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Projeto EU TUNE

Ana Gonçalves, João Carlos Sousa e Luís Santa
Agrupamento de Escolas
de Campo Maior

O projeto EU TUNE integrou um concurso internacional para estudantes do ensino secundário.

O projeto teve por objetivo a criação de uma comunidade de estudantes do ensino secundário dos estados membros da União Europeia e dos Países da Região Adriática candidatos a uma futura integração. Pretendeu-se que os jovens contassem as suas experiências através da linguagem das histórias digitais, de modo a evitar ideias pré-concebidas e estereótipos.

O projeto EU TUNE visou, ainda, o desenvolvimento do diálogo interinstitucional entre académicos e representantes de instituições regionais, governamentais e europeias, ligadas ao alargamento da Europa.

O Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior participou no projeto com um grupo de alunos, tendo obtido o primeiro lugar numa das categorias a concurso.

Financiado pela Comissão Europeia, no quadro do Programa PRINCE 2010-EU 27, o projeto visava a criação de uma comunidade de estudantes do ensino secundário dos potenciais candidatos a estados membros da Região Adriática: Albânia, Bósnia-Herzegovina, Croácia e Montenegro.

A proposta centrou-se na Região Adriática de modo a fortalecer as relações entre os estados vizinhos e a desenvolver o conhecimento mútuo da nova geração, através da promoção da linguagem digital e de um sistema de comunicação baseado na Internet.

 Os jovens estudantes falaram da sua vida quotidiana, da herança cultural do seu país, das suas esperanças e expectativas em relação ao próximo alargamento europeu, das ideias pré-concebidas e dos estereótipos relacionados com o seu país.

O projeto teve o objetivo específico de mostrar a realidade contemporânea dos países candidatos e de ilustrar as suas potencialidades, enquanto possíveis estados membros da União Europeia. Para além disso, EU TUNE pretendeu contribuir para a promoção da tolerância e compreensão através do diálogo intercultural.

A comunidade virtual construída durante o desenvolvimento do projeto permitiu que os jovens partilhassem as suas experiências, aprendendo sobre as características culturais e sociais de cada um dos países participantes e contribuindo para melhorar o diálogo intercultural em temas como a música, a arte, a natureza, experiências de viagem e aspetos da sua cultura, como tradições nacionais ou história.

EU TUNE pretendeu estimular um debate público fundamentado acerca dos benefícios e desafios do futuro alargamento da Europa, promovendo workshops temáticos, que abordaram vários tópicos relacionados com o alargamento, tais como a situação atual, as suas implicações nas políticas europeias e o impacto nas expectativas das próximas gerações.

Este projeto (www.eutune.eu) começou em janeiro de 2012, coordenado pela Universidade "Guglielmo Marconi", de Roma e os seus parceiros foram a Regione Molise (Itália) e a Associação de Professores de Sintra (Portugal). Contou, ainda, com parceiros associados como, Ístria Region (Croácia), Herzegovina-Neretva Canton (Bósnia-Herzegovina), Office of Youth - Ministry of Education and Sport (Montenegro) e Education Directorate in Shkoder (Albânia), provenientes da Euro Região Adriática. O Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior integrou o grupo de escolas portuguesas participantes no projeto.

Numa primeira fase os professores das escolas secundárias reunidos em Novigrad, na Croácia, em abril de 2012, frequentaram um workshop sobre Histórias Digitais “Toward the European enlargement”, onde abordaram o estado da arte do processo de alargamento e o seu desenvolvimento atual: pré-acesso e negociações conducentes à integração. Neste workshop foi ainda abordada a metodologia das histórias digitais como linguagem comum capaz de promover o diálogo intercultural, especialmente entre os jovens. Na verdade, trata-se de um instrumento de aprendizagem eficaz e poderoso, quer para os professores, quer para os alunos, estimulando a criatividade e o pensamento crítico, pela combinação da antiga arte de contar histórias, conjugada com diferentes ferramentas digitais. Uma história digital é uma vídeo-narrativa curta, na primeira pessoa, combinando a gravação de voz, imagens com e sem movimento, música e outros sons.

