PROFFORMA

REVISTA ONLINE DO CENTRO DE FORMAÇÃO
DE PROFESSORES DO NORDESTE ALENTEJANO

 

 

 

 

 

Editorial

Francisco Simão
CEFOPNA

 

Há 12 anos publicámos o primeiro número da revista online PROFFORMA. Desde então, e até hoje, apenas em 2020 a revista não foi publicada, devido aos efeitos da pandemia de COVID 19, mantendo uma regularidade constante e afirmando-se como uma referência na Educação.

Hoje publicamos o 27º número e, mais uma vez contamos com a colaboração de profissionais de referência, tanto a nível local, como regional e nacional.

Como sempre, focamo-nos nas nossas escolas, mas, sobretudo, nas questões relacionadas com a formação contínua e com os projetos institucionais que estão no terreno, como a capacitação digital, a avaliação pedagógica, a educação inclusiva, sem esquecer as Aprendizagens Essenciais da Matemática.

E esse é o nosso objetivo, focarmo-nos na Formação Contínua de Docentes em todas as suas vertentes, na atividade dos CFAE e das Escolas associadas, divulgar boas práticas e a reflexão produzida sobre as várias áreas temáticas pertinentes que enquadram os projetos institucionais e das escolas. A PROFFORMA quer ser um fórum de discussão e reflexão para os professores, para as escolas e para os CFAE, e, como sempre, está aberta à participação de todos os que desejem partilhar ideias.

É nessa perspetiva que queremos conceber novas formas de Formação Contínua, a partir da reflexão sobre a que já existe. Os CFAE são os interlocutores privilegiados que podem mobilizar recursos e apoios externos, enquanto “território educativo” e também os recursos do próprio sistema, estimulando a sua divulgação e utilização.

Nas palavras de Rui Canário, “não é possível adivinhar, nem prever, o futuro da formação contínua de professores, mas é possível problematizá-lo. Ou seja, é desejável agir estrategicamente, no presente, para que o futuro possa ser o resultado de uma escolha, e não a consequência de um destino.”

Num tempo em que a Mudança é a palavra de ordem na Educação (e quando não foi?), em que o futuro que se anuncia na Educação e na Carreira Docente assume contornos preocupantes que não deixam ninguém indiferente, queremos que, apesar de tudo, a PROFFORMA seja uma referência de constância e reflexão sobre o ato educativo em si e sobre a sala de aula, que é onde tudo conflui e o fulcro de todo o processo educativo.

Mas não queremos esquecer que estamos de novo naquela altura do ano que a todos encanta e convida a reflexões de Paz, Amor e Fraternidade. Por isso, queremos desejar-lhe um Santo Natal e um Excelente ano de 2023, cheio de boas e gratificantes surpresas e, porque não, uma Educação, uma Escola, mais gratificante para alunos e professores, com mais sentido e estabilidade para todos.