Capa | Revista 09 | Revista 10 | Revista 11

MENU


Editorial

Educar Sempre

-A Minha Escola -

Holocauto
Projetos Europeus

Vozes da Leitura

MagicEye e Magickeyboard

 

O A. E. C. Maior

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon

 


 

 

Encontro de projetos europeus em Castelo de Vide

Amândio Valente
Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide

Realizou-se, entre os dias 26 e 29 de Janeiro de 2013, o encontro de projetos europeus no âmbito do programa comunitário Grundvig.

Fascinados pela beleza e pelo nosso património, estiveram presentes coordenadores do projetos da Lituânia (Vilnius), da Letónia (Riga), da Alemanha (Berlim), de França (Paris) e de Portugal. Nestas cidades, e nas regiões envolventes, desenvolvem-se acções comunitárias e sociais para a emergência de metodologias de trabalho que favoreçam a participação e desenvolvimento local, em processos multidisciplinares de qualificação e valorização das potencialidades de zonas desfavorecidas ou periféricas da Europa.

Os trabalhos decorreram em Alpalhão, Portalegre e Castelo de Vide, nomeadamente na Biblioteca Municipal, no Museu e no Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide.

Os trabalhos permitiram um intercâmbio de experiências que aprofundam a reflexão e produção de conhecimento para a definição de estratégias e metodologias que promovam o desenvolvimento social, educativo e comunitário em regiões como a nossa, bem como a divulgação de projetos locais de grande valor pedagógico e inovador, como são o caso: “O meu Museu “A árvore dos patrimónios” e “Janelas – Olhares e histórias em Castelo de Vide - Uma abordagem educativa em torno do património e da memória”, que envolve as turmas do primeiro ciclo do ensino básico.

O envolvimento intergeracional, e o trabalho pedagógico em torno do património e da memória, podem possibilitar a diversificação dos processos de aprendizagem, recriar os contextos escolares e aumentar o sucesso educativo das crianças e jovens.

A realização deste encontro europeu permitiu evidenciar o trabalho educativo que se desenvolve em Castelo de Vide, potenciar equipamentos municipais na área da educação e cultura, valorizar a parceria entre autarquia, agrupamento, associações e instituições locais.

O fato do encontro se ter realizado no interior do país permite, de alguma forma, recentrar regiões consideradas periféricas, dando-lhes uma centralidade que resulta da reflexão e da oportunidade dos processos de desenvolvimento e qualificação de pessoas e territórios.

Este encontro foi considerado um sucesso e um forte contributo para a elaboração de um conjunto de documentos que se encontram na forja, com publicação e disseminação em diferentes suportes.

Esta parceria internacional agradece toda a disponibilidade e empenho das pessoas e instituições envolvidas na realização do encontro, nomeadamente o Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, a Câmara Municipal de Castelo de Vide e a empresa n planos.