Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU


Editorial

Educar Sempre

- Olhares Cruzados -

24 de Outubro

Desenvolvimento Literacia

A Biblioteca Escolar

Inovar com TIC

Projectos Europeus

FEITIÇOS

"Percursos e Cenários"

Escola Profissional

Literacia da Informação

 

A Minha Escola

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon



 

 

“Aprender a inovar com TIC”: Um Projecto na e com a Biblioteca Escolar

Helena Melo
Agrupamento de Escolas
N.º 2 de Elvas

 A Escola deve ajudar a preparar jovens que dominem um conjunto de competências complexas, no que à informação diz respeito. Hoje em dia grande parte do conhecimento de que necessitamos pode encontrar-se na Web e as actividades de pesquisa e tratamento de informação necessitam de um maior acompanhamento por parte da escola em geral e dos docentes em particular. É do conhecimento geral as grandes fragilidades que os alunos demonstram, na procura e uso de conteúdos informativos relevantes e fiáveis, bem como na transformação destes em conhecimento.

Perante este cenário a Escola deve promover o ensino e a aprendizagem de diferentes literacias, mais concretamente a literacia da informação. Neste contexto a Biblioteca Escolar (BE) pode considerar-se um verdadeiro espaço de inclusão digital. Entendida como espaço de aprendizagem, a BE desempenha um papel fundamental na promoção de um uso seguro, criterioso, crítico e eficaz da informação. Neste sentido, a BE deve delinear um plano de acção no qual identifique as necessidades de informação e conteúdos curriculares, as metas de aprendizagem e a variedade de recursos disponíveis ou a adquirir.

A BE em colaboração com os docentes pode implementar um conjunto de acções, para dar resposta às necessidades sentidas, nas quais se incluem a formação de utilizadores. Foi neste contexto que a BE da Escola Básica com Jardim de Infância de Santa Luzia (EB1/JI Santa Luzia) elaborou a candidatura do projecto Repórteres Santa Luzia (Repórteres SL), aprovado no âmbito do programa Aprender e Inovar com TIC, coordenando a sua concretização no decorrer do triénio 2009 - 2012.

Este projecto pretende dinamizar a utilização educativa das novas tecnologias, como forma de desenvolver uma maior interacção entre a escola e a comunidade, promovendo a implementação de actividades na sala de aula, recorrendo a métodos activos de trabalho com recurso às novas tecnologias, em estreita colaboração com os docentes. Tentar-se-á desta forma mobilizar a curiosidade dos alunos, responder aos seus interesses e necessidades e de reconhecer, nas aprendizagens efectuadas, sentido e utilidade, estimulando assim a motivação e a apetência para a aprendizagem, proporcionando desta forma o acesso ao conhecimento.

É importante incentivar os alunos a serem autónomos, responsáveis, solidários, motivando-os para as aprendizagens de carácter curricular; desenvolver a investigação, pesquisa e aprendizagens activas; aceder a informação factual mais precisa, com interesse educativo e disponível em suportes mais atraentes, interactivos e dinâmicos; participar em projectos e experiências com outras escolas de lugares próximos e distantes, fortalecendo o sentido de pertença a uma ou mais comunidades; desenvolver a colaboração entre os professores (trabalho de equipa); desenvolver competências no âmbito da leitura e da escrita, na pesquisa de informação e resolução de problemas. Assim, a biblioteca escolar (centro nevrálgico deste projecto) configura-se como um recurso mediador e imprescindível para a alfabetização plena que pode e deve ser feita em articulação com os professores das várias áreas curriculares e extra curriculares.

O projecto desenvolve-se com base num núcleo central (uma agência noticiosa) onde se produzem trabalhos escritos, áudio e vídeo. Cada ano de escolaridade é responsável por uma secção desta agência noticiosa:

  • Notícias SL – São textos elaborados, com base nos temas desenvolvidos pelos alunos e com interesse para toda a comunidade educativa (alimentação, saúde, cidadania…) e são publicados no semanário “Linhas de Elvas” e no jornal da escola “Aqueduto”. São também elaboradas newsletters temáticas para divulgação das actividades realizadas e dos recursos produzidos. Os temas são apresentados na BE, desenvolvidos de forma articulada entre a sala de aula e a BE, com o apoio do(a) professor(a) titular de turma e da professora bibliotecária.

  • Repórteres Juniores – com base na informação recolhida e nos trabalhos concebidos, os alunos realizam todas as semanas um programa de rádio relacionado com a temática abordada, com a orientação da professora bibliotecária. Este programa conta com a colaboração da Rádio Sim e pode ser ouvido por toda a comunidade local. O programa é transmitido pela emissão local mas caso se considere ser de interesse mais alargado a transmissão poderá ser nacional.

  • Grande Reportagem – nesta rubrica os alunos realizam pesquisas, selecionam informação e divulgam-na junto dos colegas e da comunidade escolar.

  •  Conectando Mundos – projeto colaborativo que pretende promover a reflexão sobre a construção da cidadania numa sociedade intercultural, fomentando acções, comportamentos individuais e colectivos transformadores, com o objetivo de contribuir para a construção de uma sociedade equitativa, diversa e justa. O projecto aposta no trabalho cooperativo entre turmas de diferentes países (Espanha, Itália, Brasil, Costa Rica).

  • eTwinning – Children and Reporters é também um projeto colaborativo entre escolas europeias, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação que consiste na criação de um jornal online que inclui noticias das escolas envolvidas, proporcionando desta forma igualmente a aquisição de competências de leitura e de escrita em língua inglesa.

Neste projecto Repórteres SL, estão envolvidos alunos dos Jardins de Infância, do 1º, 2º e 3º Ciclos do Agrupamento de Escolas n.º 2 de Elvas.

Todo o trabalho realizado até ao momento está disponível no blogue que criamos para divulgar as atividades deste projeto e que poderá ser consultado no seguinte link: http://reporteressl.site40.net.

 

 

Children and Reporters

Children and Reporters