O momento central do projeto consistiu num concurso internacional que envolveu 300 estudantes do ensino secundário provenientes de 50 escolas de Itália, Áustria, Portugal, România, Albânia, Bósnia-Herzegovina, Croácia e Montenegro.

Durante 2 meses os estudantes produziram as suas próprias histórias, abordando 3 temas diferentes: Sim, Sou EU, Expectativas dos Europeus e Estereótipos.

Laboratórios EU TUNE

Os laboratórios EU TUNE consistiram em momentos de trabalho em que os estudantes abordam a questão da Europa e do seu alargamento, através de filmes curtos sobre os seus países, salientando as oportunidades, dificuldades e desafios do processo de integração e as ideias dos jovens sobre as possibilidades de ultrapassar os preconceitos que afetam os seus países.

Este trabalho iniciou-se no princípio do ano letivo com o apoio dos professores. Foi utilizada a técnica das histórias digitais que, sendo inovadora, permitiu que os estudantes expressassem o seu ponto de vista sobre a Europa e criassem novas relações com colegas de outros países.

Encontro final e atribuição de prémios

Ao longo do projeto pretendeu-se estimular um debate fundamentado sobre os benefícios e desafios do futuro alargamento da União Europeia. Para tal, contribuíram os workshops internacionais “Toward the European Enlargement”, em Novigrad, Croácia, em abril de 2012, com a presença de escolas da Croácia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro, Albânia, Itália, Portugal e Áustria.

O segundo workshop “The process of EU enlargement to the Adriatic and the Ionian Sea countries and the elaboration of a macro-regional strategy", teve lugar em Bruxelas, no passado mês de julho.

A conferência final realizou-se em Roma, a 14 de dezembro, e nela foram divulgados os resultados do projeto, sendo distinguidas as melhores histórias digitais.

O projeto no Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior

 No Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior, o projeto contou com a dinamização dos professores Ana Gonçalves e Luís Santa, que criaram uma oficina de projeto com os alunos participantes.

Durante alguns meses os alunos trabalharam para poder concorrer numas das três categorias existentes: “Yes, that’s me”, onde o aluno teria de se apresentar, contextualizando a sua experiência de vida na herança cultural da sua localidade/país; “Stereotypes” que, como o próprio nome indica, estava relacionado com os estereótipos existentes em cada país de origem; “European High Hopes”, em que o tema a explorar deveria incidir sobre as vantagens e perspetivas acerca do alargamento da União Europeia. 

O trabalho desenvovlido implicou a construção da narrativa, recolha de dados e imagens e edição dos vídeos. Os resultados obtidos deixaram todos os envolvidos no projeto bastante orgulhosos, pois o produto final do trabalho dos alunos e os resultados alcançados foram francamente positivos.

A aluna Maria Carolina Carneiro obteve o primeiro lugar absoluto (entre o grupo de países da Europa e os quatro grupos de países da região Adriática participantes), na categoria “Stereotypes”, a aluna Joana Carita Nunes obteve o segundo lugar, de entre o grupo de países da UE, na categoria “European High Hopes”, e o aluno João Filipe Azinhais, obteve o terceiro lugar, de entre o grupo de países da UE, na categoria “Yes, That’s Me”.

O vídeo premiado com o primiero lugar está disponível aquiThe Forgotten Country”.

No dia 13 dezembro, com os apoios da Câmara Municipal de Campo Maior e da empresa Delta Cafés, uma comitiva do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior deslocou-se a Roma para participar numa conferência sobre o alargamento da União Europeia e para receber os prémios no âmbito do projeto EU TUNE.

O projeto constitui uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, quer para os alunos, quer para os professores participantes!