Capa | 2010-2011 | 2012 | 2013 | Revista 12 | Revista 13 | Revista 14 | Revista 15 | Revista 16

MENU


Editorial

Educar Sempre

- A Minha Escola -

Programa de Português

Educação Especial ESSL

Inside Views

"Energia com vida"

 

"Se eu gostasse muito de ler"

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon


 

 

5ª Edição do Projeto "Energia com vida"

Maria Isabel Junceiro
Agrupamento de Escolas de
Marvão

 No presente ano letivo 2014-15, quatro turmas do Agrupamento de Escolas do Concelho de Marvão (8º e 9º anos), no âmbito das temáticas abordadas na disciplina de Geografia, aderiram ao projeto “Energia com vida”, promovido pela EDP e que já vai na 5ª edição.

Tendo em conta a seleção de três das temáticas possíveis, formaram-se três equipas constituídas da seguinte forma:

Equipa 1: alunos do 9º ST – “ Esperança à Diferença”

Turma do 9º ST da EBI c/ JI Dr. Manuel Magro Machado (escola polo) do AECM

 

O facto de em Santo António das Areias ter aberto um lar da APPACDM, destinado a pessoas portadoras de deficiência, despertou o interesse dos alunos para conhecer melhor a instituição e o seu funcionamento e poder conviver com os seus utentes de forma solidária, levando-lhes algum conforto e esperança.  

Os seis elementos da equipa, desenvolveram as seguintes ações:

  • Visitas à Instituição APPACDM, em dias diferentes, para assistir a atividades de rotina diversas e colaborar nas mesmas, como voluntários;

  • Interação com os utentes e ajudá-los a participar nas atividades;

  • Preparação de atividades de animação e dinamização de uma tarde de animação, proporcionando alguns momentos agradáveis aos utentes (uma tarde diferente);

  • Elaboração de um trabalho (filme e uma apresentação em PowerPoint) com as evidências recolhidas, pelas duas turmas da equipa.

Este projeto possibilitou o contacto com uma realidade diferente. A interação com pessoas portadoras de deficiência foi uma experiência bastante positiva, pois os alunos sentiram que conseguiram levar um pouco de ânimo aos utentes da APPACDM e de certa forma contribuíram para que os mesmos tivessem alguns momentos diferentes e de convívio. Este projeto despertou nos elementos da equipa o espírito solidário e a vontade de continuar a desenvolver um trabalho voluntário junto de quem precisa de ajuda e tem os mesmos direitos que qualquer ser humano.

Os elementos da equipa, ficaram motivados para desenvolver trabalho, de voluntariado, na APPACDM, sempre que poderem.

                      

IMG_20150429_091222835 (1)

EnergiaComVida_5ed_EBI_cJI_Dr_Manuel_Magro_Machado_AECM_Esperança à Diferença (2)EnergiaComVida_5ed_EBI_cJI_Dr_Manuel_Magro_Machado_AECM_Esperança à Diferença (14)

EnergiaComVida_5ed_EBI_cJI_Dr_Manuel_Magro_Machado_AECM_Esperança à Diferença (12)EnergiaComVida_5ed_EBI_cJI_Dr_Manuel_Magro_Machado_AECM_Esperança à Diferença (6)

EnergiaComVida_5ed_EBI_cJI_Dr_Manuel_Magro_Machado_AECM_Esperança à Diferença (8)EnergiaComVida_5ed_EBI_cJI_Dr_Manuel_Magro_Machado_AECM_Esperança à Diferença (3)

EnergiaComVida_5ed_EBI_cJI_Dr_Manuel_Magro_Machado_AECM_Esperança à Diferença (2)EnergiaComVida_5ed_EBI_cJI_Dr_Manuel_Magro_Machado_AECM_Esperança à Diferença

EnergiaComVida_5ed_EBI_cJI_Dr_Manuel_Magro_Machado_AECM_Esperança à Diferença (3)

IMG_20150429_091335095

 

Equipa 2: alunos do 8º ano – “ Idosos no coração”

Turma do 8º ST da EBI c/ JI Dr. Manuel Magro Machado (escola polo) do AECM

Turma do 8º A da EBI c/ JI de Ammaia- Portagem (escola sede) do AECM

 

O facto de Marvão ser um concelho bastante envelhecido, despertou o interesse por conhecer melhor essa realidade e as ofertas de apoio aos idosos do concelho. Também a vontade de agir e ser solidários com um grupo que necessita de atenção e com o qual ainda se pode aprender muito.

A Equipa quis conhecer melhor a realidade populacional do concelho onde reside, tema que já desde o ano letivo anterior lhes desperta a atenção. Assim, partiram à descoberta de informação para conhecer a realidade e as condições de vida dos idosos do concelho, quais as ofertas de apoio que estão previstas e em funcionamento para este grupo etário.

