Capa | Revista 09 | Revista 10 | Revista 11

MENU


Editorial

Educar Sempre

A Minha Escola

- O A. E. C. Maior -

Ag. Esc. Campo Maior

Segurança na Escola

Ed. formal e não formal

Accountability

"FACTOR V"

Biblioteca em «permanência»

Experiências Partilhadas

EU TUNE

Manuais Escolares

Quadros Interativos

Comenius

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon

  


 

 

“EXPERIÊNCIAS PARTILHADAS”

João Golaio e Ana Golaio
Agrupamento de Escolas
de Campo Maior

Uma das vantagens de trabalhar de forma agrupada é a capacidade de rentabilização dos recursos materiais e humanos.

O Projeto “Experiências Partilhadas” nasceu dessa vontade, do entusiasmo da turma de12.º ano de Física e do gosto pela partilha e o trabalho em equipa dos professores envolvidos.

Assim, em estreita colaboração com alunos do 12.º ano e depois de uma análise cuidada e objetiva,  preparámos uma série de experiências,  indo ao encontro dos conteúdos programáticos do 1.º ciclo. Os alunos do 12º ano e o professor responsável deslocaram-se a todos os Estabelecimentos de Ensino do concelho, onde partilharam saberes, o saber fazer, o entusiasmo pela ciência, pela experimentação e a descoberta.

Para este projeto, o nosso objetivo foi:

  • que os alunos do 12.º ano aprendessem a ensinar de uma forma simplificada e adequada à faixa etária onde iriam intervir.

  • que os alunos do 1.º ciclo aprendessem  os conceitos do programa informalmente, ainda que, com rigor científico e pedagógico;

  • que os conceitos abordados tivessem sempre como objetivo o cumprimento do programa do 1.º ciclo

Embora todos os docentes se empenhem no trabalho de experimentação, esta colaboração veio reforçar o rigor técnico e científico. Foi um trabalho em equipa profícuo, de muito interesse pedagógico, que contribuiu para uma relação pedagógica na vertical, rentabilizando os recursos materiais e humanos.