Capa | 2010-2011 | 2012 | 2013 | Revista 12 | Revista 13 | Revista 14

MENU


Editorial

Educar Sempre

- A Minha Escola -

El Aprendizaje de la lengua..

Escola Piloto de Alemão

Educação para a Cidadania

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon

 


 

 

Mouzinho é Escola Piloto de Alemão

Elsa Garcia
Agrupamento de Escolas do Bonfim

O Agrupamento  de Escolas do Bonfim faz parte  do Projeto de Escolas Piloto de Alemão ( PEPA), que se baseia num protocolo entre o Agrupamento, o Goethe Institut de Lisboa, a Embaixada Alemã e o Ministério da Educação.

Num mundo global, é consensual que a aprendizagem de uma língua estrangeira se revela de extrema importância. A língua inglesa, pela sua abrangência mundial, é ja ponto assente como “a língua”, aquela ferramenta que ninguém pode dispensar se quiser ter sucesso. Uma segunda língua estrangeira aparece, então, como fator de diferenciação.

Daí a importância da aprendizagem da língua alemã. Não será difícil arranjar argumentos que fundamentem esta ideia. A Alemanha apresenta um enorme e concorrido mercado de trabalho, uma estabilidade económica única e um padrão de vida invejável. O mesmo acontece com os restantes países de língua oficial alemã: a Áustria, a Suiça e o pequeno, mas rico, Liechenstein. Mas não precisamos sair do nosso país para compreendermos a importância do alemão. As empresas alemãs sediadas em Portugal representam uma grande parte da nossa taxa de empregabilidade e preferem quem saiba falar alemão...

Os mais céticos vão argumentar com a dificuldade da língua, com a sua gramática complexa e a sua pronúncia “dura”.

Daí a importância deste protocolo. Através dele , e com a ajuda do Goethe Institut, as escolas piloto desenvolvem uma série de atividades relacionadas com a língua e cultura alemãs. No Agrupamento de Escolas do Bonfim, mais especificamente na sua escola sede ( a Escola Secundária Mouzinho da Silveira), para além da oferta curricular da disciplina de Alemão é ainda oferecido, à comunidade educativa, um Curso Livre. Este curso, que teve início no ano letivo passado, conta com a participação de alunos de vários graus de ensino, de pais, de ex-alunos e de professores, que duas vezes por semana, de forma gratuita, se juntam para aprender a língua. Neste ano letivo, para além da turma de iniciação, existe ainda uma turma de continuação com alunos que iniciaram a aprendizagem no ano letivo passado.

Para além do curso, os alunos da disciplina de Alemão e os formandos do Curso Livre, participaram,  no ano letivo passado, numa workshop no instituto, em Lisboa, e numa visita à Escola Alemã.

Mas o projeto também premeia os melhores. Assim, foram atribuidos três prémios para os melhores alunos da disciplina de Alemão e, ainda, e sem dúvida o melhor prémio de todos, a um aluno do décimo ano de Línguas e Humanidades, foi oferecida uma bolsa de estudo. Este aluno frequentou, durante três semanas, um curso de verão em Bona. Para este ano está prevista a realização na escola sede de uma Workshop  “Popakademie”; a comemoração de várias efemérides ligadas à cultura alemã e ainda uma exposição sobre o muro de Berlim.

Com tantas atividades, termino com a alegria de quem ensina alemão, porque, claramente,  “Deutsch macht Spass!” ( O alemão é divertido!).

 

 

Elsa Garcia