Capa | Revista 06 | Revista 07 | Revista 08

MENU


Editorial

Educar Sempre

- A Minha Escola -

Clube de Música

Bibliotecas sem fronteiras

O Carnaval do Ensino

Semear hoje

A TLEBS

Arronches/Albuquerque

Ensino Profissional

Alterar Rotinas

Bolsa de Valores

Festival Literário

 

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon

 


 

 

“ Festival Literário da Escola Secundária Mouzinho da Silveira”

Maria da Conceição Brás
Escola Secundária Mouzinho da Silveira

O “1.º Festival Literário da Escola Secundária Mouzinho da Silveira” aconteceu, na semana de 8 a 12 de março de 2010.

    

Iniciativa conjunta do Departamento de Línguas e da Biblioteca Escolar, este I Festival reuniu eventos que pretendiam receber condignamente os alunos e professores do Projecto Sócrates Comenius oriundos de Espanha, França, Itália e Turquia (num total de 35), evocar José Régio, enquanto escritor e professor do Liceu, e ainda celebrar a Semana da Leitura.

Estes objectivos foram plenamente atingidos através das atividades levadas a cabo e que mostraram a Escola Secundária Mouzinho da Silveira como ela, de facto, é – um local que privilegia a aquisição de conhecimentos, sim, mas que simultaneamente se revela viva, divertida, preocupada com a formação dos seus alunos a nível cognitivo mas também com a alegria, propiciando a criatividade e, porque é abrangente, com a apropriação do conhecimento emanado, a nível local, dos artesãos tradicionais a quem abriu as suas portas numa “Mostra” de trabalhos em barro, cortiça, bordados, doçaria… que decorreu durante todo o dia 10.

    

 

A técnica da Ilustração foi explicada pelo Professor Joaquim Ferreira e a de Trabalhos em Feltro, pela Professora Olga Rego que apresentaram as suas criações e promoveram “workshops” com os alunos que neles participaram ativamente e com grande satisfação. Também a mostra de “Decoupage” da autoria da D. Célia, nossa prezada funcionária, foi devidamente apreciada por todos aqueles que deambularam pela superlotada Sala de Convívio dos Alunos.

O estilista Tiago Pires apresentou a sua nova colecção que integrava pormenores dos famosos bordados de Nisa e a Passagem de Modelos (com alunas do 11.º F do Curso de Animadores Socioculturais) foi um dos momentos altos do dia e da semana.

Também o Concerto que decorreu na tarde do dia 10 foi empolgante e ganhou a adesão de todos os que assistiram à apresentação das Bandas “Funfarra” e “Joker” constituídas por alunos e professores da Escola.

José Régio foi evocado através de uma Exposição que contou com a apresentação de dados biográficos e bibliográficos, inúmeras fotografias e depoimentos e ainda com a presença do espólio que bem marca a sua passagem pelo antigo Liceu, hoje Escola Secundária Mouzinho da Silveira. Falamos do seu Registo Biográfico enquanto professor desta Instituição, uma Acta e um teste manuscritos, o manuscrito da peça “Um Sonho de uma Véspera de Exame”… que são pertença da Escola. A sua poesia ecoou pela voz das alunas do 12.º B num “Recital de Poesia” que prestou homenagem não só a Régio mas ainda a Fernando Pessoa e a diversos poetas a que os alunos do Projecto Comenius deram voz e alma. A prosa recordada uniu, mais uma vez Régio à cidade de Portalegre com a palestra “Portalegre vista por Régio em Davam Grandes Passeios ao Domingo  da  responsabilidade da Professora Conceição Brás.

A “Semana da Leitura” foi festejada e com ela todos os alunos (à excepção dos do 12.º ano, por razões óbvias, a preparação para o exame) tiveram um primeiro contacto com o romance de José Régio O Príncipe com Orelhas de Burro.

O Festival foi encerrado no dia 12 com a entrega, pela Directora, Professora Arlanda Gouveia, dos prémios aos vencedores dos concursos de poesia e prosa levados a efeito durante o ano letivo. Presente em todas as actividades que a sua disponibilidade lhe permitiu, era evidente a sua satisfação pelo envolvimento de todos os elementos da Comunidade Educativa neste evento.

Seguiram-se duas leituras dramatizadas pelos alunos do 12. E (The Library) e do 10.º A (adaptação em verso da lenda A Dama Pé de Cabra). Foi um momento perfeito, já vivido pelos pais dos alunos intervenientes no dia anterior, pelas 18 horas. Foi a chave de ouro de uma semana inesquecível.

No ano letivo 2010/11, aproveitando a celebração do Dia da Escola, 4 de Abril, foi evocado o seu patrono, Mouzinho da Silveira, através da Exposição “ Pensar Portugal “ e viveram-se momentos de convívio, partilha e alegria durante a semana de 4 a 8 de Abril de 2011.

