PROFFORMA

REVISTA ONLINE DO CENTRO DE FORMAÇÃO
DE PROFESSORES DO NORDESTE ALENTEJANO

 

 

 

 

 O XV Congresso Nacional dos CFAE)

Silvério Cabrita Silva da Conceição
Diretor do CFAE de Albufeira
Representante da rede CFAE Algarve

Nos dias 5, 6 e 7 de Outubro de 2022 decorreu na cidade de Lagoa, no Algarve, o XV Congresso Nacional dos Centros de Formação de Associação das Escolas, o qual decorreu no âmbito do 30.º aniversário da criação dos CFAEs.

Organizado pela rede CFAE Algarve, de acordo com o sistema rotativo instituído entre as Regiões, teve como tema aglutinador “Inovação e desenvolvimento: contributo da formação contínua”. Foram abordados temas como a Dimensão Europeia da Formação, Formação Contínua / Impasses e perspectivas, Desenvolvimento profissional e pessoal, Inovação e Planeamento, Desenvolvimento e avaliação das Políticas Locais de Educação e Formação

Para além dos representantes da Autarquia e da Delegação Regional de Educação, o Congresso contou, na sessão de abertura, com a presença da Sra. Diretora Geral da DGAE, Dra. Susana Castanheira Lopes e, na sessão de encerramento, com a presença do Sr. Secretário de Estado da Educação, Dr. António Leite.

De entre os oradores participantes, constam os nomes de Rui Trindade (Presidente do CCPFC), Manuela Esteves, José Alberto Gonçalves, Joaquim Alcoforado, Vitor Gamboa, Vera Caeiro, Duarte Duarte, Ana Cristina Madeira, Mauro Figueiredo, João Carlos Sousa, António Ramos. 

Logo no primeiro dia do Congresso, Dia Mundial do Professor, foi apresentado o trabalho em curso promovido por uma equipa de ex-diretores de CFAE, trabalho esse relativo às “Memórias dos CFAEs”. Esta equipa é atualmente constituída por Antónia Serra, José Raminhos, José Ribeirinho, Jorge Nascimento e Manuel Pina. A apresentação contou com a participação de Eusébio André Machado.

Com a presença de cerca de 130 participantes oriundos das várias zonas do continente, este foi um congresso em que, para além dos vários espaços formativos, contou com atividades culturais e com momentos de convívio, nomeadamente dois jantares convívio promovidos pela organização.

Este evento só foi possível com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa, que disponibilizou o Auditório Carlos do Carmo bem como outros apoios de âmbito diverso.

A comissão organizadora deste congresso foi constituída pelos seis diretores de CFAE do Algarve: Ana Cristina Madeira, Celeste Sousa, Duarte Duarte, Isabel Rodrigues, Maria Eugénia de Jesus e  Silvério Conceição (Presidente).