PROFFORMA

REVISTA ONLINE DO CENTRO DE FORMAÇÃO
DE PROFESSORES DO NORDESTE ALENTEJANO

 

 

 

 

 

A Capacitação Digital dos Docentes como motor da Capacitação Digital das Escolas

João Lopes
Embaixador Digital no CEFOPNA

O Programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril de 2020, prevê o desenvolvimento de um programa para a transformação digital das escolas. Esse programa está fortemente alicerçado na Capacitação Digital dos Docentes.

A partir de um diagnostico inicial do nível de proficiência dos docentes através da plataforma “Check-in”, foi possível efetuar uma candidatura ao POCH para um Plano de Formação ajustado às necessidades das Escolas associadas que permitisse abranger a totalidade dos docentes que integram a área de influência do CEFOPNA.

Tendo como ponto de partida os resultados da participação de 858 docentes, que corresponde a 88% dos docentes das Escolas associadas, foi desenhado um Plano de formação que inicialmente contemplou 45 turmas. A distribuição inicial do número de turmas pelos três níveis de proficiência digital (Quadro 1) teve em conta os resultados obtidos pelos docentes (N1:24%, N2:66%, N3:10%).

  

Quadro 1 – Do diagnóstico ao Plano de Formação (inicial)

A execução do Plano de Formação teve início em maio de 2021. No decorrer da sua execução foram realizados dois pedidos de alteração que visaram ajustar a formação, que faltava executar, às necessidades formativas, ao contexto pós-pandemia e às prioridades institucionais. Até ao momento foram executadas 39 turmas das Oficinas de Capacitação (Quadro 2), com uma taxa de execução de cerca de 93%.

  

 Quadro 2 – Execução do Plano de Formação

  Com perto de 800 docentes que frequentaram, com aproveitamento, as ações de formação propostas, o CEFOPNA tem contribuído para o esforço nacional de Capacitação Digital de Docentes que conta com mais de 70 000 docentes que aderiram às ações de formação disponibilizadas.

Com a disponibilização de formação na área do digital a todos os docentes, adequada ao seu nível de proficiência, pretende-se contribuir para o seu desenvolvimento profissional e criar as condições para a integração transversal das tecnologias nas diferentes áreas curriculares, visando a melhoria contínua da qualidade das aprendizagens.

O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola procura alicerçar a referida integração transversal através da reflexão e a definição de estratégias que permitam a exploração do potencial do digital colocando-o ao serviço da aprendizagem.