Capa | 2010-2011 | 2012 | 2013 | Revista 12 | Revista 13 | Revista 14 | Revista 15 | Revista 16

MENU


Editorial

Educar Sempre

- A Minha Escola -

Programa de Português

Educação Especial ESSL

Inside Views

 

"Energia com vida"

"Se eu gostasse muito de ler"

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon


 

 

“Inside Views - Fieldwork methods of social anthropology to promote civic, cultural and intercultural education”

Amândio Valente
Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide

A Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide, em parceria com o Agrupamento de Escolas, participa numa rede de projetos no âmbito do atual Programa Erasmus+.

Trata-se de uma ação de educação e formação dos seus intervenientes numa dupla intencionalidade de abordar a memória, o património local e que este constitua um conjunto de oportunidades de aprendizagens intergeracionais.

Por outro lado, acredita-se que os processos de aprendizagem são possíveis processos de qualificação dos intervenientes e das instituições envolvidas.

Neste sentido, a recriação em novos contextos constitui um dos objetivos deste seminário, na medida em que pretende implicar novos agentes e sujeitos na reflexão / ação metodológica que induza processos de desenvolvimento comunitário.

O envolvimento do Município de Castelo de Vide, presente em diferentes parcerias com as entidades interlocutoras citadas, surge com naturalidade e acrescenta uma dimensão ao nível da decisão política local.

O seminário pretende, igualmente, a partir de processos socioeducativos (em desenvolvimento) novas abordagens, mobilizando multidisciplinariedades e diferentes instituições, em torno de objetivos comuns para Castelo de Vide.

Desta forma, as questões em torno da revitalização e da valorização do património, a participação em acções comuns, das gentes que aqui habitam, configuram uma oportunidade de reflexão para a definição de metodologias de trabalho para o desenvolvimento local, para a valorização dos profissionais e equipamentos/recursos sociais, educativos e culturais existentes, em simultâneo com o exercício empresarial e comercial que se desenvolve no concelho.

1. A Santa Casa da Misericórdia e o Seminário

A Santa Casa da Misericórdia como instituição de referência local na área social procura assumir um papel de interlocutora para um trabalho territorializado no concelho. Pretende desenvolver ações de valorização dos mais velhos, procurando novos sentidos para uma participação socialmente útil.

Desta forma, a parceria com o Agrupamento de Escolas propõe um conjunto de processos educativos numa base intergeracional de abordagem à memória e ao património.

 A diversificação das fontes de conhecimento junto dos mais velhos reencontra a história das gentes, dos locais, das relações sociais, uma história local que pode ser oportunidade de aprendizagem e gosto pela leitura, pela escrita e pelo conhecimento de uma memória coletiva e agregadora.

É neste sentido que se encontra empenhada na realização deste seminário de desafios para o futuro, de construção participada de soluções que sustentam oportunidades de desenvolvimento social e qualificação dos seus técnicos.

 

2. O Agrupamento de Escolas e o Seminário

A realização do seminário pretende dar uma centralidade ao trabalho educativo do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide.

A ocorrência deste seminário procura aprofundar a relação em parceria com instituições e associações locais, de modo a evidenciar a importância da educação e da formação ao longo da vida, as diferentes estratégias que se podem implementar e contribuir para o desenvolvimento do concelho.

O papel do Agrupamento de Escolas é crucial para o futuro de Castelo de Vide e procura recriar constantemente processos e dinâmicas educativas locais, em rede e na parceria europeia.

 

 

Em territórios / concelhos como o de Castelo de Vide, a existência do Agrupamento de Escolas, em práticas educativas territorializadas, valida-se no seu trabalho escolar (preocupação política permanente) e na dimensão comunitária imprescindível para o desenvolvimento global do concelho.

A participação dos docentes no seminário pode também constituir momento de reflexão das suas práticas, de contextualização do seu quotidiano, de desenvolvimento pessoal e profissional.

3. A Câmara Municipal e o Seminário

A Câmara Municipal de Castelo de Vide associa-se e apoia a realização do seminário na justa medida que valoriza soluções participadas para problemas locais, de forma a implicar os agentes dos diferentes setores em grupos de trabalho multidisciplinares e multi-institucionais.

