Capa | 2010-2011 | 2012 | 2013 | Revista 12 | Revista 13 | Revista 14

MENU


Editorial

Educar Sempre

- A Minha Escola -

A Importância do Inglês

A Violência ... Família

Dar Vida à Biblioteca

Semana da Leitura

Escola na Natureza

 

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon

 


 

 

A Importância do Inglês no Mundo Atual

Armanda Cabral
Escola Secundária de São Lourenço

A expansão da Língua Inglesa delineou-se a partir da Revolução Industrial e do processo de colonização de muitos países nas Américas, Ásia, África e Oceânia. Embora as condições para estabelecer o inglês como língua internacional tenham sido implementadas pela Grã-Bretanha, a emergência dos Estados Unidos como superpotência, em meados do século XX, garantiu a consolidação desse idioma como língua global.

O inglês é falado como primeira língua nos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Canadá, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e vários países das Caraíbas.

O fenômeno da crescente globalização do mundo e a consequente necessidade de uma linguagem eficiente de comunicação fez com que a língua inglesa seja hoje fundamental em todo o mundo. É a Língua internacional, das viagens e dos negócios. É a língua da comunicação mundial.

O domínio do idioma significa crescimento, desenvolvimento e, acima de tudo, melhores condições para acompanhar as rápidas mudanças que têm vindo a ocorrer. O Inglês abre assim as portas para o desenvolvimento pessoal, profissional e cultural.

Há estimativas de que 85% das publicações científicas do mundo, 75% de toda a comunicação internacional por escrito, 80% da informação armazenada em todos os computadores do mundo e 90% do conteúdo da Internet são em Inglês.

É um atributo essencial para ingressar num mercado do trabalho cada vez mais competitivo. Com a globalização crescente, muitos jovens ver-se-ão num futuro próximo, obrigados a procurar uma vida melhor no estrangeiro. O Inglês abre muitas portas, começando pela porta do mercado do trabalho.

Com o surgimento da Internet, os conhecimentos de Inglês tornaram-se fundamentais para quem quer ter acesso à informação e quer, por exemplo, fazer uma pesquisa eficiente na Web. A Internet, como um dos mais poderosos instrumentos tecnológicos aptos a trazer e levar informações, irá enfatizar a importância da língua.

O Inglês é a língua da Informática, do cinema mundial, dos desportos internacionais, da aviação, dos encontros científicos, do comércio internacional e do turismo. Tem uma função social e comunicativa. Tornou-se o veículo do intercâmbio cultural.

A intensificação do processo de interação entre povos e culturas por via do estreitamento das relações económicas tem transformado o domínio do Inglês num bem valioso.

Até há bem pouco tempo o inglês era um privilégio de poucos, hoje, é uma necessidade de muitos.