Capa | 2010-2011 | 2012 | 2013 | Revista 12 | Revista 13 | Revista 14

MENU


Editorial

Educar Sempre

- A Minha Escola -

A Importância do Inglês

A Violência ... Família

Dar Vida à Biblioteca

Semana da Leitura

Escola na Natureza

 

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon


 

 

Dar Vida à Biblioteca...

Carla Cordeiro
Agrupamento de Escolas de Marvão

Quando numa quarta-feira de maio, cheguei à biblioteca da Escola da Portagem, foi grande a alegria que senti… Foi muito agradável ver a vida daquela biblioteca!

Havia alunos que gozavam os vinte minutos do seu tempo de intervalo em jogos de computador, outros faziam trabalhos de História no PowerPoint, outros, sentados à mesa, jogavam xadrez; “Quem é quem?”; “Party & Co Junior”, outros desenhavam e pintavam desenhos para oferecerem ao melhor amigo e ainda havia alunos que, devido à falta de espaço desta biblioteca, sentaram-se no chão a ler um livro ou uma revista.

Mas nem sempre é assim… Nos dias de sol em que apetece correr, conversar e brincar no recreio, as visitas à biblioteca diminuem um pouco. Continuam a ir os mais “viciados” nos jogos de computador ou aqueles que gostam de mostrar aos colegas as suas habilidades e pontuações no jogo preferido.

Agora a biblioteca também tem mais um “rival” – o Mundial de Futebol! Os alunos dedicam os seus tempos livres à troca de cromos e partilha de “cadernetas da bola”.

Quando toca para a entrada e é hora de regressar às aulas, a biblioteca fica mais vazia, mas não perde a sua vida. Passado pouco tempo vem um aluno buscar dicionários para as aulas de Português, Francês ou Inglês. Mais tarde vem um aluno do ensino especial para cumprir a sua tarefa no espaço da biblioteca. E assim são os dias da biblioteca, vividos entre o trabalho e a diversão…

… a dar vida à biblioteca!