Capa | 2010-2011 | 2012 | 2013 | Revista 12 | Revista 13 | Revista 14

MENU


Editorial

- Educar Sempre -

O Poder do Coaching
Portalegre na Azulejaria

 

A Minha Escola

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon

  


 

 

O Poder do Coaching na Educação

Mafalda Branco
...

“Coaching é desbloquear o potencial das pessoas

para maximizar o seu desempenho.”

(John Whitmore)

Podemos dizer que o termo Coaching está na moda. Ligamos a televisão, lemos um jornal ou revista, abrimos a internet e… aparece Coaching em todo o lado. Mas, afinal, o que é que significa?

Coaching é um processo que tem por principal objetivo ajudar as pessoas a alcançar as metas que se propõem e a facilitar melhorias nas suas competências, comportamentos, capacidades e atitudes, proporcionando tanto uma melhor qualidade de vida como uma maior satisfação com a prática da atividade profissional diária. Esta técnica pode ser aplicada em todas as áreas, com múltiplas e inegáveis vantagens. Neste sentido, desde que realizei a Certificação Internacional em Coaching, em 2011, tenho vindo a desenvolver um projeto de formação de professores, no qual associei as duas áreas, revelando desta forma as vantagens e o potencial que o Coaching pode ter no contexto educativo, nomeadamente:

  • melhorar o desempenho do professor na sala de aula;

  • ajudar a definir objetivos e a atingi-los de forma mais rápida e eficaz;

  • promover o trabalho de equipa;

  • melhorar a comunicação;

  • reduzir as situações de tensão e de conflito.

  • melhorar a gestão do tempo, com foco na solução e na redefinição de prioridades;

  • ajudar a gerir o stress profissional;

  • aumentar a satisfação profissional e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional;

Ao longo destes dois últimos anos trabalhei com mais de 200 professores, levando-os a descobrir o que é o Coaching e de que forma se podem tornar um verdadeiro “professor-coach”. Um dos maiores desafios tem sido precisamente o de levar os professores a focarem-se neles próprios, como pessoas que têm todas as potencialidades e todos os recursos de que necessitam para trabalhar com os seus alunos. A sociedade em que vivemos faz com que muitas vezes nos esqueçamos do essencial: a relação. O que um professor faz quando se transforma num professor-coach, focando-se nos seus alunos, observando, questionando, despertando a curiosidade, escutando, promovendo a reflexão dentro da sua sala de aula, a autoconsciência e a autorresponsabilização é verdadeiramente inspirador e potenciador de resultados muito mais positivos a todos os níveis.

O valioso feedback que tenho recebido ao longo desta viagem tem-me reforçado a certeza daquilo que já anteriormente imaginava, ou seja, o Coaching tem um imenso potencial, também na área da educação. Esta certeza é fruto desse trabalho com dezenas de entusiasmados professores, que aceitaram o desafio de pensar diferente e de ir mais longe, levando para as suas escolas e para as suas salas de aula essa inspiração que encontraram, também eles, no Coaching.