PROFFORMA

REVISTA ONLINE DO CENTRO DE FORMAÇÃO
DE PROFESSORES DO NORDESTE ALENTEJANO

 

 

 

 

Escola – Piloto PAFC
Anos contratualizados para o Projeto: 1º e 5º ano

Agr. Escolas N.º 3 de Elvas
...

Efeitos

O Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular veio modificar as metodologias de trabalho. Apesar de sempre ter existido colaboração entre docentes de diferentes disciplinas, o PAFC veio estender as hipóteses de colaboração para além do campo tradicional. Deste modo, um dos efeitos mais importantes foi colocar os docentes numa busca constante de possibilidades de flexibilização de conteúdos e metodologias, dando destaque a realidades locais e regionais.

No Agrupamento foram tomadas as seguintes opções curriculares:

  • Combinação parcial ou total de disciplinas em Domínios de Autonomia Curricular;

  • Alternância, ao longo do ano letivo, de períodos de funcionamento disciplinar com períodos de funcionamento multidisciplinar, em trabalho colaborativo;

  • Desenvolvimento de trabalho prático ou experimental com recurso a desdobramento de turmas ou outra organização;

  • Redistribuição da carga horária das disciplinas das matrizes curriculares-base, promovendo tempos de trabalho de projeto interdisciplinar, com partilha de horários entre diferentes disciplinas;

  • Organização do funcionamento das disciplinas de um modo trimestral ou semestral ou outra organização;

  • Criação de disciplinas, de espaço ou de tempos de trabalho para o desenvolvimento de componentes de currículo local, entre outras, com contributo interdisciplinar. 

Resultados

Cada vez mais se espera da escola que, para além de formar para competências específicas e necessárias para o futuro profissional, forme indivíduos conscientes, cidadãos ativos e com capacidade de atuarem em conjunto para melhorar a sociedade em que se inserem.

Deste modo, na sequência da vaga de incêndios que devastou extensas áreas florestais e habitacionais, entre Junho e Outubro de 2017, no centro de Portugal, o coletivo de professores  - equipa PAFC - decidiu colocar os alunos do 5º ano a criar postais com o enquadramento histórico e geográfico da região e a realizar uma recolha de brinquedos nas suas comunidades que pudessem ser enviados para os alunos do Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande, de forma a levar-lhes a solidariedade dos alunos de Vila Boim e localidades circundantes. Nesta atividade, que teve o seu culminar na Festa de Natal da escola, participaram todas as disciplinas.

Houve a participação massiva dos encarregados de educação nesta iniciativa, de forma a envolver a maior parte da comunidade escolar.

Ao nível do 1º ano têm sido desenvolvidos vários projectos interdisciplinares com coadjuvação de docentes de outros ciclos de ensino nas áreas das Expressões, Estudo do Meio e Português. Também existe o projecto Filosofia para crianças para trabalhar a área transversal de Cidadania e Desenvolvimento.

As atividades do primeiro período, mostraram claramente que os alunos estão disponíveis para adotarem metodologias de trabalho inovadoras e mais práticas, estabelecendo facilmente pontes entre o trabalho realizado nas diversas disciplinas e com diferentes professores. 

Reflexão

O projeto consegue articular a escola em todas as suas vertentes e diferentes disciplinas, permitindo aos alunos sentir uma escola mais integradora e menos estanque. Os alunos são mais ativos e integram os novos conhecimentos, nos saberes que já possuem.

O professor passa a desempenhar o papel de orientador e mediador, dinamizador do ato pedagógico, mas isto implica uma mudança de mentalidades nos docentes, a abertura da porta da sala e saída da zona de conforto.

Importará, de futuro, reduzir a carga burocrática na elaboração e concretização dos vários microprojectos de flexibilização, de forma a não desmotivar docentes ou aniquilar à nascença ideias que poderão ter um impacto significativamente positivo nas aprendizagens dos alunos.