E através de uma ação voluntária, com idosos do concelho de Marvão, desenvolveram o seguinte intervenção:

  • Visitar aos lares de apoio aos idosos de Marvão para assistir a atividades de rotina diversas;

  • Interação com os utentes e ajudá-los e participar nas atividades;

  • Preparação de atividades de animação e sua dinamização, proporcionando alguns momentos agradáveis aos utentes (uma tarde diferente), em dois dos lares. A turma da escola sede dinamizou uma tarde no Lar de S. Salvador da Aramenha, no dia 15 de abril. A turma da escola pólo dinamizou uma tarde no Lar da Casa do Povo de Santo António das Areias, no dia 20 de abril;

  • Elaboração de um trabalho (filme e uma apresentação em Power Point), com as evidências recolhidas, pelas duas turmas da equipa.

Os alunos gostaram de realizar este projeto, principalmente porque, sendo Marvão um concelho bastante envelhecido, o contacto com este grupo de população permitiu:

  • Conhecer a realidade e a forma como vivem os idosos do concelho;

  • Sentiram que foram muito bem recebidos pelos utentes e pelos funcionários das várias instituições;

  • Sentiram-se úteis e conseguiram dar um pouco de ânimo aos idosos com quem comunicaram;

Com esta intervenção acabaram por aprender e também transmitir conhecimentos. A equipa considerou que todo o trabalho desenvolvido valeu a pena, pois foi muito gratificante pelos sorrisos que conseguiram ver nos rostos dos idosos com quem estiveram alguns momentos.  

Os elementos da equipa ficaram motivados para continuar a desenvolver trabalho de voluntariado nos lares que visitaram, sempre que puderem.

Também procurarão defender sempre os direitos humanos de pessoas idosas e contribuir para o seu bem-estar, evitando a solidão e valorizando os seus conhecimentos e a experiência de vida.  

Querem também voltar a participar na próxima edição do Projeto, se for possível.

EnergiaComVida_5ed_EBI_cJI_Dr_Manuel_Magro_Machado_e_EBI_cJI_Ammaia_AECM_Idosos no coração (6)EnergiaComVida_5ed_EBI_cJI_Dr_Manuel_Magro_Machado_e_EBI_cJI_Ammaia_AECM_Idosos no coração (7)

EnergiaComVida_5ed_EBI_cJI_Dr_Manuel_Magro_Machado_e_EBI_cJI_Ammaia_AECM_Idosos no coração (19)EnergiaComVida_5ed_EBI_cJI_Dr_Manuel_Magro_Machado_e_EBI_cJI_Ammaia_AECM_Idosos no coração (13)

EnergiaComVida_5ed_EBI_cJI_Dr_Manuel_Magro_Machado_e_EBI_cJI_Ammaia_AECM_Idosos no coração (31)

EnergiaComVida_5ed_EBI_cJI_Dr_Manuel_Magro_Machado_e_EBI_cJI_Ammaia_AECM_Idosos no coração (39)EnergiaComVida_5ed_EBI_cJI_Dr_Manuel_Magro_Machado_e_EBI_cJI_Ammaia_AECM_Idosos no coração (26)

EnergiaComVida_5ed_EBI_cJI_Dr_Manuel_Magro_Machado_e_EBI_cJI_Ammaia_AECM_Idosos no coração (35)EnergiaComVida_5ed_EBI_cJI_Dr_Manuel_Magro_Machado_e_EBI_cJI_Ammaia_AECM_Idosos no coração (28)

EnergiaComVida_5ed_EBI_cJI_Dr_Manuel_Magro_Machado_e_EBI_cJI_Ammaia_AECM_Idosos no coração (38)EnergiaComVida_5ed_EBI_cJI_Dr_Manuel_Magro_Machado_e_EBI_cJI_Ammaia_AECM_Idosos no coração (33)

 

Equipa 3: alunos do 9ºA – “ Brigada Ambiental”

Turma do 9º A da EBI c/JI de Ammaia- Portagem (escola sede) do AECM

Face às preocupações relacionadas com os problemas ambientais da sociedade atual e à crescente necessidade de contribuir para a sustentabilidade ambiental do planeta, os alunos da turma selecionaram esta temática. Pensando no seu concelho, a equipa propôs-se demonstrar que no concelho de Marvão ainda existe qualidade de vida em termos ambientais. Numa visita por vários locais do concelho é fácil provar que em cada lugar do concelho de Marvão se encontram vestígios da história que se têm mantido ao longo do tempo e que é importante continuar a preservar. Sendo Marvão um concelho com muitas potencialidades turísticas, é fundamental que se continue a garantir o que de melhor existe e que faz deste concelho um lugar que vale a pena Descobrir, Preservar e Valorizar.

