Capa | 2010-2011 | 2012 | 2013 | Revista 12 | Revista 13 | Revista 14

MENU


Editorial

Educar Sempre

- A Minha Escola -

A Importância do Inglês

A Violência ... Família

Dar Vida à Biblioteca

Semana da Leitura

Escola na Natureza

 

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon


 

 

Escola na Natureza - um projeto de educação para o ambiente  e para a sustentabilidade

...
Agrupamento de Escolas do Bonfim

A 1 de Fevereiro de 2005 foi estabelecido entre o ICN e a DGIDC (Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular) um protocolo com vista à implementação de um projeto de Educação para o Ambiente e para a sustentabilidade: “Escola na Natureza”. Cada Área Protegida (AP), deveria desenvolver atividades que possibilitassem um conhecimento e uma aprendizagem dos valores e função do património natural e cultural que constituem uma riqueza que importa proteger e promover, proteger e conservar. Este projeto deve fazer parte da formação básica de todos os cidadãos. Para isso seria fundamental que a todos os alunos do Ensino Básico, num determinado momento, lhes fosse facultada a possibilidade de integrarem o presente projeto. A Fase Experimental decorreu no ano letivo de 2004/2005 e envolveu apenas duas Áreas Protegidas, os Parques Naturais da Ria Formosa e da Serra de S. Mamede, e um grupo de alunos do 8º ano do Ensino Básico dos Distritos de Faro e Portalegre.

O projeto está a ser desenvolvido no nosso Agrupamento desde o seu lançamento, em parceria com o Parque Natural da Serra de S. Mamede.

Objetivos/Competências:

  • Conhecer e valorizar as Áreas Protegidas, como locais excecionais, em termos de património natural e cultural, de elevado interesse nacional e supra-nacional;

  • Adquirir conceitos fundamentais, relativos à conservação da Natureza e à diversidade biológica;

  • Adquirir competências básicas de envolvimento e acção em questões ambientais, de desenvolvimento sustentável e de cidadania;

Destinatários:

Alunos do 8º Ano de EscolaridadeNa disciplina de Ciências Naturais o Tema Programático é: SUSTENTABILIDADE NA TERRA; Na disciplina de Geografia o Tema é “O MEIO NATURAL” pelo que o Projeto apresenta uma forte componente Curricular. Este projeto articula-se com o plano curricular das disciplinas, adequa-se ao nível etário dos alunos e consta do Plano Anual de Atividades do Agrupamento.

A calendarização e o programa de atividades são definidos e ajustados a cada ano letivo.

 

No presente ano letivo, nos dias 1 e 4 de Abril de 2014, na Quinta dos Olhos D’Água, em S. Salvador de Aramenha participaram nas atividades deste projeto, quarenta e oito alunos do Agrupamento de Escolas do Bonfim, acompanhados por cinco professores e apoiados por um técnico do PNSSM (Parque Natural da Serra de São Mamede). Este projeto revestiu-se de particular importância pedagógica e ecológica, pois permitiu o contato direto dos alunos com uma Área Protegida, a realização das atividades teórico- práticas "in loco", relacionadas com os Temas dos Programas de Ciências Naturais e de Geografia do 8º ano, o convívio entre alunos e entre alunos e professores e o desenvolvimento de competências ambientais.