PROFFORMA

REVISTA ONLINE DO CENTRO DE FORMAÇÃO
DE PROFESSORES DO NORDESTE ALENTEJANO

 

 

 

 

 

N.20

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A grande transformação coloca exigências e, ao contrário do que vinha sendo habitual, o desafio é colocado aos professores e não aos alunos. É ao docente que compete a organização e gestão dos espaços onde as aprendizagens ocorrem; é ao docente que compete desenvolver cenários que propiciem a pluralidade de processos de aprendizagem; é ao professor que compete desenvolver dinâmicas inovadoras de aprendizagem. Vivemos, e cremos ser privilegiados por isso, a era da possível e exigida inovação, fugindo, necessariamente, ao cansaço de uma rotina obsoleta e castradora de sonhos.”

                          

In EDITORIAL PROFORMA, nº 20, Luísa Moreira

Educar Sempre

Nesta rubrica todos estão convidados a colaborar, pais, professores, funcionários, alunos e quem quer que, de uma forma ou de outra se preocupe e reflicta sobre as questões da Educação. E já vamos podendo contar com um número bem simpático de colaboradores regulares que nos honram com a sua preferência para publicar os seus artigos e reflexões. Estão nesse caso, o Alcino Silva, que nos traz um Contributo sobre o conceito de trabalho colaborativo, e o Orlando Serrano, que nos fala do Envolvimento familiar: da teoria à prática, da escrita à ação.

Ainda no que diz respeito ao Programa Nacional de Promoção do Sucesso Educativo (PNPSE), as escolas fazem-nos um pouco o ponto da situação no desenvolvimento dos seus PAE. O Agrupamento de Castelo de Vide fala-nos da Implementação e desenvolvimento do Plano de Ação Estratégica do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide; e a Sofia Castro, pelo Agrupamento de Marvão traz-nos o Plano de Ação Estratégica 2016/2018, Agrupamento de Escolas de Marvão.

Por fim, falemos de constituição de turmas – parece tão óbvio, e tem tanto que se lhe diga. Vale a pena uma leitura atenta do texto A constituição de turmas – no final do arco-íris está um pote de ouro, da Luísa Moreira. E, por último, e também na linha dedicada ao PNPSE, trazemos-lhe CEFOPNA–Plano de Formação 2017/2018, as razões e os fundamentos de um plano pensado, estruturado e criado com e pelas escolas. Os textos são da responsabilidade da Luísa Moreira e do  Francisco Simão.

 

Boas Leituras

Crónicas de Aprender

TPC e imaginação – uma crónica de recordações e de reflexão bem disposta, que nos traz a Luísa Moreira. Poderá ser interessante reflectir um pouco sobre a natureza e função dos TPC, desde logo a partir, por exemplo, desta pequena frase: “Uns cumpriam, normalmente, o que eu dizia; outros raramente o faziam; outros, ainda, estendiam à família a possibilidade de desenvolverem competências no português, pedindo a alguém que cumprisse o T.P.C. Li textos de mães muito interessantes, sobretudo revelando uma maturidade surpreendente em jovens de 13 ou 14 anos…”

Entrevista

Neste número contamos com a colaboração muito especial de um bom amigo. o Dr. Carlos Percheiro, Diretor do Agrupamento de Escolas nº 3 de Évora, com sede na Escola Secundária Severim de Faria, que nos responde clara e frontalmente às questões colocadas pela PROFFORMA, sobre o momento que vivemos na Educação; Sobre a escola que temos e a que queremos ter. Uma entrevista cuja leitura recomendamos vivamente!

 

E ainda o imperdível CARTOON!

 

 

 

Publicação Trimestral do CEFOPNA
Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano
Maio de 2017