PROFFORMA

REVISTA ONLINE DO CENTRO DE FORMAÇÃO
DE PROFESSORES DO NORDESTE ALENTEJANO

 

 

 

 

 

Projetos que nos movem

Fátima Galhanas, Luís Alves, Rute Parente e Vanessa Algarvio
A. E. de Campo Maior

O Agrupamento de Escolas de Campo Maior, ao longo dos últimos anos,  tem vindo a optar pela implementação da metodologia de projetos. Durante este tempo fomos motivados pelos alunos a experimentar novos desafios. O que começou com a participação em alguns concursos nacionais e o desenvolvimento de projetos eTwinning rapidamente nos fez querer ir mais longe.

Neste momento, o Agrupamento de Escolas de Campo Maior conta com uma equipa de projetos que dinamiza vários projetos Erasmus+, projetos eTwinning, bem como o desenvolvimento de atividades que promovem a aprendizagem cooperativa e que têm por base valores de cidadania e inclusão.

Desta forma encontram-se em fase de implementação quatro projetos da família Erasmus+. 

O projeto H2O – Map (Hydraulic Heritage mapping), que tem como objetivo a criação de uma plataforma interativa com base na herança histórica e hidrográfica e que conta com a parceria da Universidade Jaume I e do Instituto de Penyagolosa, ambos de Castellón e a Universidade de Alicante, de Espanha. De Itália estão envolvidos o Instituto Superior de Taramelli-Foscolo e a Universidade, ambos de Pavia. Do nosso país, para além de nós, juntou-se a Escola Secundária D. Sancho de Elvas. Este é um projeto de três anos e destina-se aos estudantes dos 10.º ano, ensino profissional de Turismo e dos 10.º e 11.º anos de escolaridade, ensino regular.

Com o propósito de divulgar a língua castelhana, encontra-se a decorrer Escritores&Docentes que pretende desenvolver um portal criativo, para se usar em sala de aula, e cujas atividades promovem o ensino da Língua Espanhola através da criação literária. Acompanham-nos neste percurso o Agrupamento de Escolas da Bemposta, em Portimão, da Itália, o Instituto Comprensivo Vitalino Brancanti e o Liceo Estatale de Cosmi. Juntam-se, ainda a nós, de França e de Espanha, o Lycée Hénaff e o LPO la Fontaine des Eaux e a Asociación de Escritores da Província de Castellón, respetivamente. Este está planificado para dois anos e destina-se a estudantes do 9.º e do 10.º anos de escolaridade.

O projeto CLIL and cross – curricular relations, dirigido aos estudantes do 8.º ano de escolaridade e bianual. Nesta jornada, estamos de mãos dadas com a Espanha, a Itália, a Polónia, a República Checa e a Turquia. A intenção desta equipa é criar planos de aula nas áreas do Desporto, História, Teatro, Música e Geografia, que serão experimentados pelos estudantes, em língua inglesa. A nossa escola encarregar-se-á de planificar e promover uma aula de História.

Para além dos novos projetos que se iniciaram este ano letivo, continuamos com o No more walls just bridges, um projeto Erasmus+ que começou em 2018 e cujo objetivo é a aproximação cultural através de temas como a arte, a natureza, o exercício físico, a gastronomia e a tecnologia. Temos como parceiros a Itália, a França, a Roménia e a Bélgica. Atendendo à situação pandémica, o seu encerramento foi adiado para 2021.

Este ano, mais concretamente a partir do dia 27 de outubro, o Agrupamento passou a pertencer à rede de Escolas UNESCO, rede criada em 1958 e que reúne instituições de educação de todo o mundo em torno de um mesmo objetivo: levantar as defesas da paz no espírito das crianças e dos jovens. Abrange 182 países e mais de 11.500 escolas que se comprometem com uma ação concreta em prol da compreensão internacional, da paz, do diálogo intercultural, do desenvolvimento sustentável e de uma educação de qualidade. Foi com grande orgulho que recebemos esta distinção e neste âmbito passámos a marcar e a celebrar dias como o “Dia Internacional da Tolerância”, o “Dia Mundial da Filosofia” ou o “Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres” assim como  participamos em outras atividades promovidas por esta rede como a recolha de livros Infanto-juvenis para Cabo Verde ou o concurso “Caras da ONU”.

Paralelamente aos projetos descritos encontramo-nos a desenvolver diferentes projetos eTwinning que envolvem os diferentes ciclos formativos e que são multidisciplinares, promovendo assim o aprofundar da cooperação entre discentes e docentes, fomentando, uma vez mais, os valores de cidadania e democracia, bem como a utilização de metodologias ativas e experimentais no ensino-aprendizagem. São alguns deles “This sounds history”; “Levados da Máscara”; “Colores de Hispanidad”; “Act! There is no planet B”. Os projetos Erasmus+ são desenvolvidos em simultâneo na plataforma eTwinning, mantendo o mesmo nome. A dinamização de projetos na plataforma eTwinning levou ao reconhecimento com a atribuição do selo de Qualidade Nacional e, este ano, ao selo de Qualidade Europeu ao projeto “Country from a Box”.

A metodologia de projetos permite-nos alargar os horizontes dos nossos alunos, integrando as aprendizagens essenciais com o saber fazer, ao mesmo tempo que ajuda na criação de uma identidade de Agrupamento. Os projetos permitem o reforço do sentimento de pertença à comunidade escolar local, mas também interagir com realidades e culturas, que embora da Europa, têm as suas especificidades e assim contribuem para a edificação de cidadãos conscientes da diversidade dentro da unidade. Os alunos que participam nestes projetos, não só têm demonstrado um melhoramento a nível disciplinar como revelam uma maior maturidade em discutir assuntos referentes à multiculturalidade e à preocupação na preservação da Natureza e do planeta e ainda à realidade que enfrentamos, neste momento.

Esta empreitada, desde o primeiro momento, foi divulgada nos meios de comunicação local e regional, quer na imprensa escrita quer em notícias online e ainda concedendo entrevistas à Rádio Elvas. O sítio do Agrupamento foi um dos primeiros meios a disseminar a nossa ação.

Podem acompanhar o desenvolvimento de estes e de outros projetos em

http://www.aecampomaior.pt/site/, em

https://www.facebook.com/Projetos_AECM-113959133774383 ou ainda em

https://www.facebook.com/BibliotecaEscolarCM.