, a disciplina…a partir da

leitura de histórias e obras.

 

 Projetos em imagens