O 2.º Festival Literário foi integrado na “Semana da Escola” e contou com inúmeras atividades levadas a cabo por todos os Departamentos que quiseram colaborar e participar, participação extensiva a toda a comunidade educativa, alunos, pessoal não docente e Encarregados de Educação.

    

Especial relevo deve ser dado à presença, no dia 4, de dois convidados: o escritor Rui Cardoso Martins, filho da terra e antigo aluno da nossa Escola, que aqui evocou os seus tempos de estudante, o seu percurso pelas sendas do jornalismo, da televisão e os seus primeiros passos como escritor que o conduziram, como sabemos, à distinção com o Grande Prémio de Romance e Novela Associação Portuguesa de Escritores/Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas pela sua segunda obra “Deixem Passar o Homem Invisível”, editado pela Dom Quixote; e Paula Bobone que procurou transmitir algumas boas práticas aos nossos jovens através de dois Workshops subordinados ao tema “Protocolo e etiqueta para jovens”.

Durante toda a semana, mantiveram-se abertas diversas Exposições, Feiras, Mostra de Artesanato, Workshops, Concursos…

Os alunos, a quem se dirigem todas as atividades, merecem uma distinção inequívoca pelo trabalho despendido, pelo empenho e disponibilidade, pela luta contra o tempo na preparação das atividades em que se envolveram de alma e coração e pelo amor com que presentearam toda a comunidade com as apresentações de grande qualidade das diversas dramatizações, recitais, danças e demais atividades apresentadas ao longo de toda a semana. É por eles, talvez só por eles, que ainda nos é grato ser professores.

Este ano letivo, “O Poder da Palavra” foi o tema escolhido como ponto de união entre todas as atividades que, nos dias 15, 20, 21 e 22 de Março, encheram de vida, mais uma vez, a Escola Secundária Mouzinho da Silveira, período em que decorreu o 3.º Festival Literário.

O Grupo El Brezo e o poeta e declamador Eduardo Bejarano inauguraram o festival, no dia 15, brindando todo o auditório com um magnífico repertório hispano-português. As alunas do 12.º ano do Curso Profissional de Animador Sociocultural juntaram-se ao grupo e mostraram os seus dotes vocálicos (bem explorados pelo Professor João Veiga, a quem agradecemos a vinda do grupo e do poeta).

    

Foram recordados três poetas, Soror Violante do Céu, Sebastião da Gama e Saúl Dias e os seus poemas encheram o ar durante os 3 dias principais deste festival.

No dia 20, recebemos calorosamente um antigo aluno desta casa, Alexandre Afonso, figura pública bem conhecida de todos os desportistas; no dia 21, as Tuninfas deram-nos a honra da sua presença e foram aplaudidas entusiasticamente por todos os assistentes e, no dia 22, partilhámos momentos raros com um poeta popular de improviso, Miguel Joanes, que encantou os alunos e os professores com os seus poemas, os seus fados, as suas histórias de vida, os seus improvisos…

   

Durante estes dias, a Professora Joaquina Caeiro brindou os alunos do 7.º ano com duas das suas brilhantes “Animações de leitura” que, como sempre, acalmam e motivam todos os participantes; as nossas alunas do 9.º D brindaram-nos com momentos musicais que antecederam o Ciclo de cinema; os alunos do 11.º A declamaram poemas dos poetas celebrados; os alunos de Espanhol mostraram o resultado das pesquisas feitas sobre escritores hispano-americanos.

Muitos participaram animadamente no “peddy – paper” (em Inglês) e nas Olimpíadas da Gramática e ainda (e no mesmo dia) no Super T (Astronomia, Ciências, Corpo Humano e Matemática).

Patentes, estiveram várias exposições, nomeadamente, de alguns livros antigos, testemunho da evolução da ortografia portuguesa (excelente contributo dos professores Fátima Pinto Leite e José Luís Capela e Silva); de poesia e pintura de Saúl Dias; de poesia visual…

Feiras, foram duas, a do Livro Usado e a dos Minerais (que decorreram em paralelo com o Festival); Concursos, foram três, “Palavras de Mel”, “Eu conto” e de Fotografia; e, já uma presença obrigatória, Paula Rego, “Uma questão de pormenor”.

Contámos com a presença dos Pais/Encarregados de Educação na Apresentação dos Cadernos de Escrita 2009 – 2011 na nossa Biblioteca e, saindo da escola, marcámos encontro no Museu da Tapeçaria com Pontos e Letras.

Incondicional foi, mais uma vez, o apoio da nossa Diretora que esteve presente em quase todas as atividades.

Terminou o Festival e iniciou-se um novo projeto, “Sementeira de Valores”, que está a ser desenvolvido pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Design. Semear valores, de facto, é o objetivo de todos nós, semeá-los no coração dos nossos jovens para que frutifiquem no futuro que é, sobretudo, deles.