Capa | Revista 06 | Revista 07 | Revista 08

MENU


- Editorial -

 

Educar Sempre

A Minha Escola

Crónicas de Aprender

Entrevista

Cartoon


 

 

Editorial

Luísa Moreira
CEFOPNA

A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.

Aristóteles

O Tempo vai-se cumprindo, e a PROFFORMA vai crescendo e ocupando um lugar de referência no mundo da educação. Tem sido um processo dinâmico, participado, feito sempre dos contributos daqueles que são, na Escola, o motor: - Os professores. E é para os professores que, neste número, o sétimo, nos dirigimos em particular. Sabemos, como poderíamos não saber?, que vivemos tempos de muitas dificuldades, de grandes alterações, de opções que, por vezes, pensamos ser mais economicistas do que pedagógicas. Sabemos como é difícil, hoje, ser Professor. No entanto, continuamos defendendo a maiúscula da profissão daqueles que resistem e que, temos a certeza, continuam dando o melhor de si na profissão que abraçaram. Ser professor não é, como alguns pensam, cumprir um horário. Ser Professor exige, sempre, entrega afetiva, envolvimento emocional, atualização constante de saberes e inteira entrega ao outro. O Professor não é um missionário, mas tem uma missão que, precisamente porque se prende com seres humanos, é determinante do futuro de uma sociedade.

Ao longo dos sete números da PROFFORMA, muitos colegas foram desafiados a colaborar, a participar e, agora que mais um ano letivo termina, é tempo de dizermos obrigada! Obrigada pela disponibilidade, pela vontade de fazer sempre melhor, pela colaboração na produção de textos, pela possibilidade de partilha. Para além das muitas tarefas, ainda houve tempo, em todas as escolas que integram o CEFOPNA, para participar na edição da nossa Revista. Assim, foi possível sabermos o que de melhor se faz em cada escola, foi possível conhecer opiniões críticas, foi possível aquecer o coração verificando como neste Alentejo tantas vezes esquecido a Educação acontece com a inegável marca de qualidade e modernidade. Se não fosse a vontade dos professores, a PROFFORMA não estaria a vir à luz na sua sétima edição e, de certa forma, completando um ciclo. Sete é um número místico, um número carregado de simbolismo e, por isso, para a nossa Revista vai ser o fechar de um ciclo.

Em outubro, voltaremos com um novo formato, dando destaque espacial a uma escola em cada edição mas sempre dando espaço a todos aqueles que desejarem colaborar. Foi com muito agrado que publicamos, e continuaremos a publicar, muitos e muitos textos de carater científico na rubrica Educar Sempre. Cremos ter contribuído para o enriquecimento de todos e isso, sem dúvida, permite-nos considerar que atingimos o nosso objetivo!

Agora, a hora é de descanso (o possível). Até setembro e boas férias!