A equipa dispôs-se a ser em Marvão a “brigada em ação pela preservação da qualidade ambiental do concelho”.  

Ao longo do desenvolvimento do projeto, a equipa registou a seguinte intervenção:

  • Visita a vários lugares do concelho e registo fotográfico de locais de interesse;

  • Organização e divulgação de uma visita guiada a um local de interesse a selecionar no concelho;

  • Concretização da Visita “Ao Complexo Arqueológico de Vidais”, no dia 22 de abril (participaram cera de 30 pessoas e foi guiada pelo Professor Jorge Oliveira, da Universidade de Évora). Ainda aguardam a marcação de outras datas para fazer essa visita cerca de 75 pessoas que se inscreveram (alunos e adultos da comunidade educativa);

  • Elaborar um trabalho (filme) de promoção ambiental do concelho de Marvão, com as evidências recolhidas.

Após a realização deste trabalho, a equipa refletiu e, em conjunto, avaliou como muito positivo todo o trabalho realizado e a atividade desenvolvida, pois concluíram que Marvão é um concelho onde o meio ambiente ainda não é um grande problema e podemos considerar que a sua sustentabilidade ambiental é ainda bastante razoável.

Também, consideram importante preservar todo o seu património natural, histórico, cultural e ambiental, pois sem dúvida que ” Marvão é um concelho a Descobrir, Preservar e Valorizar”. Assim, a equipa compromete-se a zelar por Marvão como uma verdadeira “brigada ambiental”, estando atentos a tudo o que se passa e procurando agir sempre que necessário para continuar a promover o melhor que estas terras alentejanas têm e a “lutar” pela sua qualidade ambiental.

Os elementos da equipa, ficaram motivados para continuarem a desenvolver trabalho de voluntariado em defesa da preservação ambiental do concelho de Marvão sempre que puderem.

 

 

 

Resultados do Projeto “Energia com Vida”

do Agrupamento de Escolas do Concelho de Marvão (AECM)

 

Todas as equipas elaboraram um filme que publicaram no Youtube e enviaram os respetivo link, juntamente com outras evidências e fichas de projeto para a Equipa responsável pelo projeto a nível nacional para que todo o trabalho fosse apreciado.

E foi com agrado que, no dia 22 de maio, recebemos um email da equipa do projeto com a seguinte informação:

 “Parabéns!

No âmbito do projeto energia com vida - escolas solidárias, promovido pela Fundação EDP, é com enorme satisfação que comunicamos que nesta 5.ªedição a sua escola foi Qualificada! Desde o início do ano letivo foram mais de 300 as escolas, como a sua, que responderam ao desafio energia com vida e AGIRAM! Nem todas conseguiram chegar até ao fim, a sua encontra-se no grupo das 84 escolas que conseguiram QUALIFICAR os seus projetos (veja a lista de apuramento em anexo).”

E, no dia 03 de junho, os alunos das três equipas, deslocaram-se a Lisboa, acompanhados de três professoras, para participar no Evento Final do Projeto “Energia com vida”, que decorreu no Museu da Eletricidade. Esta foi uma experiência que ficará sempre nas memórias dos alunos e constituiu um momento de partilha entre os participantes das escolas qualificadas a nível nacional.   

 

 

Painel do Agrupamento de Escolas de Marvão da Exposição do Evento Final

Dia 03 de junho de 2015 / Museu da Eletricidade  - Lisboa

 

 

Para que este projeto se concretizasse, vários foram os parceiros que colaboraram e aos quais muito agradecemos, a saber:

  • à Câmara Municipal de Marvão; ao Centro de Saúde de Marvão, à APPACDM, em SAA; ao Lar da Casa do Povo de SAA; ao Lar de S. Salvador da Aramenha, ao Lar de Nossa Senhora da Esperança, no Porto de Espada; à Santa Casa da Misericórdia de Marvão; ao Centro de Convívio da Escusa; ao Professor Jorge Oliveira, da Universidade de Évora; à direção do AECM; aos professores que trabalharam com os alunos e colaboraram em várias etapas dos projetos desenvolvidos (Carlos Castelinho, Sofia Castro, Cristina Apolinário, Alzira Varela, Teresa Coutinho, entre outros); à professora Bibliotecária (Carla Cordeiro), que publicou os filmes das turmas no Youtube; aos assistentes operacionais e aos encarregados de educação que direta ou diretamente colaboraram.  

 

A todos o nosso Obrigado!