Capa | Revista 09 | Revista 10 | Revista 11

MENU


- Editorial -

 

Educar Sempre

A Minha Escola

O A. E. C. Maior

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon


 

 

Editorial

Luísa Moreira
CEFOPNA

 

 

Muda-se o ser, muda-se a confiança:
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Luís de Camões

Não sei quem foi que disse, mas acho que tinha razão “A única coisa eterna e constante é a mudança!”. De facto, tudo muda, atualmente a uma velocidade vertiginosa (assustadora até), e, em educação, esta dinâmica traz, frequentemente, conflitos e sobressaltos. Mas acontece! E, achamos nós, é salutar que aconteça e que, como diz Camões “…o mundo vá sempre tomando novas qualidades”.

Porque faz parte da vida, do tempo, da educação, porque é viva e dinâmica, a PROFFORMA também não pára, também muda. Depois de oito números num formato que contava com a colaboração (preciosa) de todas as escolas que integram a área do CEFOPNA, a equipa responsável considerou, ouvidos todos os participantes, que fazia sentido que, em cada número, se desse destaque a uma só escola. Uma espécie de convidada de honra.

Pretende-se, com este olhar centrado, dar a cada escola a oportunidade de melhor se apresentar e divulgar o que a faz existir. Assim, não só cada realidade pode apresentar as suas especificidades, não se limitando apenas a uma colaboração pontual, como pode, ainda, dar-se a conhecer a todos os que trabalham na mesma região e não só.

Parece-nos uma aposta interessante e, a prová-lo, aí estão Agrupamento de Campo Maior a mostrar a sua identidade e aquilo que o torna singular. São projetos, são desafios, são sucessos e conquistas. No fundo, é o resultado de um percurso de aprendizagens que marcam um concelho!

No entanto, queremos frisar que as portas da PROFFORMA, que é como quem diz as suas páginas, continuam abertas à colaboração de outras escolas, de outros professores, de todos aqueles que, de uma ou outra forma, se preocupam com esse mundo que é a Educação.

Para além das escolas, mantêm-se as rubricas habituais, como Educar Sempre, a entrevista e as crónicas de aprender. Neste número, o Professor Verdasca, um homem com uma vida ao serviço do ensino e das escolas, fala sem papas na língua. Diz-nos o que pensa, o que propõe e, estamos certos, vem ao encontro de muitas opiniões e convicções que são nossas também. Nas crónicas de aprender, o senhor padre Américo, professor aposentado da Secundária de São Lourenço e figura bem conhecida em Portalegre, recorda um episódio que lemos carregado de terna saudade.

A PROFFORMA continua assim bem viva e cheia de esperança e confiança. Acreditamos, convictamente, que temos um lugar na vida das nossas escolas, que somos uma referência de qualidade e, por isso, orgulhamo-nos de poder continuar a contar com as colaborações de todos. O que somos, e o que seremos, depende da força com que conseguirmos atar os laços nesta tapeçaria educativa que o CEFOPNA, diariamente, tenta tecer!