Capa | Revista 09 | Revista 10 | Revista 11

MENU


- Editorial -

 

Educar Sempre

O A. E. N.º 3 de Elvas

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon


 

 

Editorial

Luísa Moreira
CEFOPNA

 

 

O final deste ano lectivo de 2012/2013 foi, sem dúvida, muito agitado. A Escola é sempre reflexo do mundo, não sendo por isso estranho que as convulsões que neste momento acontecem em todas as sociedades tenham impacto no quotidiano das comunidades educativas. A mudança é talvez a única constante da vida e, esperemos, das grandes convulsões resultará uma sociedade mais justa, mais equilibrada e humana, onde a Educação será cada vez mais um direito de todos.

É pela Educação de qualidade, rigor e excelência, que a PROFFORMA luta também. Acreditamos que só com trabalho, com a partilha de saberes e com um olhar constante e atento sobre a realidade, podemos contribuir para uma sociedade mais favorecedora do sucesso  e da felicidade de todos. E esta é a nossa meta, em função da qual vamos estabelecendo objectivos e procurando estratégias que nos permitam atingi-los. Assim, norteados pelos princípios enunciados, é com a consciência do dever cumprido que colocamos no ar, neste mundo infindável que a internet possibilita, o número dez da PROFFORMA. É um número significativo, entramos nos dois dígitos!, e fazemo-lo dando espaço a um Agrupamento de Escolas recentemente formado, o Agrupamento nº 3 de Elvas. São as Escolas D. Sancho II e de Vila Boim que, neste número, dão corpo à rubrica a Nossa Escola – A Escola que é de todos. Projectos, vitórias, sonhos, cumplicidades que se constroem nos gerúndios que o português do nosso Alentejo tão bem conhece, num fazendo e melhorando sempre!

A avaliação de desempenho, mais uma vertente sempre polémica do nosso sistema educativo, ganha espaço na rubrica Educar Sempre. Sendo praticamente unânime a necessidade da avaliação de desempenho docente, cremos que é conversando, ouvindo quem está directamente implicado no processo, quem mais aturadamente reflecte e estuda o assunto, que podemos, com segurança, evoluir. E não teria a PROFFORMA a sua identidade se não desse voz às estórias que fazem a história das escolas. Tecem-se com saudade terna, com afectos e memórias, os registos daqueles que, tendo já abandonado a Escola, nunca dela se afastam de facto. São os professores de ontem a, hoje, pensarem e lembrarem momentos. E é também com eles que, entre sorrisos, nós aprendemos a viver a nossa escola onde, apesar de todas as convulsões, se criam laços e se constroem teias de saberes.

Com o Verão instalado e as férias (tão desejadas!) a chegar, a PROFFORMA 10 vem oferecer, com certeza, momentos de leitura calma, enriquecedora e útil. Trazemos ciência, relatos, sorrisos e, também, um desejo grande de contribuir para unir as nossas escolas em torno de metas que sabemos ser comuns: - Melhorar diariamente a nossa Escola!

Resta-nos desejar a todos umas férias retemperadoras e um regresso com alegre energia. Nós voltaremos, com a energia de sempre – MUITA – lá para novembro.