Capa | Revista 01 | Revista 02 | Revista 03 | Revista 04 | Revista 05

MENU


Editorial

Educar Sempre

A Minha Escola

Eco School

Projecto COMENIUS

Agrupamento Arronches

Agrupamento Marvão

Novas Oportunidades

Arte na S. Lourenço

Leituras Luminosas

Projecto Leitura

A Física & a Ed.  Sexual

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon

 


 

 

Eco School Links - Projeto Comenius

António Mendes
Agrupamento de Escolas N.º 1 de Portalegre

O Projeto Europeu Coménius “Eco schools Links” visa a promoção da Ecologia, sustentabilidade e cidadania, bem como a construção de um espírito de solidariedade europeu baseado no trabalho colaborativo de alunos, escolas e comunidades, contando com a participação de 8 Países europeus: Espanha, Eslovénia, Grécia, Itália, Polónia, Portugal, República Checa e Reino Unido.

O Agrupamento de Escolas de Portalegre, enquanto escola coordenadora, e a Escola EB1 Raul Lino – Agrupamento Francisco de Arruda – Lisboa, organizaram o primeiro encontro do projeto, o qual decorreu de 3 a 8 de Novembro, em Lisboa e Portalegre, contando com a participação de 25  professores/ coordenadores/ diretores de escolas.

O programa incluiu uma visita ao Palácio de Belém e a apresentação do projeto “Eco Schools” ao Departamento de Educação da Presidência da República.

O projeto “Eco Escolas”, desenvolvido em todos os níveis de ensino do Agrupamento de Escolas Nº 1 de Portalegre, conta com a parceria do Parque Natural da Serra de S. Mamede, da Escola Superior de Educação de Portalegre e da Delta Cafés.

Os alunos e professores do nosso agrupamento pretendem, com este projeto, a criação de laços entre as escolas europeias com base na ecologia e na sustentabilidade, através de um trabalho cooperativo, promovendo a preservação dos ecossistemas, a consciência ecológica e investigação científica.

“Eco Schools” visa promover a cidadania europeia, através do estudo do ambiente natural e das condições de saúde, sensibilizando os alunos e as suas comunidades locais para o equilíbrio ecológico, para as alterações climáticas no planeta e para a necessidade de proteger o ambiente natural através da adoção de estilos de vida saudáveis.

Neste sentido,  “Eco Schools” irá promover um trabalho conjunto na área da ecologia, incidindo, cada escola, sobre questões de importância local, relacionadas com as características do seu país/região, proporcionando o envolvimento ativo das comunidades escolares e de todos os grupos etários. " Eco Schools" propõe-se a considerar a educação ambiental como um processo contínuo de aprendizagem ao longo da vida, com base numa abordagem interdisciplinar.

 ”Eco Schools” visa envolver alunos e professores no uso das tecnologias e informação e comunicação, promovendo a construção de ferramentas multilingue (website) que permitam a disseminação do projeto.

(consultar www.eb1-alegrete.rcts.pt/comenius.htm )

As novas tecnologias  permitirão aos alunos o acesso aos conteúdos trabalhados por todos os parceiros, permitindo a divulgação e o estudo das culturas locais , bem como estabelecer a ecologia e a cidadania como pilares da formação de uma nova identidade europeia.

"Eco Schools " considera a educação ambiental como um meio privilegiado para  a promoção do desenvolvimento local e do equilíbrio económico e social.

Em cooperação com as populações, o nosso projeto tem como objetivo estudar e valorizar o ambiente local através da implementação de centros de interpretação que contribuam para a preservação da cultura e para a dinâmica da economia local.

"Eco Schools" ambiciona que os alunos, os seus pais e os seus avós possam trabalhar e aprender em conjunto, envolvendo, desta forma, a participação de cidadãos europeus de todas as idades, promovendo o diálogo inter-geracional, o voluntariado, a solidariedade e o envelhecimento ativo.

No primeiro ano de implementação do projeto, cada escola procederá à identificação das principais áreas ecológicas da sua região. Alunos e professores irão estudar as condições do ambiente natural, o impacto da atividade humana, bem como os modos de lidar com os problemas ambientais.

 No segundo ano do projeto, cada parceiro, através dos seus projetos locais, irá promover e reforçar os hábitos de vida saudáveis e um estilo de vida ecológico. Os alunos irão desenvolver o seu trabalho, contribuindo para a implementação de atividades ecológicas e um modo de vida sustentável.

Os parceiros do projeto “Eco Schools” estão empenhados em proporcionar uma educação global que promova a criação e o desenvolvimento de eco-atitudes e de uma cidadania ativa que promova a preservação do nosso património cultural e ambiental.

"Eco Schools", através do trabalho colaborativo de todos os parceiros europeus, visa contribuir para a construção de uma sociedade multi-étnica, onde as pessoas e o meio ambiente possam conviver em perfeita harmonia, e onde cada região e cada país possa preservar e reforçar sua identidade cultural contribuindo para a construção de uma de uma Europa unida e sustentável.