PROFFORMA
REVISTA
ONLINE DO CENTRO DE FORMAÇÃO
|
||||||||
“A Escola sobreviveu, renasceu transformada e, agora, procura nova estabilidade num chão que ainda lhe é estranho. Os recursos digitais são presença constante na aprendizagem, a capacitação digital dos docentes está em curso, a necessidade de recuperar aprendizagens, eventualmente prejudicadas pelo confinamento, é uma preocupação. E os portões continuam a abrir-se para ver entrar milhares de crianças e jovens que precisam de compreender, e efetivar, um sonho conjunto: - Um mundo inclusivo, justo, equitativo e conhecedor.”
In EDITORIAL PROFFORMA, nº 26, Luísa Moreira
Vivemos hoje nas escolas tempos de inquietação e ansiedade. A pandemia determinou nas escolas respostas de emergência e de recurso, e envolveu os professores e os gestores escolares de formas nunca até agora imaginadas. Por outro lado, foi preciso inovar e criar respostas pedagogicamente adequadas para dar resposta aos condicionalismos impostos pela pandemia. A PROFFORMA convidou José Victor Pedroso, Diretor Geral de Educação, a responder a algumas questões sobre a atualidade que vive a educação: “Em educação as medidas nunca são “miraculosas”. Resultam de um trabalho continuado, persistente e em que os resultados apenas se observam ao fim de alguns anos. Para quem trabalha em educação o objetivo é sempre a melhoria das aprendizagens dos alunos numa escola inclusiva, em que nenhum aluno fica para trás
Nesta rubrica trazemos 8 perspetivas sobre o atual momento e contexto da Educação e da vida nas escolas: Daniela Ferreira e Ariana Cosme, falam-nos dos Desafios da construção de uma escola inclusiva: a importância de flexibilizar a prática pedagógica; “Quando se compararam os resultados dos rankings do ensino privado e os do público, comparando-se aquilo que na prática é incomparável”, é o tema da reflexão de Luísa Moreira, ex-Coordenadora Nacional do Projeto Fénix; O balanço do 1º ano de trabalho do Plano de Transição Digital da Educação, no nosso território, de acordo com João Lopes, Embaixador Digital do CFAE CEFOPNA; O Voleibol no Desporto Escolar: Uma análise situacional da fase Pré-Pandemia, um artigo importante, da autoria de Carlos Dias, Félix Romero e Jorge Rafael, com fotografia de Alexandre Pona; “E@D, entre o mais que nos une e o menos que nos separa”, Cristina Sala e Ana Reis, do Agrupamento de Escolas de Arronches fazem-nos o ponto da situação sobre o Ensino à Distância nos dias que vivemos; E ainda no seguimento deste tema do E@D, nem tudo foi mau, como nos diz Elisabete Rasquete, do Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas: “Quando o longe se fez perto”; E, naturalmente, o ponto de vista dos alunos no que toca ao E@D, nas palavras do Pedro Barreto, Presidente da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas do Bonfim; Por último, um assunto para desenvolver em reflexões futuras. Este pode ser considerado um ponto de partida: “Avaliação de Desempenho Docente: Um novo voo de Ícaro”, da autoria do José Lemos Diogo, Diretor do CFAE CFECA-AlmadaForma. “já ninguém apura a caligrafia. eu próprio me atrapalho com o que escrevo. é triste perder a arte. é triste garatujar sem alma. antigamente exibia-se uma boa letra com orgulho. não sei fazer mais mas faço isto. é a minha marca. um talento por explicar. esqueçam a ortografia.” João Matela e… kallos… leia-se caligrafia!
E ainda o imperdível CARTOON! Do Quim Ferreira
Publicação
Trimestral do CEFOPNA |