Por outro lado, é também de interesse autárquico que na realização deste seminário se proponha passar de uma lógica de apresentação de comunicações, para uma lógica de construção de soluções em torno de uma problemática definida como prioritária no concelho.

A valorização dos recursos e dos equipamentos locais pode ser potenciada na consecução de seminários com este formato.

O concelho de Castelo de Vide encontra uma oportunidade de sistematizar e disseminar um formato de seminário e das suas conclusões para outros concelhos e outras instâncias de decisão política.

Tema central do Seminário:

Inclusão Social, Educativa e Desenvolvimento Local

Temas dos grupos de trabalho:

Grupo A: Papel da escola e de outras instituições educativas na promoção do desenvolvimento local;

Grupo B: Papel das parcerias na promoção do desenvolvimento local;

Grupo C: Equipamentos culturais, património e processos de participação e qualificação.

Metodologia

De forma resumida, pretendeu-se com a realização deste seminário:

1. Aprender

O Agrupamento de Escolas e a Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide desenvolve localmente o projeto “Olhares Cruzados”, no âmbito da parceria europeia e do projeto ““Inside Views - Fieldwork methods of social anthropology to promote civic, cultural and intercultural education”, com o nome local “Olhares Cruzados”.

Localmente o trabalho educativo e comunitário valoriza a intergeracionalidade como oportunidade de valorizar os mais velhos e os mais novos em processos educativos e de animação local.

Em simultâneo, pretende-se abordar a memória e o património como oportunidade de trabalho pedagógico para a elaboração de uma “história local”, com testemunho dos mais velhos e escrita pelos mais novos.

O projeto “O meu Museu”, o projeto “A árvore dos Patrimónios”, ambos da autoria da arquiteta Susana Bicho, e apoiados pela Câmara Municipal de Castelo de Vide, são propostas educativas que trazem o património para a sala de aula, valorizam o passado histórico de Castelo de Vide, reconfiguram os processos escolares, dinamizam os espaços públicos e os equipamentos socioculturais.

Deste modo, as instituições promotoras deste seminário (Agrupamento de Escolas e Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide), com o apoio do município, pretendem divulgar um conjunto de práticas educativas e comunitárias que têm suportado uma estratégia de desenvolvimento local e recriação dos processos educativos.

2. Partilhar

Este seminário permitiu concretizar, de forma articulada, um conjunto de três objetivos:

  • Dar a palavra aos protagonistas dos projetos;

  • Criar momentos e espaços de partilha e recriação dos processos e metodologias de trabalho com outros agentes locais (da cultura, das autarquias, da área social, do comércio, novos residentes, das empresas);

  • Rentabilizar as presenças de coordenadores e técnicos de outros projetos europeus para que, com a sua experiência, possam contribuir com novas pistas para projetos locais.

3. Desenvolver

Este seminário permitiu assim recolher contributos no sentido de:

  • Enriquecer o papel dos diferentes atores locais em processos educativos e de desenvolvimento local;

  • Promover caminhos para processos de qualificação entre pares, de qualificação de instituições e equipamentos socioculturais;  

  • Recriar estratégias de trabalho educativo e de animação comunitária, aprofundar parcerias locais e processos de mediação;

  • Afirmar a importância educativa e social do Agrupamento de Escolas e da Santa Casa da Misericórdia;

  • Devolver a síntese final aos intervenientes e às instituições presentes.

4. Funcionamento dos grupos de trabalho

Quanto à metodologia de funcionamento do seminário, iniciou o trabalho em pequenos grupos divididos com base no critério da agilização da comunicação linguística, promovendo, ao mesmo tempo, a multidisciplinaridade profissional dos participantes de forma a enriquecer o debate de ideias.

Os grupos tiveram animadores e decidiram quem interviria na apresentação das sínteses no plenário final.

A elaboração da síntese final foi da responsabilidade da mesa e dos animadores dos grupos.

Nota final

O Seminário decorreu num clima de grande participação e reflexão que sustentou um conjunto de propostas metodológicas para o desenvolvimento educativo e comunitário de Castelo de Vide, sugerindo-se um conjunto vasto de informação, disponível na página oficial do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide ou através da consulta do seguinte link.